.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

- A apresentação do Menino Jesus no Templo, Lc 2,22-40, José Salviano.


02 de Fevereiro de 2019

 

Evangelho Lc 2,22-40

 

Segundo os costumes, toda criança deveria ser apresentada no Templo para a comunidade. Assim como os noivos que se decidiram casar-se, até hoje celebram a sua união na Igreja. E isso é realizado pela pessoa do sacerdote ou do diácono, perante os convidados amigos e parentes e a comunidade paroquial ali presente.

A Igreja é a nossa comunidade. E a comunidade também é a nossa casa. É lá que escutamos a palavra, é lá que recebemos o corpo e o sangue de Cristo eucarístico, é lá que recebemos a nossa salvação eterna, é lá que ouvimos e assumimos pela fé, os compromissos que devemos cumprir durante toda a semana.

Também nós devemos apresentar, oferecer a Deus todos os dias os nossos sofrimentos, pelo perdão dos nossos pecados, dizendo que seja feita a sua vontade. Apresentemos a Ele o nosso esforço para acertar mais e errar menos, ou seja, para fazer o bem e evitar o mal. O nosso esforço para levar uma vida sem pecados, uma vida de renúncias e de doação de nós mesmos pelo Reino de Deus.

Devemos apresentar ao Pai o que é de melhor em nós, para o Reino de Deus. Os nossos talentos, como o dom da palavra, o dom de cantar, de negociar, a nossa força de trabalho, tudo isso devemos ofertar ao Pai, na prática. Seja na paróquia, seja pela internet, seja nas periferias, etc.

É a nossa obrigação, e não devemos fazer esse trabalho para nos vangloriar, para receber pagamento ou recompensa em troca, mais sim, fazemos o que deveremos fazer. Pois ai de nós se não evangelizarmos.

Fazemos o nosso trabalho, numa doação pessoal, doação de nós mesmos ao Pai, pois na verdade não estamos dando nada, pois tudo o que temos nos foi dado por Ele. A começar pela nossa vida.

E é bom que não façamos como muitos que passam a vida toda longe de Deus, e quando envelhecem, se refugiam na igreja, arrependidos e apegados ao Pai numa atitude de constante oração, tudo isso em busca de sua salvação.

Ora, Deus poderia ignorar esse esforço tardio. Pois quando eram jovens e poderia dar muito mais, levaram uma vida rebelde, longe dos caminhos de Deus, no pecado, e agora, arrependidos e com medo do inferno, buscam a Deus com fervor.

Deus poderia dizer: Demorou, meu filho, minha filha! Agora é tarde! Vai- te daqui, pois não te conheço! Mas Deus é Pai, Deus é amor e nos acolhe, seja lá quando for que o procuremos.

Na verdade, seria bem melhor que o fizéssemos na nossa juventude, quando tínhamos muito mais para oferecer, para apresentar-lhe, em uma total disponibilidade, com toda a nossa energia própria da juventude, para a construção do Reino de Deus.

Isso sim, é que é apresentação, dedicação, e oferta de si mesmo, no melhor de si, no melhor de nós mesmo, para a glória de Deus e pela salvação da humanidade!

Você já está fazendo isso. Não é mesmo? Então os nossos parabéns! Por que você ouviu o chamado do Pai e está no caminho certo. Está fazendo o que todos deveriam fazer. Porém, só uma parte da humanidade se prontifica a trabalhar pela construção do Reino de Deus na Terra. Somente uma minoria se apresenta para lutar por um mundo melhor, por um mundo mais justo e menos cruel com os necessitados.

Roguemos ao Pai para que Ele tenha pena daqueles e daquelas que desprezam, exploram, maltratam de alguma forma os nossos irmãos carentes.

 

José Salviano

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário