.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O mundo inteiro é o lugar onde estivermos-Helena Serpa


25 DE JANEIRO DE 2019

QUINTA FEIRA – CONVERSÃO DE

SÃO PAULO APÓSTOLO

FESTA
Cor Branco

1ª. Leitura – At 22, 3-16

Leitura dos Atos dos Apóstolos 22,3-16
Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3"Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote
e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá,
a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim.
Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: `Saulo, Saulo, por que me persegues?' 8Eu perguntei: `Quem és tu, Senhor?'
7Ele me respondeu: `Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo'. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: `Que devo fazer, Senhor?'
O Senhor me respondeu: `Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer'. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco
guiado pela mão dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: `Saulo, meu irmão, recupera a vista!' No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: `O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!'"
Palavra do Senhor.

Reflexão – “de perseguidor a testemunha de Cristo”
Saulo de Tarso era zeloso pela causa de Deus, mas lutava contra o próprio Deus e, em nome da Lei, perseguia os seguidores de Jesus, o Filho de Deus. Mesmo assim, foi escolhido para ter a sua vida revirada pelo “avesso” depois da “experiência pessoal” que teve com Jesus no caminho de Damasco.  Cheio de razões Saulo se dirigia a Damasco a fim de prender a todos os que ele encontrasse seguindo o nome de Jesus, contudo, a sua história mudou e ele, diante da Luz, se rendeu impotente, entendendo a grandeza do chamado de Deus. Nós também, muitas vezes, achamos que estamos “zelando” pela causa de Deus baseados na lei e nas “obrigações”, porém, na verdade, estamos lutando contra a vontade Deus quando não entendemos o que Ele nos propõe. Fazemos os nossos cálculos baseados na nossa humanidade e naquilo que o mundo nos ensina, por isso, confundimos os planos de Deus para nós e para aquelas pessoas que nos acompanham. O desamor, a incompreensão, a falta de caridade e a intolerância com o nosso próximo, são as perseguições que fazemos hoje a Jesus. Entretanto, assim como fez com Saulo o Senhor também providencia uma ocasião para que caiamos em nós mesmos e, humilhados, finalmente percebamos a nossa incoerência.  A luz que nos ilumina não nos deixa mais na dúvida e, diante dela, somos obrigados a nos abaixar, pois ficamos ofuscados pelo Seu poder. Jesus também nos diz, hoje: “Levanta-te e vai”, “não fiques no chão”, “não olhes para trás”, “vá adiante”, “ainda é tempo”. A nossa experiência com Jesus, vivo e ressuscitado nos leva a botar abaixo todas os nossos conceitos e concepções próprias, oriundos da nossa humanidade e do nosso “zelo” exagerado e sem razão de ser das coisas de Deus, a fim de nos rendermos ao Seu Amor e podermos amar mais e compreender o nosso próximo. Mesmo diante da rebeldia e prepotência que nos impedem de enxergar a verdade o Senhor nos manda os “Ananias” para tirar a venda dos nossos olhos a fim de que possamos ser Suas testemunhas diante de todos os homens.    - Você já teve uma experiência com Jesus ressuscitado? –  O que mudou em você depois disso? – Para você o que poderá significar o cair por terra? – Você já deixou de perseguir os seguidores de Jesus? – Como você tem enxergado as pessoas que estão à sua volta: com a lente do mundo ou com a lente de Deus?

Salmo - Sl 116(117),1-2 (R. Mc 16,15)


R. Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *
povos todos, festejai-o!R.

2Pois comprovado é seu amor para conosco, *
para sempre ele é fiel!R.

Reflexão - Pregar o Evangelho é dar testemunho do grande amor de Deus a todas as gentes, em todos os lugares e por onde andarmos. O Amor de Deus é comprovado por meio das nossas ações com o nosso próximo, pois quanto mais nos deixarmos amar por Deus mais teremos amor para amar. Assim, podemos festejar e cantar Seus louvores, com o coração agradecido porque Ele é fiel para conosco.

Evangelho - Mc 16,15-18


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
16,15-18
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados".
Palavra da Salvação.

Reflexão – “o mundo inteiro é o lugar onde estivermos”
Neste Evangelho Jesus diz aos Seus discípulos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!”   “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado!”  Portanto, percebemos que a primeira condição para que possamos aderir ao projeto de salvação que o Pai traçou para nós é crer e ser batizado. O batismo nos induz a assumir uma vida nova de conversão que se inicia a partir da nossa aceitação ao plano de Deus. Podemos então afirmar que o nosso processo de conversão é principiado quando nos dispomos a assumir o compromisso com o reino que Jesus veio instaurar por meio da mudança de mentalidade e da participação efetiva na missão que Ele nos destinou. Somos chamados a anunciar a salvação de Jesus em todos os lugares e só poderemos mudar a realidade à nossa volta quando também conseguirmos mudar o nosso coração, pela fé em Jesus que pode operar em nós as transformações e os milagres. Com a força milagrosa do Amor de Deus e pela fé em Jesus seremos capazes de fazer as maiores proezas, como, expulsar demônio, falar novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno, curar doentes.   Conseguimos testemunhar todo isso, quando desafiamos as dificuldades, a doença, a morte, a tristeza com a esperança, com a alegria, com o poder de Cristo ressuscitado.  Os demônios que perseguem a humanidade se rendem quando nós tudo fazemos por amor a Jesus! É esta a nossa missão: o mundo inteiro é o lugar onde estivermos e toda criatura são todos aqueles a quem podemos testemunhar os prodígios de Jesus. Os sinais nos acompanharão se formos obedientes ao Seu mandado. - Você já percebe estes sinais na sua vida? – Você já usa nos seus relacionamentos a linguagem do amor? -  Qual é o maior veneno para a humanidade, hoje? – Qual será o seu antídoto?  – O seu testemunho tem convertido alguém? – Você tem propagado os milagres que acontecem na sua vida? 

Um comentário: