.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

FAÇAM TUDO O QUE ELE VOS DISSER – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 20 de janeiro de 2019.
Evangelho de Jo 2, 1-11.

Esse evangelho narra o primeiros milagre realizado por Jesus pela  mediação de Maria, Ela que foi a primeira pessoa a beber do vinho novo, que é Jesus! Esse trecho tão bonito das bodas de Caná nos mostra claramente o poder da intercessão de Maria, nossa mãe querida. Foi por ela que Jesus fez seu primeiro milagre, por esse milagre Jesus começa a manifestar sua glória e a despertar a fé em seus discípulos, que começam a acreditar nele.
Jesus foi a um casamento com seus discípulos e lá na festa já estava sua Mãe, Maria Santíssima, que também fora convidada. E foi ela quem percebeu a situação desagradável para os donos da festa, a falta de vinho, ela percebeu porque estava atenta às necessidades dos outros. Por isso mesmo, ela se dirige ao Filho e apresenta-lhe a situação: “Eles não têm vinho...” Essa atitude de Maria demonstra que ela sabia que seu filho era o Messias esperado, que ele tinha condições de resolver o problema. Toda mãe conhece o Filho!
Esse Evangelho nos mostra um exemplo claro da atenção, do zelo, do cuidado maternal  de Maria, ela se mostra sensível diante da dificuldade  do outro! Com esta atitude de Mãe amorosa, Maria evita  que os donos da festa passem por um constrangimento, que fiquem envergonhados já que naquela época, o vinho, era considerado o símbolo da alegria, da felicidade, a bebida que não podia faltar numa festa!
O interessante é que Maria não pede nada a Jesus, simplesmente apresenta a Ele o fato: “Eles não tem mais vinho”! Com esta atitude, Maria entrega o problema a Jesus confiante de que Ele agiria em favor dos donos da festa. Jesus disse para sua mãe: “Minha hora ainda não chegou”. Mas a confiança que Maria tinha no seu Filho era tão grande que ela se dirigiu aos serventes dizendo: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Jesus então disse aos servos: “Enchei as talhas de água”. E o milagre aconteceu: Jesus transformou a água em vinho, e em vinho  bom!
Esse texto nos mostra a importante força de intercessão de Maria, que antecipa a hora de Jesus, antecipa a sua missão. Maria é um exemplo de Mulher atenta, atuante, solidária diante das necessidades do povo. Como Mãe, ela é nossa intercessora e leva a Jesus todas as nossas súplicas. Nossa Senhora é a intermediadora entre nós e Jesus. Nós pedimos à Maria e ela leva nosso pedido a Jesus. Ele como bom filho não nega o pedido de sua mãe.
É preciso ficar bem gravado na nossa mente para que quando faltar vinho para alegrar a nossa vida lembremos: “Fazei o que Ele vos disser”!  Este é o mandamento de Maria! Atender a ordem de Jesus. O Evangelho nos mostrou que quando os homens obedeceram..., o milagre do vinho aconteceu!
Há dias em que para nós também falta o vinho da alegria, da paz, da saúde da sobrevivência financeira...  Precisamos ter certeza de que hoje, como nas Bodas de Caná, Nossa Senhora está atenta às nossas carências, as nossas necessidades, Ela escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia... Se confiarmos nela, mesmo que não peçamos nada, ela estará providenciando junto do seu Filho, o vinho que está faltando na nossa vida. No entanto, precisamos seguir o seu mandamento, por isso, é necessário que coloquemos à disposição do Mestre  as nossas talhas e a nossa disposição em fazer tudo o que Ele nos disser.
Maria é a discípula das discípulas de Jesus. Sua vida foi ser obediente a Deus, seus gestos, suas palavras, seus sentimentos, seu jeito de ser, de viver, de fazer era voltado para Jesus. Ela sabia que o principal era fazer a vontade de Deus.
Muitos cristãos acreditam em Jesus, reconhecem que ele é o Filho de Deus, mas na hora de servir, de fazer o que ele manda, desistem, não querem compromisso, acham muito difícil obedecer a Jesus e fazer sua vontade, mas querem tudo o que Jesus possa lhes dar. Se observarmos bem, vamos verificar que muitos cristãos transformaram Jesus num servo poderoso, que deve estar a sua disposição para atendê-los na hora exata.
Ao contrário dessas pessoas, Maria vivia para Deus e para o próximo, sendo obediente a sua Palavra e disponível em servir o irmão. Assim Maria é verdadeira discípula, a obediência e o serviço são inerentes à sua pessoa na maneira de ser e de viver.
Sigamos o exemplo de Maria, obedientes a Palavra de Jesus e sempre atentos  às necessidades dos nossos irmãos, desta forma poderemos experimentar o vinho novo – Jesus – em nossas vidas e viver a alegria de estar com Ele, porque só Cristo poderá transformar a nossa vida, como transformou a água em vinho.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário