.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

"VINDE VER" – Olivia Coutinho


Dia 04 de Janeiro de 2019

Evangelho de Jo1,35-42

Não basta saber que Jesus é o Filho de Deus, é preciso saber quem é o Filho de Deus!
Conhecer Jesus  teoricamente, não nos dá autoridade para falar Dele com o outro, pois só podemos falar de quem conhecemos através de uma experiência de vida com ele, do contrário, nosso discurso será vazio.
Se nós queremos conhecer Jesus, precisamos fazer  uma experiência com Ele, deixar que Ele entre na nossa vida.  É a partir desta experiência,  que o projeto de Deus, nos apresentado  por Jesus,  passa a ser  prioridade na nossa vida.
Não é difícil identificar quem conhece e vive em Jesus, pois  o seu modo de viver por si só, fala Dele...
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa falando de dois discípulos de João, que passaram a seguir Jesus, depois de João aponta-lo,   como o Cordeiro de Deus!
No relato, desenha-se o momento em que João sairia de cena, para a entrada de Jesus na história! Tudo acontece de forma bem natural, João estava com esses seus dois discípulos, quando Jesus passa e o olhar de João  paira sobre Ele! João maravilhado,  busca dentro de si, algo com o qual ele pudesse definir  Jesus: “Eis o cordeiro de Deus!” João se refere a Jesus, como Cordeiro, porque ele sabia que Jesus seria sacrificado pelos os pecados da humanidade. No antigo testamento, sacrificavam-se cordeiros para pagar os pecados do povo. E João sabia, que Jesus  tomaria para si, o lugar do cordeiro ao pagar com o seu sangue, os pecados da humanidade.
Ao perceber que  dois discípulos de João,  caminhavam  atrás de si, Jesus perguntou-lhes: “O que estais procurando? Eles responderam com outra pergunta: “Rabi (Mestre) onde moras”? ”Jesus não diz onde morava, mas faz a eles um convite: “Vinde ver!” Com a expressão, "Vinde ver," Jesus não estava  convidando-os   a conhecer um local físico, afinal, Ele era itinerante, não tinha casa, Ele  próprio afirmara: “O filho do homem não tem onde recostar a cabeça.” Mt8,20. “Vinde ver” neste contexto, era  como Jesus dissesse: Venha, fique comigo e verás onde moro, o que eu faço... Foi o que os dois discípulos fizeram, eles foram com Jesus, conheceram o seu cotidiano, e nesta experiência, descobriram quem era Jesus e passaram a falar Dele para os outros.
O testemunho destes primeiros seguidores de Jesus,  levou muitas pessoas ao seu  encontro. E é graças ao testemunho deles, e dos demais discípulos que conviveram diretamente com Jesus, que agora, nós, discípulos de hoje, estamos aqui, eu, você, juntos, caminhando na mesma direção, buscando um entendimento melhor dos ensinamentos de Jesus, para melhor vivê-los.
"Encontramos o Messias”, este foi o anúncio jubiloso dos dois discípulos de João Batista, que ao conhecer Jesus, passaram a segui-lo.
Quem faz a experiência de Jesus em sua vida, não consegue guarda-la só   para si, pois sente necessidade de partilhar de partilhá-la  com o outro, no desejo de que o outro possa também, fazer esta experiência. 
Só podemos dizer que conhecemos Jesus, quando fazemos a experiência pessoal com Ele! É na convivência com Jesus, que vamos fazendo com que Ele se torne mais conhecido no mundo, através do nosso testemunho.
Mais importante do que encontrar Jesus, é permanecer com Ele, é viver como Ele.

FIQUE NA PAZ DE JESUS!  – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir