.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

"ONDE ESTÁ O REI DOS JUDEUS QUE ACABA DE NASCER?” – Olivia Coutinho


SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR.

Dia 06 de Janeiro de 2019

Evangelho de Mt2,1-12

Celebramos hoje, a solenidade da Epifania do Senhor, ainda dentro do ciclo do Natal, que terminará no próximo Domingo, com o Batismo do Senhor!
Epifania significa a manifestação do Senhor, é a festa do encontro, quando o Deus menino se deixa encontrar por aqueles que o procura!
Diz o profeta Isaías: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.” (Is60,1) Os que deveriam acolher esta Luz, a rejeitaram, autoridades políticas e religiosas, não somente rejeitaram esta Luz, como quiseram também, apaga-la, o que não conseguiram. 
Ao contrário destes habitantes de Jerusalém, outros povos, representados pelos os Magos, vieram de outras Nações e se prostrarem diante do Menino! Eram pessoas pagãs, que não tinham o conhecimento das Escrituras, como os fariseus e mestres da lei, mas instintivamente, eles buscavam Deus à  maneira deles.
O evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, narra o encontro dos Magos com o Rei do Universo! Mateus é o único evangelista que narra este episódio. Diz a tradição, que os Magos eram Reis, o que a Bíblia não confirma. O que se diz, é que estes homens, eram sábios, pessoas ligadas a astrologia...
Se os Magos eram Reis ou não, isso não importa o importante, é a lição que eles nos passam: mesmo sendo pessoas importantes, se fizeram peregrinos, deixaram a “astrologia,” deixaram tudo, para irem ao encontro do astro Maior: o Menino Deus! 
Ao chegarem à  Jerusalém, o centro do poder político e religioso, os Magos depararam com o grande inimigo do Rei que acabara de Nascer: o rei Herodes, que tentou enganá-los, dizendo desejoso de conhecer o novo Rei dos Judeus.
Os Magos queriam encontrar o Rei dos Judeus para adorá-lo, Herodes, queria encontrá-lo, para eliminá-lo, o que ele tentou fazer posteriormente, mandando matar todas as criancinhas de dois anos para baixo.
No final deste episódio, é Herodes que acaba sendo enganado pelos os Magos, que ao voltarem para suas terras, tomaram um caminho diferente, deixando o inimigo de Jesus, furioso. 
Vindos de terras distantes, os Magos, certamente, enfrentaram muitas dificuldades pelo o caminho, até chegarem à Jesus, certamente, foi uma longa viagem, sem muitas informações, se orientando apenas por uma estrela.
Guiados por um sinal luminoso, os Magos tinham tanta certeza de que encontrariam o menino, o qual eles deveriam adorar, que até levaram presentes de grandes significados para oferta-lo: ouro para o Rei, Incenso para o Divino, Mirra para o humano.
Mesmo sem conhecerem as escrituras, eles sabiam que Jesus era Rei, que Ele era Deus e que era humano. Enquanto que muitos que conheciam a fundo as escrituras, o rejeitaram.
Muitos de nós, também rejeitamos Jesus, ao não acolher o nosso irmão, nem sempre,  estamos dispostos a fazermos a  difícil viagem de sairmos de nós mesmos, para irmos ao encontro de Jesus, na pessoa do irmão. 
Ao contrário dos Magos, que procuravam por Jesus sem muitas informações, nós temos muitas informações sobre  como chegar até Ele, onde e como encontrá-lo.
Podemos encontrar Jesus de várias formas, mas é na pessoa do irmão que sofre que Ele espera por nós, pois é nestes irmãos, que a sua presença se faz visível.
Os Magos do Oriente, fala-nos de perseverança, de unidade, de busca e de encontro, chamando a  nossa atenção, sobre a importante de sermos perseverantes nas nossas buscas, respeitosos com as diferenças religiosas.
Como os Magos, que  foram acolhidos pelo o Deus Menino, nós também, somos acolhidos por Deus. Deus não  exige identificação de ninguém, Ele acolhe a todos que o busca em Jesus, independente de suas crenças, de suas religiões...
“Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.” Naturalmente, Maria toda feliz, mostrou o Menino Jesus aos visitantes. Este foi o momento exato da Epifania do Senhor, o momento em que o Filho de Deus é apresentado ao mundo, na pessoa dos Magos.
Podemos redesenhar esta cena, nos colocando juntos dos Magos, numa postura de adoração ao Rei do Universo, não vamos entregar a Ele algum presente, mas nos entregar, como presença Dele, na vida do outro.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/    

7 comentários:

  1. Bom dia querida catequista, Que a graça do Senhor esteja sempre com tigo. om final de semana, na paz do senhor.Ponhe tua mão na mão do meu Senhou da Galilei.Amém.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ler e reflectir esses seus comentário pois aprendo muito com seus mesmos

    ResponderExcluir
  3. É assim que se evangeliza, continue firme e que Deus sempre lhe dê força na caminhada. abraço

    ResponderExcluir
  4. Linda reflexão, obrigada, leio toda a semana, me ajuda muito, sou ministra da palavra e gosto muito de ler as suas palavras colocada aqui neste sait.obrigada um grande abraço e que Deus vinticonte iluminando sempre.

    ResponderExcluir
  5. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia A paz de Jesus gosto muito de ler suas reflexões pois são muito sábias que Deus continue te dando sabedoria ,junto com todos colaboradores deste site

    ResponderExcluir
  7. BOA TARDE PÁZ E BEM OBRIGADA OLIVIA COUTINHO POR SUAS REFLEXÃO COLOCANDO EM PRÁTICA GOSTO MUITO DE LER E REFLETIR E DAR CONTINUIDADE PODENDO LEVAR A PALAVRA DE DEUS NA MINHA COMUNIDADE DEUS ABENÇÓE

    ResponderExcluir