.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Tudo tem uma razão de ser-Helena Serpa




21 DE JANEIRO DE 2019

SEGUNDA FEIRA – 2ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 5, 1-10


Leitura da Carta aos Hebreus 5,1-10
1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.  2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'. 
6Como diz em outra passagem: 'Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec.' 7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. 10De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec. Palavra do Senhor.

Reflexão – “sacerdote para sempre ”
Mesmo sem ter pecado Jesus Cristo foi estabelecido sumo sacerdote por chamado do próprio Pai que o constituiu pela palavra: “tu és Sacerdote para sempre”, para se oferecer pelo pecado dos homens. Antes, todo sumo sacerdote era tirado do meio dos homens para oferecer sacrifícios pelos pecados dos homens e também, pelos seus próprios pecados. Apesar de ser distinguido pelo Pai, Jesus revelou a sua humildade, pois, não atribuiu a si mesmo essa honra. Foi humilde até as lágrimas quando dirigiu preces e súplicas ao Pai para que o salvasse da morte. Pela sua humildade e entrega Jesus é o exemplo do sacerdote perfeito. O sacerdote é aquele que consome a sua vida pela causa da salvação dos seus irmãos. Pelo Batismo, todos nós somos também chamados (as) a sermos sacerdotes, oferecendo a nossa vida em oblação a fim de salvar almas. A obediência de Jesus é o parâmetro para que também nos tornemos causa de salvação eterna para os nossos irmãos. Mesmo que soframos, mesmo que seja difícil, seremos também, depois, gratificados (as), a exemplo de Cristo. Muitas vezes, por causa das dificuldades que enfrentamos somos tentados (as) a desanimar ou nos rebelar e esquecemos de que, o seguimento de Cristo implica na anuência da vontade do Pai e na confiança na Sua proteção. – Você é uma pessoa obediente ou rebelde? – Você é daquelas pessoas que não admite passar por necessidades e sofrimentos? – O que você acha do exemplo de Jesus?   

Salmo 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc)

R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

1Palavra do Senhor ao meu Senhor:* 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus* como escabelo por debaixo de teus pés!' R. 

2O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz:* 'Domina com vigor teus inimigos;R 

3tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade,* como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' R. 
4Jurou o Senhor e manterá sua palavra: 'Tu és sacerdote eternamente,* segundo a ordem do rei Melquisedec!' R.

Reflexão - O salmista já predizia a missão de Jesus Cristo como sacerdote. Jesus foi, depois do sofrimento, exaltado e está sentado à direita do Pai. O salmo refere-se justamente á realeza de Jesus, o Salvador que ainda viria, mas já o proclama príncipe desde o dia em que nasceu. Embora os inimigos ainda dominassem, ele sabia que a salvação viria breve.

Evangelho – Mc 2, 18-22


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,18-22
Naquele tempo: 18Os discípulos de João Batista e os fariseus
estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: 'Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?' 19Jesus respondeu: 'Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'. Palavra da Salvação.

Reflexão – “tudo tem uma razão de ser”
Neste Evangelho Jesus nos mostra que para sabermos entender as coisas do alto nós precisamos nos renovar e ter uma nova visão sobre a realidade da vida. Tudo o que nós fazemos forçados ou por obrigação não tem utilidade em nós e, por isso, não ajudará no nosso crescimento. O que adianta jejuar, por jejuar?  O que adianta fazer o sacrifício se o coração não acompanha a ação? Precisamos dar um sentido às nossas ações para sermos sincero no que realizamos. O homem de mentalidade mundana, não entende as coisas do espírito. O remendo novo em pano velho rasga-o; o vinho novo em odre velho rompe-o.  Para acolher o novo nós precisamos de nova mentalidade e de abertura interior a fim de que aconteça em nós a purificação necessária e nos tornemos pessoas renovadas, dispostas a assumir uma vida completamente diferente.   Qual o sentido que você dá ao jejum? - Com que finalidade você jejua? Como você se sente? - As coisas que você tem feito para o reino de Deus, você o tem feito por amor ou por obrigação? - Você tem um coração novo ou continua com os mesmos sentimentos de outrora?  

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir