.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

-Mandamentos x tradições, Mc 7,1-13-José Salviano


12 de Fevereiro de 2019

 

Evangelho Mc 7,1-13

 



Vós abandonais os mandamentos de Deus e vos apegais as tradições humanas.”  Foi o que disse Jesus, irado com o que disseram os escribas e fariseus.  De nenhum modo Jesus estava desmerecendo a higiene corporal. O que Ele combateu foi a hipocrisia dos judeus, que se importavam muito mais com as tradições do que com os mandamentos de Deus.
Como sabemos, os judeus acrescentaram muitos preceitos à Lei de Moisés, com o objetivo de ganhar dinheiro, e eles conseguiam isso com o descumprimento desses preceitos por parte das pessoas humildes.
Hoje nós vemos muitos radares, muitos deles em lugares escondidos, que não têm o objetivo de disciplinar necessariamente o trânsito em sim mais sim, o seu objetivo maior é o de arrecadar mais dinheiro com multas.
Igualzinho ao que faziam os judeus. Eles inventaram muitos preceitos, para arrecadar dinheiro ao penalizar pessoas que não cumpriam ou não podiam cumprir os tais preceitos por eles acrescentados.
Injustiça ontem injustiça também hoje. Os poderosos estão sempre fazendo leis para se usufruírem, em detrimento do bem estar dos fracos.
Tradições, costumes, leis criadas pelo homem, tudo isso pode ir de encontro com os mandamentos de Deus.
E nós ficamos muitas vezes indignados, ao ver que uma minoria tem o direito de ganhar gordos salários, enquanto a maioria tem de viver com pequenas migalhas.
Em outros lugares, vemos que o homem tem o direito de ter várias esposas, e a mulher não tem o mesmo direito.
Na teoria os direitos são iguais para todos. Mas só na teoria. E é bom que nos calemos, pois se reclamarmos sobre isso exigindo uma comunidade com os mesmos direitos, poderemos ser enquadrados como comunistas ou socialistas.
Sabemos que o socialismo não deu certo. Uma sociedade com todos com as mesma porções da riqueza,  é algo impossível. Uma sociedade na qual todos têm a mesma quantidade de bens, não existe na prática, pois uns são ambiciosos e outros não. Uns são trabalhadores, e outros preguiçosos. Uns são mais inteligentes e outros menos. E assim por diante, as pessoas são naturalmente desiguais. Desse modo como poderíamos exigir que todos tivessem a mesma quantia da riqueza nacional? 
Porém, os direitos da pessoa humana, deveriam sair do papel, e existir na vida prática. Assim, o criminoso tem de ser punido. Sendo ele pobre ou rico.
Diante de Deus, todos nós vamos ter de responder um dia pelos nossos atos. Todos. Pretos, amarelos, brancos, pobres e ricos.
Deus não faz distinção de pessoas. Quando Ele disse: Amai-vos uns aos outros, Ele falou para todos os mortais. E disse isso para o nosso próprio bem. Pois se tratarmos os demais como gostaríamos de sermos tratados por eles, tudo vai funcionar a contente, tudo vai ser melhor para nós mesmos. Pois quem planta colhe.
Mas infelizmente,  tem muita gente que acha que Deus fez uma exigência para satisfazer apenas a sua vontade, e não o nosso bem viver.

José Salviano.








Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir