.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

JESUS SE APRESENTA COMO O MAIOR DE TODOS OS PROFETAS – Maria de Lourdes Cury.



Domingo, 3 de fevereiro de 2019.
Evangelho de Lc 4, 21-30.

O quarto domingo do tempo comum continua o mesmo caminho do domingo anterior, o reconhecimento e a revelação da identidade de Jesus como aquele que vem em nome de Deus.
O evangelho é a continuação do evangelho da semana passada. Na sinagoga em Nazaré anuncia que a profecia de Isaías está se realizando nele, com isso deixou claro que ele era o Messias, o que escandalizou os presentes porque todos ali o conheciam, eram seus  conterrâneos. Conheciam seus pais: José, o carpinteiro e Maria sua mãe. Como uma pessoa criada ali com eles, pobre, simples poderia se dizer o Messias e falar palavras tão bonitas? Duvidam dele, o pior o rejeitam. Conhecem sua origem e não entendem como é possível aquele homem de Nazaré ter poder de curar e perdoar pecados. Todos se maravilham com suas palavras, reconhecem sua sabedoria e a beleza de suas palavras, mas por conhecer sua origem não o aceitam nem como profeta, pior ainda, o rejeitam.
Jesus conhece seus pensamentos por isso lhes disse um provérbio conhecido na literatura rabínica e grega: “Médico, cure-se a si mesmo!”  Esse provérbio  se explica da seguinte forma: se o Senhor é o Messias, manifeste seus prodígios primeiro em sua pátria, assim como o médico deve, antes de tudo, usar de sua ciência em seu próprio benefício.  Com isso queriam dizer que Jesus deveria fazer milagres em sua terra.
Jesus cita outro provérbio: “Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria,” queria explicar que mesmo se fizesse milagre em Nazaré seria desprezado, pois não passava de um simples filho do carpinteiro. Jesus quis deixar bem claro que o que faltava para aquele povo era fé, por isso não mereciam prodígios. Jesus foi enviado do Pai para todos, mas só os tem coração simples e aberto podem receber sua mensagem de salvação.
Jesus também mencionou os milagres de Elias e Eliseu para mostrar que a atividade do profeta pode ser mais facilmente entendida por estranhos e que a mensagem de libertação não se restringe apenas a um único povo. Os dois profetas realizaram milagres da ressurreição  e da cura  do leproso em benefício de estranhos, porque essas pessoas tinham um coração cheio de fé e sedentos de libertação. Todos ficaram furiosos com essas palavras e entenderam que Jesus estava dizendo que eles eram indignos dos favores de Deus, que não tinham fé. Foram incapazes de compreender que Deus assumiu a condição humana e escolheu os pobres, uma família simples, sem importância e da mesma cidade deles. Por isso levantaram cheios de ira contra Jesus e o levaram até o barranco para atirá-lo no precipício, porque estavam ofendidos, achavam que Jesus só favorecia aos estranhos. 
Mas Jesus com seu poder divino, com a autoridade que possuía, “passou no meio deles e retirou-se”. Não havia chegado o momento de sua morte, não era a sua hora, pois quando chegasse ele se entregaria livremente nas mãos de seus inimigos. Jesus sem medo, sem fugir, sem apressar o passo, sem perder a calma, passou pelo meio daqueles homens furiosos, experimentou sua rejeição, continuou seu caminho e ninguém ousou tocá-lo. Bela atitude de Jesus, só por ela seria suficiente para esses homens sem fé, preconceituosos se converterem. Jesus como homem experimentou tudo o que um ser humano pode experimentar, nisso consiste a sua glória.
Pelo batismo todos nós somos chamados a sermos profetas como os profetas do Antigo Testamento, é Deus que se dirige a nós como dirigia a eles. Somos pessoas simples, conhecidas, temos uma origem, uma identidade, mas Deus nos confia uma grande missão. Deus nos cumula de graças incontáveis para que o nosso agir seja o agir de Jesus. Deus infinitamente misericordioso nos chama a anunciar com nossa vida as alegrias do amor de Deus.
Nossa missão é evangelizar e encontramos na Eucaristia a força, a coragem, o sustento para exercermos nossa missão de anunciadores da Palavra de Deus. A Eucaristia é o alimento dos que necessitam ser nutridos do grande e infinito amor de Deus.  Como nos diz São Paulo:    “Tudo posso n’Aquele que me fortalece”. O caminho do profeta é um caminho de tropeços, de espinhos, caminho difícil, no qual nem sempre se manifestará só a alegria, mas sempre manifestará a graça incontável de Deus nosso Pai, que nos ama com amor eterno. Jamais podemos nos esquecer que Deus age no mundo por meio de seus filhos e filhas e que Ele nos capacitará para agirmos em seu nome. Sejamos, pois perseverantes, tenhamos fé e amor e o resto virá de Deus para enfrentarmos todos os obstáculos que surgirem para nos atrapalhar na missão.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

4 comentários:

  1. Obrigada pela linda reflexão. Abençoado domingo pra você e sua família

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por se dispor a colaborar conosco que fazemos a reflexão nos cultos em nossas comunidades. Reflexão super interessante. Nos ajuda muito. Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Um santo e abençoado domingo a todos! Sabias palavras!

    ResponderExcluir