.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O chamado de Jesus é objetivo-Helena Serpa


5 DE JANEIRO 2019

 

SÁBADO – TEMPO DE NATAL

Cor - Branco

1ª Leitura -   I Jo 3,11-21

 

Leitura da Primeira Carta de São João 3,11-21
Caríssimos: 11Esta é a mensagem que ouvistes desde o início:
que nos amemos uns aos outros, 12não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. 13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte. 15Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si. 16Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele? 18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. Palavra do Senhor

Reflexão - “amor em ação”

Nessa leitura São João nos conscientiza de que o verdadeiro amor gera a vida e não a morte. O amor que gera vida é aquele que devotamos aos nossos irmãos com obras concretas de solidariedade e ajuda mútua. Quem não ama permanece na morte, assim, pois, quem odeia o irmão é um homicida e não pode conservar a vida eterna dentro de si.   Por isso, ele nos diz que damos a vida pelos irmãos quando concretamente partilhamos o que possuímos com aqueles que estão necessitados e não somente com palavras e de boca. Segundo nos fala São João, o critério para saber se vivemos na verdade e na justiça de Deus é a prática do amor. Se assim vivemos, mesmo que o nosso coração nos acuse do pecado podemos ter paz, porque Deus nos conhece, conhece as nossas boas ações e nos alcança com a Sua misericórdia. Se, temos a consciência tranquila de que estamos praticando a justiça, tenhamos também confiança diante de Deus, pois Ele sabe de tudo a nosso respeito. – Você tem plena confiança na Misericórdia de Deus? – As suas ações de amor são concretas ou você apenas diz que ama? – Você é uma pessoa solidária com os outros ou vive apenas para si? – Reflita sobre isso!

Salmo - Sl 99 (100), 2. 3. 4. 5 (R.2a)

R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

2
Aclamai o Senhor, ó terra inteira, +
servi ao Senhor com alegria, *
ide a ele cantando jubilosos!R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, +
Ele mesmo nos fez, e somos seus, *
nós somos seu povo e seu rebanho.R.

4Entrai por suas portas dando graças, +
e em seus átrios com hinos de louvor;*
dai-lhe graças, seu nome bendizei!R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, +
sua bondade perdura para sempre, *
seu amor é fiel eternamente!R.

Reflexão - O salmo de hoje nos leva a  proclamar que somos povo de Deus, rebanho do Pai, portanto, só a Ele pertencemos. É o nosso desígnio e o anseio do nosso coração servi-Lo com alegria, pois para isto foi que viemos ao mundo. Entrar por suas portas é acolher a sua graça e a sua misericórdia, sem temer mal algum, pois, como diz o salmista, Sua bondade perdura para sempre e Seu amor é fiel eternamente! 
Evangelho - Jo 1,43-51

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1,43-51

Naquele tempo: 43Jesus decidiu partir para a Galiléia. Encontrou Filipe e disse: 'Segue-me'. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.  45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: 'Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José'.  46Natanael disse: 'De Nazaré pode sair coisa boa?' Filipe respondeu: 'Vem ver!' 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: 'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade'. 48Natanael perguntou: 'De onde me conheces?' Jesus respondeu: 'Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi'. 49Natanael respondeu: 'Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel'. 50Jesus disse: 'Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!' 51E Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.' Palavra da Salvação.

Reflexão - “O chamado de Jesus é objetivo”
O chamado de Jesus é muito forte e objetivo, Ele não se explica muito, porque sabe a quem deve chamar e chama àqueles a quem o Pai lhe mostra. Por isso, quando encontrou Filipe disse apenas uma palavra: “Segue-me”. Filipe O seguiu e saiu anunciando o Seu nome para outros a quem Jesus queria convocar. Mais desconfiado, Natanael não quis acreditar quando Filipe lhe falou de Jesus argumentando que de uma cidade tão pequena não poderia vir alguém tão importante. A atitude de Natanael nos mostra que também somos assim!  Desconfiamos, queremos ver grandes feitos, não nos contentamos com coisas simples e pequenas e, como Natanael, só acreditamos quando as palavras de Jesus tocam o nosso coração e falam da nossa vida pessoal. Jesus veio ao mundo para revelar o amor do Pai e a Sua presença no meio de nós. Ele conhece a cada um que chama, e sabe precisamente o que compete a cada um de nós. A todos que Jesus chamou deu provas do Seu poder e da Sua sabedoria. E prometeu coisas maiores do que as que Ele fazia. As suas promessas são também para nós, hoje. Ele nos chamou para viver o reino dos céus, aqui, e promete a manifestação da Sua glória em cada momento de acordo com a Fé que tenhamos na Sua palavra. Aquele que não procura grandes provas  encontra a Deus como mais facilidade. Filipe não perdeu tempo, Natanael precisou que Jesus lhe desse um sinal. – E você? -  Você já pensou que Jesus, neste momento lhe vê e conhece tudo sobre a sua vida? - O que você acha que poderá estar escondendo dele?  - Você é como Filipe ou como Natanael? - Qual a força do chamado de Jesus para você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário