.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ADVENTO: TEMPO DE NASCIMENTO E RENASCIMENTO – Olívia Coutinho


I DOMINGO DO ADVENTO

Dia 1º de Dezembro de 2013

Evangelho Mt 24,37-44

Iniciamos hoje, o tempo do advento, um tempo de expectativa que deve ser marcado pelo nosso desejo de conversão, algo fundamental para quem deseja fazer do seu coração uma manjedoura para acolher Jesus! Sem um retorno de todo o nosso ser, a Jesus, não tem como viver as alegrias do Santo Natal.
O tempo do advento não se limita na preparação para o Natal, mas também nos insere em toda história da salvação, levando-nos a  reviver a mesma esperança  da vinda do Messias,  vivida pelo povo de Deus no início de toda história, com uma diferença: o  Messias que era esperado por eles,  já veio, já está no meio de  nós!
O advento é um tempo de nascimento e renascimento que nos traz a confiança de que  novos horizontes são possíveis de  serem atingidos, quando  caminhamos na certeza de que Jesus  nasce e renasce  em nossos corações, a cada vez que O enxergamos na pessoa do nosso irmão! É um tempo de profunda espiritualidade, tempo por excelência para  contemplarmos este precioso presente de Deus a toda a humanidade, que é o seu Filho Jesus!
Neste tempo de espera, o nosso coração se rejubila torna maleável aberto para acolher a Luz Maior que vem reacender em nossos corações a chama da esperança! Uma esperança que transcende as nossas necessidades materiais, que inclui uma visão de mundo, onde ainda é possível haver justiça, paz e amor, valores que mantém o equilíbrio da vida, sustentado pela relação entre o humano e o Divino!
 Deixemo-nos tocar e nos envolver pelo advento do Senhor Jesus, redescobrindo a alegria, o sentido da fé e do viver segundo a vontade de Deus! 
Que neste tempo de preparação para o Santo Natal,  o nosso coração seja inundado por um amor que liberta, que nos torna flexíveis, dóceis a ponto de nos transformar em sinal vivo de Jesus no mundo!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos  convida a refletirmos quanto à consciência que devemos ter do nosso tempo de vida terrena, a conscientizarmos de que este  nosso tempo presente deve ser um tempo bem vivido, útil à nossa caminhada rumo à eternidade. É importante aproveitarmos  bem este tempo, pois ele  é o único tempo que possuímos como espaço sagrado que Deus  nos concede para  que possamos nos preparar para o nosso encontro definitivo com Ele.
O texto vem nos acordar para uma realidade que ninguém pode fugir: a certeza da transitoriedade da vida terrena, a vida que passa! Quanto ao dia e hora da nossa passagem, Deus preferiu  ocultar de nós, só nos deu uma pista:  se trata de algo  inesperado, o que pode nos deixar apreensivos. No entanto, para  quem vive de acordo com a vontade de Deus, o dia e a hora não importa, o importante é estar o tempo todo em sintonia com Deus, ciente  de  que há uma  vida melhor  por vir, uma vida em plenitude que é a vida eterna!  
No  texto  escolhido para marcar o início deste Advento, Jesus exorta os discípulos sobre a importância de uma constante vigilância, fazendo menção  ao tempo de Noé, no sentido de  recomendá-los  para que eles não se distraíssem com as coisas do mundo, como fizeram as pessoas antes do dilúvio, e esquecessem  do principal,  que é a busca pela santidade!
 As palavras de Jesus, responde  as indagações  de muitos que ainda hoje perdem  tempo buscando explicações sobre o fim dos tempos, ao invés de aproveitarem este precioso tempo na preparação para a vida futura.
A mensagem de Jesus, que chega até a nós, no dia de hoje,  não é ameaçadora, pelo contrário, é uma mensagem encorajadora, pois o nosso destino final, depende do nosso comportamento, do nosso não desperdiçar a graça de Deus.
“Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado.” Como será  o critério desta seleção de pessoas?  A resposta está na diferença de suas atitudes, duas pessoas, podem até estarem juntas fisicamente, mas buscando diferentes  horizontes.  Há os que  se preparam para a vida futura vivendo de acordo com a vontade de Deus, e há os que estão alheios a sua vontade. Os que não estiverem  preparados no momento da vinda do Senhor, perecerão, enquanto que os que estiverem preparados, serão levados para junto do Pai.
 Jesus nos  alerta sobre a importância de estarmos atentos, vigilantes o tempo todo,  o que não significa ficarmos apáticos,  parados, pelo contrário, devemos esperar por  sua  vinda, no exercício da nossa missão, no lugar onde fomos plantados por Deus, para servir!
O desafio de quem busca a eternidade, é não desanimar e nem se isolar.
É servindo ao outro, é  partilhando a vida, que estaremos nos preparando para o nosso encontro definitivo com o Pai!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia



Um comentário:

  1. Obrigada meu Bom Deus! Obrigada Olívia! Não há uma só reflexão sua, que não me emociono.
    Que o Senhor te conceda saúde e sabedoria para que jamais deixes de nos postar suas palavras enriquecedoras minha irmã em Cristo. Repito, OBRIGADA! Fica com Deus. Abraço

    ResponderExcluir