.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de julho de 2019

-O paralítico levantou-se e foi para casa- Mt 9,1-8-José Salviano


04 de Julho de 2019

Evangelho Mt  9,1-8

Naquele tempo: 
1Entrando em um barco, 
Jesus atravessou para a outra margem do lago 
e foi para a sua cidade. 
2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. 
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: 
'Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!' 
3Então alguns mestres da Lei pensaram: 
'Esse homem está blasfemando!' 
4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: 
'Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 
5O que é mais fácil, dizer: 
'Os teus pecados estão perdoados', 
ou dizer: 'Levanta-te e anda'? 
6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem 
tem na terra poder para perdoar pecados, 
- disse, então, ao paralítico - 
'Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.' 
7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 
8Vendo isso, a multidão ficou com medo 
e glorificou a Deus, 
por ter dado tal poder aos homens. 
Palavra da Salvação. 


No nosso mundo egoísta e individualista, impera a seguinte filosofia de vida: Cada um pra si, e Deus por todos. Quem puder mais chora menos.  Gente fina é outra coisa!  Cada um cuida de sua vida!

Essas são frases que estão na boca do povo, inspiradas por aqueles e aquelas que só pensam em si, em seu bem estar, e quando pensam em ajudar  alguém, o faz apenas por puro interesse de retorno imediato, ou a longo prazo.
Jesus nos ensinou outra filosofia. E  fez isso com palavras e ação.  Ele, vendo a fé daqueles homens daquela comunidade, se predispôs a ajudar aquele pobre homem paralítico.
Ao contrário de Jesus, muitos de nós só ajudamos por interesse, ou visando receber algo em troca.
Nós somos muitos gentis com aquelas pessoas que nos proporcionam lucro, prazer, ou qualquer tipo de retorno. Como exemplo, podemos citar a gentileza do vendedor ou do comerciante para som seus clientes, ou possíveis clientes.  Notem, que a coisa muda completamente de figura, quando esse mesmo cliente vem reclamar seus direitos por causa de uma mercadoria com defeito.  O sorriso logo desaparece do rosto daquele vendedor, e a solução fica dificultada...

A atitude de Jesus foi de ir ao encontro da necessidade daquela comunidade. Ou seja, curar o paralítico.
Porém, Jesus primeiro ofereceu aquilo que nos é mais necessário. O Perdão.  É claro que Jesus estava respeitando a cultura daquele povo, que dizia que  toda doença era causada pelos pecados individuais.
Porém, Jesus sabe que o que nós mais necessitamos, é do perdão.  Precisamos do perdão para os nossos pecados, assim como precisamos perdoar aquelas e aqueles que nos ofendem...

Notem que os escribas dispensavam o perdão, pois eles se julgavam os puros, os santos, os perfeitos, os mais justos.
Será que hoje encontramos pessoas desse tipo? Será que existem pessoas capazes de se considerar  completamente santos, puros? Ou será que existem pessoas que se julgam sem necessidade  de recorrer ao sacerdote para uma confissão  periódica?
Jesus é Aquele que veio para nos libertar do pecado e de suas consequências.
E enquanto esteve neste mundo, Jesus não se cansava de fazer caridade. Ele ajudava os doentes, os famintos, os excluídos, os sem tetos...   
Só seremos cristãos, se fizermos o mesmo. Pois a palavra CRISTÃO significa aquela ou aquele que segue a Cristo.  E se somos seguidores do Filho de Deus, temos que fazer tudo o que Ele disse e fez.
Precisamos AJUDAR   a quem necessita de ajuda.  Seja lá o que for.  E devemos fazer isso sem visar nada em troca.  Nem mesmo visando a recompensa divina.  Pois com toda certeza ela virá. Porém, devemos fazer o bem, porque o bem nos faz muito bem!  Devemos ajudar o irmão por que isso faz parte do plano de Deus realizado na pessoa de seu Filho, que nos deu o exemplo.  Não podemos viver uma vida egoísta. Pois no Juízo Final, Jesus irá nos cobrar: “Tive fome e não me destes de comer...”  Com certeza, não é feliz quem só pensa em si mesmo!  Não se realiza quem só visa a satisfação dos seus desejos, dos seus interesses, das suas inclinações, e para conseguir tudo  isso usa o irmão e a irmã, como objeto  de realização  dos seus intentos, inclinações e metas de alcançar a felicidade.  E jamais a alcançarão por esses métodos. Jamais se realizarão, usando o irmão como se usa um animal de carga! Pois isso é desumano, é injusto, e está fora do Plano de Deus.
Neste mundo nós somos responsáveis uns pelos outros. E isso se chama FRATERNIDADE, que é derivada do mandamento de Deus:  Amem uns aos outros como eu vos amei.


Fica com Deus. José Salviano




Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir