.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O exemplo da mãe de Jesus-Helena Serpa


29 DE JANEIRO DE 2019

TERÇA FEIRA – 3ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 10, 1-10

 

Leitura da Carta aos Hebreus 10,1-10
Irmãos: 1A Lei possui apenas o esboço dos bens futuros e não o modelo real das coisas. Também, com os seus sacrifícios sempre iguais e sem desistência repetidos cada ano, ela é totalmente incapaz de levar à perfeição aqueles que se aproximam para oferecê-los. 2Se não fosse assim, não se teria deixado de oferecê-los, se os que prestam culto, uma vez purificados, já não tivessem nenhuma consciência dos pecados? 3Mas, ao contrário, é por meio destes sacrifícios que, anualmente, se renova a memória dos pecados, 4pois é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma:
'Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo.
6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.' 8Depois de dizer: 'Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado' - coisas oferecidas segundo a Lei - 9ele acrescenta: 'Eu vim para fazer a tua vontade'. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do Corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “uma oferenda definitiva”
Ao ofertar-se a si mesmo como vítima pela expiação dos nossos pecados, Jesus Cristo, de uma vez por todas, suprimiu o primeiro sacrifício para estabelecer um definitivo. Ele assim o fez para cumprir a vontade do Pai, por isso, a leitura nos mostra que o próprio Cristo ao entrar no mundo, afirmou: “Eu vim para fazer a tua vontade”.Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo”.  A leitura, então nos afirma que a Lei é apenas um desenho dos bens que almejamos adquirir no futuro, e não o modelo real do que está reservado para nós. Deste modo, o cumprimento da lei e os sacrifícios que se oferecem a Deus, por si só, são totalmente incapazes de nos levar para o céu.   Somente a fé em Jesus Cristo e a nossa adesão ao Plano de Salvação do Pai, nos conduzirão para a vida eterna. Jesus Cristo veio fazer vontade do Pai que consiste na nossa purificação, salvação e santificação. A fé em Jesus nos faz compartilhar a vida com Ele deixando com que Ele permaneça em nós e nos faça viver uma verdadeira conversão.  Desse modo, enquanto aqui estamos, cumprimos um processo de transformação que nos leva, a também, como Jesus, nos oferecer para que a vontade de Deus se realize em nós e por meio de nós. Por isso, precisamos ter em mente que não são as coisas certinhas que realizamos nem os bens que oferecemos a Deus que nos levarão para a vida eterna, mas a nossa entrega total a Jesus que nos ensina a fazer as coisas por amor a Ele.
 – Você é daquelas pessoas que faz um rosário de sacrifícios, mas esquece de perdoar a quem o (a) ofendeu? – Como você tem oferecido a sua vida a Deus: por palavras ou ações? – Você já descobriu qual a vontade de Deus para você?

Salmo 39, 2.4ab. 7-8a. 10. 11 (R. Cf. 8a.9a)
R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

2Esperando, esperei no Senhor, * e inclinando-se, ouviu meu clamor. 4aCanto novo ele pôs em meus lábios, * 
4bum poema em louvor ao Senhor. R. 

7Sacrifício e oblação não quisestes, * mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, + holocaustos por nossos pecados. * 8aE então eu vos disse: 'Eis que venho!'R. 

10Boas-novas de vossa justiça + anunciei numa grande assembleia;* vós sabeis: não fechei os meus lábios!R. 

11Proclamei toda a vossa justiça, + sem retê-la no meu coração;* vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade * na presença da grande assembléia.R.

Reflexão - O Senhor põe nos nossos lábios um canto novo, todas as vezes em que nos propomos a fazer, com prazer, a Sua vontade. Quando nos dispomos a viver o plano de Deus com as nossas ações, os nossos ouvidos também se abrem para perceber as obras do Senhor e os nossos lábios, para proclamar a sua justiça no meio da grande assembleia dos filhos de Deus.

 

Evangelho – Mc 3, 31-35


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,31-35
Naquele tempo: 31Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos.
Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.' 33Ele respondeu:
'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'
Palavra da Salvação.

Reflexão – “o exemplo da mãe de Jesus”
Durante os três anos da Sua vida pública, Jesus se propôs a revelar ao mundo a vontade do Pai que O enviara e, por essa razão, aproveitava todos os momentos para ensinar, apoiando-se nas Escrituras. A multidão que O seguia buscava alento para as suas dores e dificuldades, portanto, em outras palavras, queria receber a salvação e o perdão para os seus pecados. Jesus, então, aproveitava para edificar o reino dos céus aqui na terra consciente de que a vontade do Pai consistia em que Ele pregasse, libertasse e curasse aquele povo dos males que o afligia. Naquele momento, portanto, Ele aproveitou o exemplo da sua mãe e da sua família para mais uma vez exortar e dar um preceito àquelas pessoas que o escutavam: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Hoje, também, Jesus nos adverte e nos conscientiza de que para fazer parte da família de Deus aqui na terra, nós também necessitamos cumprir com a Sua vontade. Ser irmão de Jesus, ser da família de Jesus indica para nós a necessidade de viver de acordo com a vontade do Pai que se expressa nos ensinamentos do Evangelho. Sabemos que fazemos a vontade de Deus quando estamos ajustados (as) à sua Palavra e vivenciando os Seus ensinamentos nos nossos relacionamentos dando verdadeiro testemunho de que somos da família de Jesus.    - Você se considera também da família de Jesus?  O que você tem feito para isso? - Você tem feito a vontade do Pai?  - Quem está norteando as suas ações e os seus empreendimentos?
– Você se baseia na Palavra de Deus para guiar os seus pensamentos, palavras e ações?


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento29 de janeiro de 2019 às 06:12

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir