.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

“FAZEI TUDO QUE ELE VOS DISSER...” – Olivia Coutinho


2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 20 de Janeiro de 2019

Evangelho de Jo2,1-11

        O evangelho que a liturgia deste Domingo, nos convida a refletir, narra o primeiro milagre realizado por  Jesus, chamado  pelo o evangelista João, de primeiro sinal.
O episódio acontece numa festa de casamento em Caná da Galileia, festa, em que Jesus, sua Mãe e seus discípulos estavam  presentes. 
O texto é cheio de simbologia, tendo como  intensão primeira, destacar o casamento entre Deus e o povo.  
Aproximava-se  o tempo  do encontro, da proximidade de Deus com o seu  povo, na pessoa de Jesus! Maria participa deste  primeiro momento, participa  do  milagre!  Ela ajudou e continua ajudando a fazer a estrada dos muitos  milagres a serem realizados por Jesus em nosso favor. Ele não somente,   recorre a seu Filho por nós, como também, nos aponta o caminho para alcançarmos a graça, que é fazendo o que Ele nos ensinou: “Fazei tudo que Ele vos disser.” 
A narrativa nos mostra a solicitude maternal de Maria, ela se mostrou  sensível diante a dificuldade do outro! Com o seu olhar de mãe, ela percebe de imediato, a falta do vinho, ao invés de levar o fato ao conhecimento do mestre-sala, ela vai direto a Jesus, pois ela sabia que Dele viria a solução!
Com esta atitude de Mãe amorosa, que preocupa com seus filhos, Maria evita que os donos da festa, passassem por um vexame, já que naquela época, o vinho, que era considerado o símbolo da alegria, não podia faltar numa festa.
É interessante perceber, que Maria não pede nada a Jesus, ela simplesmente apresenta-lhe o fato: “Eles não tem mais vinho”! Com esta atitude, ela entrega o problema a Jesus  confiante de que Ele iria agir em favor dos donos da festa.
A confiança que Maria tinha no  Filho, era tão grande, que mesmo antes de um parecer Dele, ela dirige-se aos serventes e diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E o milagre acontece: Jesus transforma a água em vinho, em vinho bom!
Esta passagem Bíblica é rica em detalhes, sugestiva  a  uma profunda reflexão, porque envolve a missão de Jesus e a força intercessora de sua Mãe, que antecipa a sua hora: "Minha hora ainda não chegou."
Maria, não é simplesmente uma figura histórica, e sim, um exemplo de Mulher solidária, atuante, atenta as necessidades do povo! Como Mãe, ela cuida de nós, como nossa intercessora, leva a seu Filho, as nossas súplicas!
O homem foi criado para relacionar com Deus, e esta relação amorosa, começou a partir do ventre sagrado de Maria, o ventre, que abrigou Jesus, o único mediador entre o homem e Deus! 
Somos eternos aprendizes de Maria, com ela aprendemos a sermos mais solidários, a termos  um olhar de misericórdia, a dar passos ao encontro de Jesus no encontro com os pobres, os abandonados, os esquecidos às margens do caminho.
Sigamos o exemplo desta grande mulher, estando sempre atentos às necessidades dos nossos irmãos.
Muitos de nós, não temos paciência de esperar pelo o tempo de Deus, como teve Maria, muitas vezes, na busca incessante do imediato, acabamos nos embriagando com um vinho ruim, um vinho que nos traz uma falsa alegria e assim, vamos perdendo a oportunidade de experimentar o vinho novo, o vinho da alegria verdadeira, vinho do amor e da esperança! É de Jesus que vem este vinho bom, ou seja, Jesus é o vinho bom, o vinho novo, quem o experimenta, não encontra sabor em outro vinho!
Maria foi a primeira pessoa, a beber deste vinho, bebamos com e como ela, deste vinho Novo que é Jesus.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário: