.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 17 de novembro de 2013

Quando o “pouco” vira um banquete... -Diac. José da Cruz

Quarta Feira da 1ª Semana do Advento
1ª Leitura Isaias 25, 6-10ª
Salmo 22 (23) 6cd “E habitarei na casa do Senhor, por longos dias”
Evangelho Mateus 15,29 – 37


Para a gente pobre de Israel, que tomavam apenas uma refeição principal ao dia, falar de um banquete era estimular o seu imaginário, é como aquele Pai de família que tem um salário bem modesto, filhos pequenos e que faz malabarismos para passar o mês. Quando tem diante de si alguma festa onde há fartura de alimentos, ele e toda a família se alegram.
Na concepção judaica, Salvação era prosperidade de bens materiais e alimentação farta para todos. Alguns profetas, entre eles Isaias, primeira leitura de hoje, vivem aguçando o imaginário do povo, com a ideia de um Deus que dará um grande banquete no alto de uma montanha, onde todos serão convidados. Mas não é só isso, Deus vai acabar com a morte e a tristeza daquele povo, acabando também com a sua desonra. No exílio tornou-se um povo desamparado, causa de vergonha e humilhação que passavam. “Confiou no seu Deus, que ele venha salvá-lo” , essas palavras sobre o povo, foram também ditas aos pés da cruz, referindo-se a Jesus Crucificado, cuja derrota era iminente naquele momento trágico.
Mateus neste evangelho mostra exatamente que em Jesus o tempo Novo chegou, é  o tempo de um Deus que se compadece e cura todos os males, de um Deus que sacia a fome do seu povo. No Reino Novo ninguém irá passar necessidades, ninguém terá sofrimento ou passará fome.
É no alto de uma montanha que Jesus assenta-se e em seguida cura as multidões que o procuram, formada por coxos, aleijados, cegos, mudos e outros doentes. Em seguida Jesus manifesta compaixão pela fome do seu povo e de sete pães e alguns peixinhos, faz um verdadeiro banquete. É o sonho do profeta Isaias se realizando.
Na prática a liturgia nos mostra que a Salvação não é algo que só vai chegar ao pós-morte, pois nosso Deus presente em Jesus está agindo continuamente no meio do seu povo. A Vida Nova vem do Amor e o Amor de Deus nunca é pouca coisa, mas fartura e exagero. Sacia a todos e ainda sobra 12 cestos. Por isso ninguém se iluda achando que Vida Nova que traz alegria sem fim, provém do “muito” que o materialismo pode nos oferecer.
No Dom da Fé do nosso “pouco”, Deus sempre faz muito, como neste evangelho, e essa é a lógica do seu Reino onde o “pouco” com Ele é muito, mas o “muito” sem Ele é nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário