.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

“COM QUE MAIS PODEREMOS COMPARAR O REINO DE DEUS?” – Olivia Coutinho.


Dia 01 de Fevereiro de 2019

Evangelho de Mc4,26-34

O anuncio do Reino de Deus, só encontra resposta naquele que se faz pequeno, aquele  que esvazia de si mesmo, para encher-se de Deus! A grandiosidade deste Reino, se faz através dos pequenos, foram eles, os primeiros a acolhê-lo e a vivenciá-lo no seu dia a dia!
O jeito simples de Jesus falar do Reino facilitava a compreensão dos pequenos e dificultava a compreensão  dos grandes, estes, não viviam a  mesma realidade. Por meio das parábolas, Jesus falava do Reino de Deus, comparando-o com as coisas simples, presentes no cotidiano dos pequenos,  e assim, Jesus  confundia os grandes, os que faziam parte dos reinos da mentira, da ostentação...
Quem não observa as coisas simples, tem dificuldades em entender a pedagogia de Jesus, pois Ele servia-se de meios bem simples para falar da grandeza do Reino! 
Enquanto ficamos na expectativa de momentos extraordinários para sentirmos o Reino  Deus acontecer na nossa vida, perdemos a oportunidade de vivenciá-lo nas coisas simples da vida, como  no aconchego da família, na vida de comunidade, em todo o ambiente, onde o amor se faz presente.
 As coisas grandes podem até nos fascinar, mas é nas pequenas coisas, que o amor se faz presente!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus fala fundo ao nosso coração, respondendo as indagações de muitos, que ainda tem muitas  dúvidas a  respeito do Reino de Deus, por imaginá-lo algo  distante, fora do nosso alcance.  O que não é verdade, pois o  Reino de Deus está ao  alcance de todos,  podemos  vivenciá-lo no cotidiano da nossa vida.
No texto, Jesus vem clarear a nossa mente, apresentando-nos uma das mais belas características do Reino de Deus: Ele é algo que cresce silenciosamente dentro de nós, não visualizamos, mas sentimos o seu efeito!
Jesus nunca comparou o Reino de Deus com algo grande, extraordinário, Ele o comparava  com coisas simples, entre tantas, com a dinâmica de uma semente que germina silenciosamente debaixo da terra. E para afirmar que a grandeza do Reino de Deus, não se mede geograficamente, Ele o compara também, com uma minúscula semente de mostarda, que apesar da aparência frágil, tem a força de romper a terra, germinar, crescer, florescer e tornar abrigo para os pássaros!
Mesmo não tendo a experiência de um agricultor, todos nós sabemos,  que do plantio à colheita, há um processo lento que requer muita paciência de quem planta, pois uma semente, não nasce de imediato, antes, ela precisa mergulhar nas profundezas da terra para adquirir raízes, afinal,  uma planta sem raiz, não consegue sustentar-se, qualquer ventinho a derruba.
Como semeadores da palavra de Deus, precisamos ter a paciência de um agricultor, esperar pelo o processo, que é lento, mas que traz resultados surpreendentes!
O crescimento do Reino de Deus, não depende somente da semente, depende também da disposição dos que são encarregados de semeá-la, que somos todos nós,  afinal, uma semente só nasce, se lançada na terra... 
Sejamos semeadores da palavra de Deus, lancemos esta  semente no coração das pessoas, contribuindo assim, para com o crescimento do Reino de Deus, um Reino de amor de paz e de justiça.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir