.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM.” – Olivia Coutinho


Dia 10 de Janeiro de 2019

Evangelho de L4,14-22a

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra o inicio de um tempo novo: as profecias se cumprindo, Jesus assume a missão: resgatar a humanidade corrompida pelo o pecado!  
Depois de  ter sido tentado a desistir da sua missão durante 40 dias no deserto, Jesus volta  para a Galileia com a força  do Espírito,  e a sua fama  se espalha por toda redondeza!
De volta a Nazaré, uma cidadezinha entre as montanhas da Galileia, onde  Ele passou  grande parte da sua vida no anonimato, Jesus, como de costume,  entra na  sinagoga  num dia de sábado e se  encarrega  de fazer uma leitura.
Ao abrir o livro do profeta Isaías, Jesus  depara com a passagem onde o Pai, pela boca do profeta Isaías, o declara pronto para assumir a sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.
Fundamentado nestas palavras,  Jesus assume publicamente o seu Ministério, revelando a todos, através desta leitura, o querer do Pai e para quê Ele veio: “enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos; a recuperação das vistas; para libertar os oprimidos...”
É o antigo Testamento dando lugar ao Novo: o Deus de amor, que se manifestou ao povo na simplicidade de uma criança nascida na gruta de Belém, volta a se manifestar  na  humildade, do jovem de Nazaré,    
Podemos perceber,  que na história da salvação, tudo ia acontecendo passo a passo, começando pelo o sim de Maria, passando pela gruta de Belém, pelo repouso na pequena e pacata Nazaré, pelos desafios do caminho da cruz, até chegar ao desfecho feliz: a ressurreição de Jesus, que nos devolveu a vida!
Na pessoa de Jesus, é revelada a face humana do Pai, do nosso Pai misericordioso, um Pai compassivo, diferente do Deus vingativo apresentado no Antigo Testamento, um Deus que punia o pecador e a sua descendência...
Jesus iniciou uma nova criação, e nós, somos convocados a  cuidar desta preciosidade para Deus, nos fazendo caminho de libertação para o outro!
A ação libertadora de Jesus, no coração de quem se abre à graça de Deus, é transformadora, é capaz de  mudar o rumo de uma  historia, em dividi-la em antes e depois, em sair das trevas para a luz.

FIQUE NA PAZ DE JESUS!  – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/    

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Olivia, Ontem e hoje você foi maravilhosa nas suas Refeições. Valeu, obrigado. Feliz Ano Novo pra você.

    ResponderExcluir