.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

O pecado paralisa-Helena Serpa




18 DE JANEIRO DE 2019

SEXTA FEIRA – 1ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde


1ª. Leitura – Hb 4, 1-5.11


Leitura da Carta aos Hebreus 4,1-5.11
Irmãos: 1Tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. 2Também nós, como eles, recebemos uma boa-nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: 'Por isso jurei na minha ira:
jamais entrarão no meu repouso.' Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 4Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: 'E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras', 5e ainda novamente:
'Não entrarão no meu repouso.' 11Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência. Palavra do Senhor.

Reflexão – “entrar no repouso de Deus”.
Esta leitura nos exorta a não perdermos a chance de entrar no repouso de Deus isto é, de assumir a vida eterna desde já e viver a paz, que, em outras palavras, significa a vivência do reino  que Jesus veio instaurar.  O povo no deserto não acreditou e não obedeceu às orientações de Moisés, por isso perdeu a oportunidade. Hoje, mais do que eles, nós temos tudo para confiar: temos a Palavra, temos a Eucaristia, temos o Espírito Santo. Se, mesmo assim, ainda não aderimos, ainda é tempo de implorar ao Senhor o dom da fé e crescer na graça e no conhecimento de Deus. A Bíblia nos fala que Deus criou todas as coisas, criou o homem e a mulher, viu que tudo era bom e no sétimo dia descansou. Que nós possamos também, confiando no Senhor, apesar de toda a luta da nossa vida, entrar no Seu repouso e viver desde já, a paz e a justiça que é o reino dos céus aqui na terra. – O que você tem feito para entrar no repouso de Deus? – Você tem dúvidas de que o tempo para conquistar esse repouso é hoje? – O que você entende por repouso de Deus? – Você tem paz no coração?

Salmo 77, 3.4bc. 6c-7. 8 (R. Cf. 7c)

R. Não vos esqueçais das obras do Senhor!

3Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, *
e transmitiram para nós os nossos pais,
4bà nova geração nós contaremos:
4cAs grandezas do Senhor e seu poder.R.

6cLevantem-se e as contem a seus filhos, *
7para que ponham no Senhor sua esperança;
das obras do Senhor não se esqueçam, *
e observem fielmente os seus preceitos.R.

8Nem se tornem, a exemplo de seus pais, *
rebelde e obstinada geração,
uma raça de inconstante coração, *
infiel ao Senhor Deus, em seu espírito.R.

Reflexão - O salmista nos ensina a ter sempre presente na nossa mente e na nossa vida a memória das obras do Senhor! Para isso, é necessário que tudo que ouvimos e aprendemos seja transmitido para as gerações que vêm depois de nós. Não podemos nos calar diante dos feitos do Senhor. Para que possamos construir uma família justa, é justo que apregoemos a todos os nossos filhos e filhas, as maravilhas de Deus na nossa vida, a fim de que eles (as) ponham também no Senhor a sua esperança.

Evangelho – Mc 2, 1-12


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,1-12
1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum.
Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens,
Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'.
6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7'Como este homem pode falar assim?
Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus'. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo,  e disse: 'Por que pensais assim em vossos corações?
9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'?
10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!' 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo:
'Nunca vimos uma coisa assim'. Palavra da Salvação.

Reflexão – “o pecado paralisa”
O pecado é como uma doença que nos paralisa e nos impede de ter comunhão com Deus.  Jesus tem poder de perdoar pecados, no entanto, algumas vezes, como no caso relatado, precisemos da ajuda de alguém. Aquele paralítico precisou da ajuda dos amigos para ser levado a Jesus e ser curado. Hoje também há muitos “paralíticos” esperando por nós para serem apresentados a Jesus e reconciliados com o Pai.  Por causa das dificuldades, dos empecilhos, dos desencontros de horários, muitas vezes nós deixamos por menos e não acudimos alguém que está paralítico.   O exemplo dos quatro homens é, pois, uma demonstração de perseverança, de persistência e também de confiança absoluta em Deus o qual devemos seguir. Eles sabiam que se aquele homem conseguisse chegar até Jesus, ele seria curado, por isso não mediram esforços e fizeram até o impossível a fim de que o encontro acontecesse. “Jesus viu a fé daqueles homens” que levavam o paralítico até Ele! Não foi a fé do próprio paralítico que o salvou, mas a fé dos seus amigos.   Muitas pessoas nós queremos levar para conhecer Jesus e ainda não tomamos a iniciativa de conduzi-los até Ele! Qual é o espírito que nos move a levá-los? Será que nos falta fé? Será que duvidamos do poder de Jesus para aquele (a) amigo (a) “difícil”?  Quais são as dificuldades e as barreiras que nos atrapalham e, por isso, não conseguimos? A mensagem que nos é dada hoje é a de nunca desistir em querer ajudar a alguém. – Você também tem fé de que Jesus pode curar os seus amigos paralíticos? – O que você tem feito para demonstrar a sua fé? – O que você entende por “paralítico”? Para onde Jesus mandou ir o paralítico depois de curá-lo? – Na sua casa tem alguém paralítico (a)? 

5 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a reflexão das leituras, a do evangelho então, nunca havia pensado que a cura do paralítico foi pela fé dos amigos que o conduziram.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento18 de janeiro de 2019 às 04:02

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!! Assim como comentado pela Graça Cordeiro, também não tinha visto o Evangelho de hoje sobre esse ângulo e seu comentário me motivou a ter mais persistência e fé na tentativa de ajudar irmãos que, embora se declarem cristãos e até participem ativamente da religião, pelo ódio e mágoa que demonstram ter de determinadas pessoas que julgam ter errado, parece que não tiveram um verdadeiro encontro com Cristo e com o amor fraterno que Ele nos ensinou, principalmente ao "inimigo".

    ResponderExcluir
  4. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Helena!
    Suas reflexões são excelentes. Que Deus continue te iluminando para que possa partilhar sempre conosco.
    Abraços querida!

    ResponderExcluir