.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A salvação de Jesus é para hoje!-Helena Serpa


16 DE JANEIRO DE 2019

QUARTA FEIRA – 1ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 2, 14-18


Leitura da Carta aos Hebreus 2,14-18
14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 
15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 
18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação. Palavra do Senhor.

Reflexão - “só um Deus feito homem poderia nos salvar!”
Essa leitura nos leva a compreender a perfeição do plano de Deus para nos salvar do poder do inimigo. O diabo introduziu o pecado no homem como um germe, uma bactéria que o levaria à morte. Somente um Deus feito homem poderia nos redimir, por isso, o próprio Deus se encarnou e assumiu a nossa identidade, nossa fisiologia, nossa forma, nossa humanidade para se tornar um como nós e assim lutar por nós e vencer nos tirando da destruição.   Jesus Cristo, como homem, foi o sacerdote perfeito, que se ofereceu a si mesmo como vítima também perfeita. “Tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação!”  A leitura nos revela que Jesus não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão, isto é, aqueles (as) que têm fé, pois creem, confiam e dependem Dele. Diante do exposto, nós precisamos fazer uma reflexão se, realmente, estamos deixando que Jesus se ocupe conosco, seja o Senhor da nossa vida, e renove a nossa mentalidade humana decaída.  – Você entende agora como foi o plano de Deus para o libertar da morte? – Você já assumiu a vida nova que Jesus Cristo veio lhe dar? – Você tem dúvidas sobre a salvação?



Salmo 104,1-2. 3-4. 6-7. 8-9 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, *
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
2Cantai, entoai salmos para ele, *
publicai todas as suas maravilhas! R.

3Gloriai-vos em seu nome que é santo, * exulte o coração que busca a Deus! 
4Procurai o Senhor Deus e seu poder, * buscai constantemente a sua face! R. 

6Descendentes de Abraão, seu servidor, * e filhos de Jacó, seu escolhido, 
7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, * vigoram suas leis em toda a terra. R. 

8Ele sempre se recorda da Aliança, * promulgada a incontáveis gerações;
9da Aliança que ele fez com Abraão, * e do seu santo juramento a Isaac. R.

Reflexão - Somos descendentes de Abraão porque temos fé, portanto somos também participantes da aliança promulgada por Deus com todas as gerações que, pela Fé aderirem ao Seu Projeto de Salvação. Temos que alimentar em nós essa certeza e por isso, glorificar a Deus, procurá-Lo e buscar constantemente a Sua face.

 

Evangelho – Mc 1, 29-39


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,29-39
Naquele tempo: 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de  cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se.
Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32É tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus.
37Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'.
38Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'.
39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. Palavra da Salvação.

Reflexão – “A salvação de Jesus é para hoje!”
Neste Evangelho Jesus nos dá conhecimento de que a Sua Missão de Salvador se manifesta no dia a dia da nossa vida. As suas atitudes e Seu modo de viver são para nós um referencial para seguir na busca da vivência do reino de Deus aqui na terra. Jesus não deixava nada para o dia de amanhã, mas aproveitava todas as oportunidades para evidenciar a Sua ação libertadora. Ele tinha consciência de que precisava ir adiante, portanto, não se prendia aos lugares e tinha exclusivamente, como objetivo, cumprir a Missão que o Pai lhe confiara. Não tinha tempo para descansar e também não se apegava a ninguém, nem mesmo àqueles (as) que O exaltavam. Ao sair da Sinagoga Jesus  poderia muito bem ter ido descansar.  No entanto, ele se aproximou de uma mulher velha, doente, acamada. Tocou-a e com grande amor a curou fazendo com que ela voltasse a ser útil. Assim como curou a sogra de Pedro restituindo nela a capacidade de servir, Jesus curou também as diversas pessoas que O procuravam. Todos tinham vez na sua trajetória. Cuidava de todos, escutava a todos e atendia a todos e tudo fazia com amor. Não menosprezava os velhos, nem as crianças e curava as pessoas para que elas fossem úteis e tivessem uma vida eficaz. Jesus não desiste da sua missão salvadora e hoje também Ele visita a nossa casa para curar-nos, percorre os caminhos para nos guiar. Somos curados (as) para servir a Deus, por isso, Jesus nos deu o exemplo do que precisamos fazer ao “sair da sinagoga”. O louvar, o orar, o adorar a Deus é fundamental, porém não podemos ficar somente nisso: o Senhor nos envia a também tocar, curar, compreender, amar. Isto é também evangelizar! Precisamos entender que a salvação começa agora no nosso dia a dia. – Tem alguém na sua casa que precisa ser visitado por Jesus, chame-O e Ele irá.
 - Como você vê as pessoas que já estão idosas? O que você faz para que elas sejam úteis? - E você? Você acha que ainda tem jeito? -Qual tem sido o resultado prático e concreto da sua oração e adoração ao Senhor?

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento16 de janeiro de 2019 às 04:20

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir