.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

-3º DOMINGO DO TEMPO COMUM-Ano C-José Salviano


3º DOMINGO DO TEMPO COMUM-Ano C

27 de Janeiro de 2019

 

Evangelho Lc 1,1-4;4,14-21

 

O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, Lc 1,1-4;4,14-21, José Salviano.



PRIMEIRA LEITURA
A palavra é o alimento da nossa alma.  Não se compreende uma comunidade que não medita como se deve sobre a palavra de Deus. Sem ela ficamos débeis, fracos demais para seguir a nossa missão.  Sem ela não saberemos o que dizer na hora de evangelizar.
Já naqueles tempos, os eleitos se deleitavam, e nutriam da palavra de Deus.  No texto vemos o sacerdote Esdras lendo  o livro da Lei por várias horas, e todos prestando atenção com muita devoção.
SEGUNDA LEITURA
        
         O nosso corpo é formado de vários membros. E se um deles for afetado, e estivar machucado, sofrendo, todos os demais membros também sofrem.
         A comunidade cristã, Católica ou Universal, também é formada por inúmeros membros, os quais formam um só corpo.  É o rebanho de Cristo, que é  governado,  protegido por um só pastor.
Assim, somos o corpo de Cristo, principalmente quando recebemos a Eucaristia, passamos a sem membros do corpo e sangue de Cristo.

EVANGELHO
Neste Evangelho, Jesus anuncia o seu programa missionário. Ele explica a que Ele veio. Para que veio, e com quem veio.
O texto lido por Jesus não foi escolhido por ninguém, mais sim pelo próprio Deus. Assim, ao ler aquelas palavras na sinagoga, Jesus se apresentou, e anunciou a sua missão na Terra. E todos, sem dizer nenhuma palavra, concordaram com o que Ele disse, apenas pelo olhar. Pelo modo de olhar para Jesus.
 Porque nem sempre as palavras revelam o verdadeiro estado emocional da pessoa. Quando a amada pergunta: Você me ama? E faz esta pergunta exatamente porque anda desconfiada do contrário. Ele responde: é claro que te amo. Eu te amo muito! Mais ela não se convence...
         Mas ao contrário, se ele em vez de responder lhe der  aquele olhar especial, aquele abraço apertado e demorado acompanhado de uma respiração forte, isso  diz mais do que mil palavras. Isso diz:  TU SABES QUE TE AMO MUUUITO!

         Assim, aquelas pessoas que ouviram a leitura proferida por Jesus, ficaram com olhar fixo nele, e com aquela atitude queriam dizer: Nós acreditamos no que dissestes. Pois notamos que você é especial. É diferente do todos os presentes aqui.

         O Espírito de Deus paira sobre as águas... o Espírito de Deus está também em nós. E sua presença foi reforçada no batismo, pela confirmação ou crisma, e principalmente pela ordenação sacerdotal, por exemplo.
Então assim disse Jesus no dia em que fez a primeira ordenação sacerdotal:
“Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. Assoprando sobre eles, Jesus disse: Receba o Espírito Santo. A quem vocês perdoarem, serão perdoados. E a quem vocês não perdoarem, não serão perdoados...”
         É claro que não podemos comparar a presença do Espírito Santo em nós, com a presença do Espírito Santo que está em Jesus, e no sacerdote. Pois Jesus, o Pai, e o Espírito Santo, forma um único Deus que é uno e trino ao mesmo tempo, e está presente em tudo e em todos, porém, de modo especial, no sacerdote por ele ter sido ordenado.
Eu e o Pai somos um”... “A mim foi dado todo o poder no céu e na Terra...”   Foi por isso que Jesus afirmou que o Espírito de Deus estava com Ele e nele e por Ele.
         O Espírito de Deus está também em nós. Mora em nós. Em nosso corpo especialmente quando comungamos o corpo de Cristo, a Eucaristia. Portanto, devemos honrar esta presença divina na nossa humilde pessoa.
"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).
Infelizmente, muitos de nós quando pecamos, nos afastamos de Deus, e por causa da nossa infidelidade, a sua presença em nós já não é como antes, até que nos voltemos a ele pela absolvição.
         É o espírito Santo quem nos inspira para escrever, para catequizar, para falar sobre as coisas de Deus, nos inspira para explicar aos nossos irmãos, a palavra da salvação.
         Ora, o autor do sermão é o próprio Deus, mais as palavras são humanas. Elas podem ser ricas ou pobres dependendo da inspiração do Espírito de Deus e também das leituras habitualmente feitas pelo evangelizador, e que devem ser feitas diariamente.
         O espírito de Deus nos inspira as  idéias a serem ditas ou escritas, mais as palavras e frases são nossas. E quanto MAIS NÓS LEMOS, mais e melhores frases e palavras brotarão da nossa mente, porque pensamos em frases.
         Os autores, ou escritores sagrados foram inspirados por Deus que os escolheu, e servindo-se deles, e agindo sobre eles, fez com escrevessem a palavra de Deus sob a Luz do Espírito Santo. Isso não quer dizer de jeito algum, que a nossa religião seja uma fé de livros. Não! O cristianismo é uma religião baseada na palavra viva, atual e atuante de Deus que nos foi revelada pela mente, pela boca dos profetas e escritores sagrados, e depois pelo seu próprio Filho Jesus Cristo. 
         Assim, o padre é um instrumento infalível de Deus. É infalível nos sacramentos e no conteúdo, porém, nós os paroquianos precisamos proporcionar a ele as condições propícias e necessárias para o exercício do seu ministério.  Ou seja, nós precisamos fazer a nossa parte, para que o sacerdote não tenha que fazê-la.  Por exemplo:  Se o padre tiver de fazer a faxina, fazer a sua comida, lavar sua roupa, além de administrar a paróquia, e de dar assistência espiritual, que tempo lhe sobrará para preparar o seu sermão? Que tempo lhe sobrará para ler, para meditar, para sintonizar-se com Deus para poder transmitir a palavra comentada de forma satisfatória de forma que promoverá a conversão dos que a ouvem?
         Prezados irmãos. Deus nos fala com linguagem humana. Portanto, precisamos aprimorar a nossa linguagem, e isso se faz através da leitura diária.    
         Nossa mente precisa estar embebida da palavra de Deus, como uma esponja embebida em água. Mais não somente da palavra, como também, e principalmente, da explicação da palavra. E onde vamos encontrar essa explicação? Nos Sites e Blogs de Liturgia Diária como este que você está visitando neste momento, no Catecismo da Igreja Católica, na coleção Como Ler os Evangelhos, etc. (Desculpem a repetição)  Mas as coisas importantes  do Reino dos Céus, precisam ser repetidas. Jesus fez isso direto.  Na liturgia temos repetições constantes, pois elas são necessárias.
         Que o Espírito de Deus esteja sempre conosco, para  que iluminados com a sua poderosa luz, possamos também iluminar os nossos irmãos que estão na escuridão, nas trevas dessa vida onde muitos estão longe do Plano de Deus. Amém.


José Salviano.




Um comentário: