.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Os primeiros seguidores-Helena Serpa


14 DE JANEIRO DE 2019

 

SEGUNDA-FEIRA  1A SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 

Cor verde

 

1ª. Leitura – Hb 1, 1-6


Início da Carta aos Hebreus 1,1-6
1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas, 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'?
Ou ainda: 'Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho'?
6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz:
'Todos os anjos devem adorá-lo!' Palavra do Senhor.

Reflexão – “o poder messiânico de Jesus”
Esta leitura nos conscientiza do poder messiânico de Jesus e nos dá o entendimento de que Ele é verdadeiramente Aquele de quem os profetas falavam desde os tempos remotos. A vida, morte, ressurreição e glorificação de Jesus são o fundamento de que, por Ele, fomos justificados dos nossos pecados diante do Pai. Por ter obedecido ao Pai e ter se entregue para a purificação dos nossos pecados, Jesus está colocado à direita da majestade divina, nas alturas. Portanto, nós temos diante de Deus, a nosso favor, o testemunho do Herdeiro do seu Trono, nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, nós, cristãos, nos apropriamos da verdade de que Jesus é o esplendor da glória de Deus e sustenta ainda hoje o universo com o poder de sua palavra. A Palavra nos dá a garantia de que Jesus é o verdadeiro Filho de Deus a quem todos devem adorar juntamente com os Seus anjos. Com efeito, nós poderemos iniciar o nosso ano com toda a segurança seguindo os passos de Jesus na sua caminhada terrena que é modelo para a nossa própria travessia aqui na terra. Para isso, porém, temos que ter o coração e a mente ocupados com a graça do Espírito Santo a fim de não nos desviarmos do caminho que nos é proposto. Se, caminharmos com Jesus seremos também testemunhas fiéis das maravilhas que Ele fez, faz e fará na nossa vida e na história das pessoas a quem nós O anunciamos. - Você está disposto (a) a caminhar com Jesus durante este ano refletindo com a Sua Palavra? – Para você Jesus é digno de louvor e adoração? – Você já experimentou adorá-Lo em comunhão com os anjos e os santos? 

Salmo 96 (97), 1.2b. 6 7c. 9 (R. Cf. 7c)

R. Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria,* e as ilhas numerosas rejubilem! 
2bO seu trono se apóia na justiça e no direito. R. 

6E assim proclama o céu sua justiça,* todos os povos podem ver a sua glória. 
7cAos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!' R. 

9Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes,* e de muito superais todos os deuses. R.

Reflexão - Podemos adorar a Jesus conforme nos conclama o Salmo exaltando-O como o Altíssimo Senhor, que está acima do universo e superior a todos os poderes. Jesus é o rei, nós somos os Seus súditos e, mesmo assim, nós podemos ver a Sua glória. O império de Jesus é um reino de amor e de justiça e não uma dominação que nos é imposta. Somos convidados e motivados a adorá-Lo porque assim a nossa alma se rejubila de alegria.

Evangelho – Mc 1, 14-20


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,14-20
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia,
pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo.
Convertei-vos e crede no Evangelho!' 16E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: 'Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus. Palavra da Salvação.

Reflexão – “os primeiros seguidores”
No tempo certo, Jesus percebeu que teria que se pôr em movimento para que a Sua Missão fosse iniciada. A prisão de João Batista foi para Ele um sinal de que o Evangelho de Deus teria que ser anunciado e de que o reino dos céus estava próximo.  Porém, Jesus não quis fazer nada sozinho, e começou a convocar aqueles que O acompanhariam e seriam os Seus colaboradores. E foi caminhando à beira do mar que Ele encontrou e escolheu os Seus primeiros seguidores. Eram eles, pescadores acostumados a perseverar na procura do peixe, alimento àquela época, indispensável para a sobrevivência humana. Jesus escolheu pescadores que estavam acostumados a enfrentar o mar com o seu perigo e as suas incertezas, mas que tinham a esperança como fundamento para o seu trabalho. Aqueles homens possuíam casa e família, mas vivam condicionados a uma vida sem fronteiras, sem medo de desbravar o desconhecido. A narrativa nos dá conhecimento de que eles confrontavam o mar jogando as redes para a pesca, mas tinham também o momento de parar para consertar as redes. Assim, eles viviam em função das redes.  E foi neste contexto que Jesus encontrou os irmãos, Simão e André, Tiago e João. “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens,” disse-lhes Jesus e eles, “deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus”. Jesus também hoje nos chama para sermos pescadores de homens e nos convida também a que deixemos as redes, isto é, as nossas preocupações, os nossos apegos e tudo que nos amarra à vida antiga. Mesmo que tenhamos trabalho e família e que não estejamos “desempregados” nem “desocupados” Jesus nos convoca para assumir o compromisso de sair à busca de peixes para Ele. Jesus tem fome de muitas pessoas que ainda estão no mar do mundo, sem rumo e que precisam ser achadas, tratadas e curadas. – Você também percebe que o tempo já se completou e que Jesus precisa de você? – Você já é pescador (a) de homens? – Como você tem feito para apanhar os peixes para Jesus? – Como está a sua vida? – Você tem muitas preocupações e ocupações? – Você tem medo de assumir compromissos? – Será que um dia você será cobrado (a) pelo que deixou de fazer? Pense nisso.



Um comentário: