.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

-Jesus deu poderes aos doze, Mc 6,7-13, José Salviano


07 de Fevereiro de 2019

 

Evangelho Mc 6,7-13

 


O Evangelho de hoje nos mostra Jesus enviando os doze primeiros catequistas para anunciar a palavra de Deus por todos os lugares por onde passavam. Jesus lhe deu poderes de cura e de fazer milagres, para que a sua missão tivesse mais credibilidade. No entanto, como é de se  esperar, nem todos aceitam a mensagem de paz e de amor vinda por parte de Deus. Assim, Jesus recomendou àqueles discípulos, que na casa onde não o recebessem, eles saíssem de lá e em seguida sacudissem a poeira dos pés. Este era um gesto simbólico que queria dizer, entre outras coisas: Nós fizemos a nossa parte. Eles nos recusaram, então agora os entregamos ao Pai...
Doze é um número simbólico que significa as doze tribos de Israel, e que também significa a humanidade inteira. “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho”. “Ide por todos os cantos, e dizei que o Reino de Deus está próximo”.
Jesus os enviou dois a dois, e isso também tem um significado. É o sentido de comunidade. Nós devemos sempre evangelizar em comunidade.
O número dois também nos lembra ou significa o nosso pai e a nossa mãe, que são os dois primeiros catequistas que tivemos na vida. Pelo menos deveriam ser. Foram eles que nos ensinaram a rezar, que pegaram na nossa mãozinha e nos ensinaram a fazer o sinal da cruz, e nos transmitiram a palavra, e o mais importante, foram eles que nos transmitiram a prática da fé, com o seu exemplo. Pois acreditar somente não basta. É preciso praticar a nossa fé.
Paulo não estava entre esses primeiros escolhidos para a missão de evangelizar. Paulo, assim como muitos outros, incluindo eu e você, foi escolhido e chamado depois. E a escolha de Paulo foi de forma bem contundente, o que aconteceu na estrada de Damasco, conforme já o sabemos.
Deus não precisa de nós para nada. Ele criou o mundo sozinho e o fez isso do nada!  Porém, para a nossa própria salvação, e por seu imenso amor, Ele quis precisar dos nossos olhos, da nossa boca, dos nossos pés e braços para continuar o seu trabalho de levar a salvação ao mundo. Desse modo, cada um de nós é chamado, é convidado a participar da continuação da missão de Jesus na Terra.
Mesmo que não tenhamos o dom da palavra, mesmo que não temos muito estudo, podemos sim catequizar pelo nosso exemplo e pelo nosso testemunho de fé, diante de todos. A começar pala nossa família.
Não sejamos seres inúteis! Parecidos com a palha que só servirá para ser queimada, anunciada por Jesus no Evangelho.
Caríssimas e caríssimos. Vamos hoje ouvir o chamado de Deus. Ainda é tempo. Nada está perdido! Vamos ouvir a voz de Deus que nos chama e nos orienta no sentido de como deveremos colaborar para a propagação do Reino dos Céus na Terra, e pela salvação dos nossos irmãos, os quais estão perdidos na escuridão do pecado. Muitos estão sofrendo hoje porque se desviaram do caminho de Deus, e estão batendo as cabeças perdidos sem encontrar a saída. Ajudemo-los! E assim, Deus nos ajudará!

José Salviano.


Um comentário:

  1. Eu agradeço profundamente à Deus, pela ajuda deste comentarista. Que Deus o conserve sempre assim!!!!

    ResponderExcluir