.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

NA FORÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 27 de janeiro de 2019.
Evangelho de Lc 1, 1-4; 4, 14-21.

Estamos vivenciando a primeira parte do Tempo comum compreendida entre o Tempo do Natal e da Páscoa. Nesse tempo, vamos acompanhar Jesus no seu ministério, as leituras vão nos ajudar a descobrir a identidade de Jesus. A liturgia de hoje nos revela que Jesus é o Messias que veio tornar realidade a Palavra de Deus principalmente para os pobres, os doentes, os oprimidos.
Jesus participava da vida do seu povo empobrecido e como bom judeu ia aos sábados na sinagoga. Quando Jesus foi batizado por João, ficou pleno do Espírito, que o conduziu para o deserto onde venceu as tentações.  Depois levado à Galileia, entrou na sinagoga para ensinar a Palavra e era elogiado por todos. Foi a Nazaré onde cresceu e como de costume foi à sinagoga, convidado a ler, abriu o livro do profeta Isaías, que deveria ter mais ou menos de quatro a cinco metros de comprimento, escolheu um trecho que resume o seu programa de ação, seu trabalho, suas atividades. “O Espírito do Senhor está sobre mim....” Ao terminar de ler o texto, Jesus assumiu o papel do Messias dizendo: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
Jesus começou seu ministério proclamando a Boa Notícia. “A Boa Notícia era a libertação dos marginalizados: presos soltos, cegos enxergando, oprimidos libertados. Jesus proclamou o “ano de graça do Senhor”. Em Israel, ao ser proclamado o “ano de graça”, todos os que tinham dívidas recebiam o perdão da dívida, as terras hipotecadas ou roubadas pela ganância dos latifundiários eram devolvidas, os pecados perdoados, as injustiças reparadas, e todo o povo recomeçava uma vida nova, porque a partilha dos bens voltava a regular as relações sociais.”
O programa de Jesus era direcionado aos pobres, aqueles que viviam à margem da sociedade, os excluídos, explorados pelos poderosos, que não tinham como se defender, sem proteção, e vulneráveis às mentiras e violência dos grandes. São os “Anawim”. Jesus tem compaixão dos pobres e quer defendê-los, quer ser o seu libertador, devolver-lhes a esperança. Jesus estava sempre ao lado dos necessitados. O programa de Jesus era uma boa notícia. Para os cristãos a Boa Notícia é Jesus de Nazaré, o Messias.
No mundo greco-romano era bastante usada a palavra evangelho, ou seja, boa notícia e possuía uma conotação política. O evangelho, a boa notícia, eram os reis e imperadores, sobretudo quando percorriam sua terras levando benefícios, dinheiro, distribuindo alimentos, organizando gratuitamente diversões populares e libertando presos.”
O programa de Jesus é completo, reintegra na sociedade todos que estavam excluídos, levando-os a vida plena. É isso que ele quer que façamos, que o seu programa seja o nosso programa, a fim de restaurar a dignidade de todo ser humano, começando pelos mais pobres. A proposta de Jesus é libertar as pessoas de qualquer situação de opressão e miséria, promovendo integralmente a vida.
Nós podemos também levar essa mensagem de esperança aos irmãos. Todos nós podemos contribuir com nossos dons, para a construção de um mundo melhor, onde os valores do Reino de Deus sejam praticados com amor, justiça, solidariedade. Não somos capazes de devolver a vista no sentido físico, mas podemos fazer nossos irmãos recuperar a vista para a verdade, enxergar o que Jesus nos ensina, amar sem medidas. Quantos estão cegos por causa de ideologias divulgadas pelos meios de comunicação, pelas redes sociais. Cegos porque não enxergam o verdadeiro caminho, estão cegos de ódio, de mágoas...,não enxergam o próximo como filho de Deus, sua dignidade, não enxergam a justiça.
Quantos estão presos no seu egoísmo, na ganância, na vaidade sem limites, no sexo exagerado, estão presos nos vícios, na busca de um corpo perfeito, escravos da moda, das vaidades, do luxo, do prazer, presos pela religião, estão alienados, são legalistas.
Os valores do evangelho pode libertar a todos e suas vidas serão mudadas. Tudo pode ser mudado pela força do evangelho, pela Boa Notícia que é Jesus. Jesus quer nos libertar de tudo o que nos oprime e escraviza, que não deixa ver a necessidade do outro, nos libertar de sermos nós mesmos para podermos alcançar o divino que vem até nós.
Jesus agiu na força do Espírito Santo, o mesmo Espírito que o fortaleceu em sua missão aqui na terra, também está em nós animando e encorajando-nos para a nossa missão de discípulos missionários de Jesus para levarmos o evangelho da paz e da esperança a todos. O evangelho contêm as palavras de Deus, a única palavra de vida, que pode orientar-nos eficazmente em nosso caminho para a eternidade, porque Jesus, a Boa Notícia, é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário