.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Jesus cura a nossa mão seca-Helena Serpa

23 DE JANEIRO DE 2019

QUARTA FEIRA – 2ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª. Leitura – Heb 7, 1-3.15-17


Leitura da Carta aos Hebreus 7,1-3.15-17
Irmãos: 1Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo. saiu ao encontro de Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. 2Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, 'Rei de Justiça';e, depois: 'Rei de Salém', o que quer dizer, 'Rei da Paz'. 
3Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. 15Isto se torna ainda mais evidente, quando surge um outro sacerdote, semelhante a Melquisedec, 16não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segunda a força de uma vida imperecível. 17Pois diz o testemunho: 'Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Jesus coloca os dons que ofertamos nas mãos do Pai”
Lá no Antigo Testamento  (Gen 14, 18-20 e 15,1) nós vemos  falar de Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote de Deus que determinou que trouxessem pão e vinho e depois abençoou Abraão recebendo dele o dízimo de tudo quanto este possuía. Por isso, Deus o abençoou e o incentivou, dizendo: “Nada temas, Abraão! Eu sou o teu protetor, tua recompensa será muito grande!”   A carta aos Hebreus, então, refere-se a Jesus Cristo como um Sacerdote que se assemelha a Melquisedeque, “rei da justiça”, “rei da paz”. Jesus Cristo é sacerdote, segundo a força de uma vida imperecível, isto é, para sempre. Portanto, hoje também nós podemos oferecer a Jesus os dons que temos e Ele os colocará nas mãos do Pai e seremos abençoados (as), e recompensados (as) eternamente. O nosso trabalho e sofrimento, os nossos bens e conquistas, a nossa família, os nossos amigos, são dons preciosos os quais podemos, todos os dias, ofertar a Jesus, de coração contrito e assim receber  bênçãos e graças do céu. Com a bênção de Deus nós recebemos também, a paz e a justiça que Jesus veio nos trazer.  – O que você entende por ser sacerdote? – Você tem ofertado a Jesus os dons e os bens que você possui para que Ele ofereça ao Pai? – Você tem muitos dons?

Salmo 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc)

R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

1Palavra do Senhor ao meu Senhor:* 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus* como escabelo por debaixo de teus pés!' R. 

2O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz:* 'Domina com vigor teus inimigos;R. 

3tu és príncipe desde o dia em que nasceste;na glória e esplendor da santidade,* como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' R. 
4Jurou o Senhor e manterá sua palavra: 'Tu és sacerdote eternamente,* segundo a ordem do rei Melquisedec!' R.

Reflexão - O Salmo exalta a Jesus Cristo como o Sacerdote de Deus, que está assentado ao lado direito do Pai e que domina o mundo todo, até os inimigos. Ele é o príncipe desde o dia em que nasceu, é o Senhor do Universo, cheio de glória e esplendor. Ore com este Salmo e assim fazendo exalte você também o Santo de Deus!

Evangelho – Mc 3, 1-6


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,1-6
Naquele tempo: 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio!' 4E perguntou-lhes: 'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?' Mas eles nada disseram.
5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: 'Estende a mão.'
Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Jesus cura a nossa mão seca”
Neste Evangelho encontramos um Jesus desafiador, que não se dobrava diante dos acordos nem dos juízos dos homens. Ele sabia que a cura e a libertação do ser humano são primordiais no Plano que o Pai traçou para que este tenha uma vida digna. Hoje também Jesus desafia o mundo a fim de nos curar. A mão seca daquele homem é, hoje, a nossa cegueira espiritual, é a nossa falta de caridade com o próximo, é a nossa impotência diante do pecado, é a nossa indiferença, egoísmo, tudo o que nos faz ser defeituosos (as), que mancha a nossa alma e consequentemente distorce as nossas boas ações. “Estende a mão”, disse Jesus àquele homem. É também o que Ele nos diz: apresenta o teu defeito, revela a tua dificuldade, abre a tua boca, confessa o teu pecado e eu te curarei e te libertarei. Mas, para isso, nós precisamos reconhecer que temos defeitos e que precisamos de cura e libertação. Às vezes, nos refugiamos sob uma capa e não reconhecemos as nossas deficiências, por isso, não conseguimos cura e, continuamos tal qual o homem da mão seca, perdidos no meio da multidão e preocupados com o que poderão dizer se souberem das nossas limitações. Jesus quer nos colocar no centro como seus colaboradores, curados e apascentados pelo Seu Amor.  – Apresente-se a Jesus, hoje, ponha-se no centro da sala e admita as suas dificuldades e as suas limitações. Ele quer curá-lo (a)!     

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento23 de janeiro de 2019 às 05:06

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir