.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM..." Olívia Coutinho


3º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 27 de Janeiro de 2019

Evangelho de Lc 1,1-4;4,14-21

Neste terceiro domingo do tempo comum, somos agraciados com este belíssimo evangelho que é composto por dois textos diferentes. 
Na primeira parte, o evangelista Lucas, apresenta o início de sua obra, uma obra rica em detalhes, que tem como objetivo, demonstrar a solidez e a credibilidade do fato histórico que marcou a história da humanidade: o surgimento de Jesus, testemunhado por diversas pessoas! 
O texto quer nos dizer, que depois de um estudo minucioso e de se informar cuidadosamente sobre a originalidade dos acontecimentos, Lucas, iluminado pelo o Espírito Santo, sentiu- se impulsionado a escrever este fato histórico usando fontes escritas e verbais. A intenção do escritor sagrado, é relatar detalhadamente a vida de Jesus, do seu nascimento à sua ascensão, apresentando-nos por tanto, o caminho de Jesus, como sendo o caminho que trouxe o projeto de Deus para dentro da história humana. A mensagem tem como destinatário, alguém, cujo nome é: “Teófilo”, que significa amigo de Deus. Podemos dizer então, que como amigos de Deus, também nós, somos destinatários desta mensagem!
As palavras contidas neste texto nos revelam a veracidade do testemunho dos evangelhos, assegurando-nos que eles não são fábulas e sim, testemunho de fé daqueles que creram, que tiveram razões para crerem, e que querem fazer com que outros creiam, tendo razões para crerem.
O segundo texto, nos fala da palavra de Deus num contexto comunitário, quando Jesus dá o primeiro passo de seu ministério, o que acontece numa sinagoga em Nazaré, onde Jesus viveu grande parte de sua vida no anonimato. Jesus aplica para si, a passagem da escritura, onde o Pai, pela boca do profeta Isaías, o declara preparado para dar inicio a sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”. 
Com os olhos fixos em Jesus, o povo percebe a diferença entre Jesus e os líderes religiosos daquela época, estes líderes, falavam apenas o que ouviam dos outros, enquanto que Jesus, falava com propriedade, falava daquilo que conhecia e vivia o que Ele ouvia do Pai!
A partir de então, o projeto de Deus começa a se desenvolver, com Jesus trazendo em si, a imagem de um Deus que é Pai e que nos ama incondicionalmente. E assim, a história se divide em antes e depois, com o antigo Testamento dando lugar ao Novo! O Deus de amor, que se manifestou ao povo na simplicidade de uma criança, volta-se manifestar-se na humildade do jovem de Nazaré que se apresenta com o firme propósito de assumir a árdua missão que o Pai lhe confiara: Libertar o povo da escravidão do pecado!
Jesus estava ciente do caminho difícil que teria pela a frente, mas a certeza, de que o Espírito do Senhor estava sobre Ele, lhe garantia o êxito da missão. 
Ao longo de toda sua trajetória terrena, Jesus, antes de tudo que ia fazer, buscava discernimento no Pai, por isto, Ele sempre tinha: “a palavra certa, no momento certo, para a pessoa certa”.
Em sua missão, Jesus iniciou uma nova criação, hoje, Ele nos convoca a dar continuidade a esta missão. 
Quando embebedamos desta fonte de água viva que é Jesus, vamos a cada dia, nos tornando, não somente, apreciadores de suas palavras, mas principalmente, anunciadores desta palavra com o nosso testemunho de vida.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário