.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 13 de janeiro de 2019

“SEGUI-ME E EU FAREI DE VÓS PESCADORES DE HOMENS.” – Olivia Coutinho


Dia 14 de Janeiro de 2019

Evangelho de Mc1,14-20

Ao nos criar, Deus quis fazer parte da nossa vida, caminhar conosco, sentir as nossas alegrias e também as nossas dores! 
Não fomos criados para sermos meros viventes, Deus nos criou para relacionar com Ele, e esta relação amorosa, acontece por meio de Jesus!
No nosso encontro com Jesus, descortina diante de nós, um novo horizonte que amplia  a nossa visão, nos fazendo enxergar o que antes não víamos!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra os primeiros passos de Jesus, na sua vida pública, o que aconteceu num momento conflituoso, logo após a prisão de João Batista, que ao contrário do que muitos pensavam, não o intimidou, o encorajou ainda mais!
A prisão de João Batista, ao mesmo tempo em que marcou um tempo de grandes turbulências, marcou também, o início de um tempo novo, com as promessas de Deus se cumprindo. “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho.” Com essas palavras, Jesus se apresenta como sendo Ele a presença do Reino que Ele anuncia! Jesus é o próprio Reino de Deus, quem está próximo Dele, está próximo do Reino. “O reino de Deus está próximo...” “Próximo,” neste contexto,  significa  que a sua pessoa estava  próxima do povo!
Para fazermos parte do Reino de Deus, que é o mesmo que estar inserido, fazendo da vida de Jesus, só nos é exigida uma condição: a conversão do coração, que João sempre pregou.  
Se quisesse, Jesus poderia realizar as obras do Pai, sozinho, mas Ele quis contar com um pequeno grupo de pessoas, que participando diretamente do seu cotidiano, presenciando  seus feitos, poderiam  dar testemunho Dele, lá na frente!
Para formar esta pequena comunidade, que mais tarde passou a ser chamada de Comunidade dos Apóstolos, (enviados), Jesus não foi atrás de pessoas letradas, os seus primeiros escolhidos, saem das margens do mar da Galileia! O olhar de Jesus  pairou sobre os pescadores, homens simples, porém corajosos, trabalhadores, acostumados com os desafios de buscar o sustento de cada dia, nas profundezas do mar, de um mar às vezes revolto!
Mediante ao chamado de Jesus, estes pescadores, deixam tudo, para segui-lo, e de pescadores de peixes, passam a pescadores de homens, pessoas dispostas a lançar  suas redes nas profundezas do mar humano!
Foi graças ao testemunho desta primeira comunidade fundada por Jesus, que a mensagem do evangelho chegou até a nós, e continua chegando ao coração de muitos, de geração a geração!
Hoje, somos nós, os convocados a dar continuidade a missão de Jesus, a nos tornar presença Dele em meio aos conflitos! É urgente a necessidade de homens e mulheres corajosos, pessoas dispostas a lançar suas redes em águas mais profundas! É apontando Jesus ao outro, é abrindo caminho, construindo ponte entre irmãos, que daremos testemunho do seu amor, sendo sal e luz do mundo, como Ele mesmo afirma que o somos em: Mt5,13-14.
A caminhada de quem faz opção por Jesus, é árdua, pois nela,  está presente a cruz, mas a certeza da presença contínua de Jesus junto dele, o motiva a seguir em frente.
Mais importante do que ser Cristão, é ser também, discípulo de Jesus, pois o discípulo não só crê em Jesus, como também se torna íntimo Dele, seu aprendiz.
É a convivência com Jesus, que transforma a vida do discípulo, que o inquieta, que o faz ter pressa de levar ao outro o que aprendeu do Mestre.  É a partir da saída de si mesmo, para ir ao encontro do outro, que o discípulo  passa a ser também  missionário (a) um anunciador da Boa Nova do Reino!
Deus quer salvar a humanidade convocando cada um de nós para uma missão, Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso serviço na construção de um mundo melhor! Ser indiferente ao chamado de Jesus é ignorar o projeto de Deus, é não dar a Ele a nossa resposta de amor! 
Abracemos a nossa missão, sem temer os ventos contrários, pois se Jesus está em nós e nós Nele, podemos avançar segurança.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/  

2 comentários:

  1. Parabéns Olivia. Eu só tenho a te agradecer por nos ajudar. Suas Refeições São Muito Boas.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir