.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

"O SEMEADOR SAIU A SEMEAR..." - Olivia Coutinho


 Dia 30 de Janeiro de 2019

Evangelho de Mc4,1-20

Embora em meio a tantos opositores, a palavra de Deus ainda encontra resposta em muitos corações,  sempre haverá quem a acolhe e se deixa conduzir por ela!
A palavra de Deus é fonte de vida, ela é semente que trás dentro de si, a força do Senhor Jesus que continua lançando sementes em nossos corações, confiante de que nós saberemos cultivá-la no espírito da fé e da fidelidade à Deus!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos apresenta a parábola do semeador! Jesus, dirigindo-se à multidão, fala da importância do acolhimento à palavra de Deus, comparando-a com uma semente.
Falando em parábola, ou seja, fazendo comparações do Reino de Deus, com a realidade vivida pelos os pequenos, Jesus passava a sua mensagem salvífica, revelando  os mistérios do Reino á aqueles que o  buscavam,  confundindo os “grandes” que não viviam a mesma realidade.
Com esta pedagogia, Jesus  falava diante de todos, mas só entendiam, aqueles  que queriam de fato entender, os que estavam abertos para acolher a sua mensagem! E assim, Jesus ia fazendo um passeio amoroso no coração dos pequenos, que entendiam a sua mensagem.
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender da forma de ouvi-la! Para os pequenos, elas revelavam os Mistérios do Reino, já para os “grandes” as parábolas não diziam nada, não passavam de meras historinhas, pois eles não as assimilavam com a vida.
Esta forma diferente, de Jesus ensinar, contando histórias, provocou uma curiosidade nos discípulos, que perguntaram a Ele: “Porque tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”...
Com esta explicação, Jesus diz aos discípulos, que no meio da multidão que o cercava, estavam os que buscavam os seus ensinamentos e os que queriam apenas confrontá-Lo, como os fariseus e mestres da lei que haviam vindos de Jerusalém com um único objetivo:  investigá-lo.
Através das parábolas, Jesus falava somente para os que estavam realmente interessados em acolher e a viver os seus ensinamentos, o que não era o caso dos Fariseus e mestres da lei, estes, tinham o coração fechado, por isto não entendiam a mensagem oculta nas parábolas.
“A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem, é dado a graça de conhecer os mistérios do Reino!” 
Jesus nos chama a sermos semeadores da palavra de Deus, há muita terra fértil, corações sedentos por esta semente! Mas é importante lembrarmos: a palavra que espalhamos, (semente) não é nossa, é de Deus, portanto, quem deve destacar, é o dono desta palavra, e não nós!
Como anunciadores da Boa Nova do Reino, devemos aproveitar todas as oportunidades para lançar a palavra de Deus, tomando para nós, o exemplo do vento, que  apenas  espalha a semente, sem querer saber, em que tipo de terreno ela irá cair.
Que na nossa missão de espalhar a palavra de Deus, sejamos humildes e pacientes  como o agricultor, que não almeja em ser conhecido, e muito menos ter algum prestígio, a nossa alegria deve estar  simplesmente em semear...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/    

Nenhum comentário:

Postar um comentário