.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

“QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?” Olivia Coutinho


Dia 29 de Janeiro de 2019

Evangelho de Mc3,31-35
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que a mãe de Jesus e os seus irmãos, ficaram do lado de fora do local onde Ele estava ensinado  uma multidão, e mandaram chama-lo: “ Tua mãe e teus irmãos estão lá fora a tua procura.” Jesus não afastou da  multidão para atendê-los, não interrompeu a  sua missão  junto aqueles que o Pai lhe confiara, para atender a sua família, demonstrando assim, uma atenção igualitária para com sua família de sangue e a família de Deus.
Para que tenhamos um entendimento melhor deste  evangelho,  é importante conhecermos um pouco mais a Mãe de Jesus, a sua  postura diante o projeto de Deus, uma que ela abraçou por inteiro, colocando-o como prioridade na sua vida!
Maria nunca quis reter Jesus  para si, ela sempre soube, que mesmo  tendo nascido de suas entranhas, Jesus  não lhe pertencia.  Ela sempre se postou humilde diante do Filho, nunca reivindicou um tratamento especial por parte Dele, pelo o contrário, se colocou como sua discípula, sua aprendiza.
É natural  que os familiares de Jesus se assustassem vendo-o cercado pela a multidão, tudo aquilo, era grande demais para a compreensão deles, que eram acostumados a conviverem com um  jovem simples no seu  pacato ambiente familiar. 
Nas primeiras vezes, que os parentes de Jesus, o viram cercado pela a multidão, chegaram a pensar, que Jesus estava louco, fora de si. Mc3.21. O que não deixava de ser uma  verdade, pois  Jesus, realmente  estava mesmo fora de si, isto é, Ele havia saído de si mesmo, para  estar  no Pai, para fazer a sua  vontade.
Jesus era verdadeiramente humano, e verdadeiramente Divino, mas a partir do momento em que Ele assume o seu ministério, foi o seu lado divino que falou mais alto.  E Maria, no seu silencio, aos poucos ia compreendendo  tudo aquilo, ela sabia, que mais cedo ou mais tarde, seu Filho sairia de casa, para se entregar à missão, que o Pai lhe confiara.  Além do Anjo, na anunciação,  também, o profeta Simeão, lhe revelara tudo sobre futuro de Jesus.
Para muitos, a atitude de Jesus, descrita neste evangelho, soa como um desprezo Dele para com a sua mãe, o que não passa de um grande engano, pois ao acolher o povo como membros de sua família, Jesus demonstrou um amor grandioso pelo o Pai, gesto, que certamente alegrou sua, mãe pois assim como Jesus, ela só queria agradar a Deus, fazer a sua vontade! 
"Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe"! Com estas palavras, Jesus não desconsiderou sua Mãe, pelo o contrário, a elevou, pois ninguém mais do que Ela, fazia a vontade de Deus! Ela se colocou como sua serva, desde o anuncio de que ela seria a mãe de Jesus! "Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim, segundo a Sua vontade"!
Sempre que deparamos com este evangelho, ficamos centrados na referencia que Jesus faz de quem é a sua família, ou questionando se Maria teve ou não outros filhos, com isso, deixamos de meditar a mensagem principal do evangelho, que é um convite a fazermos à vontade do Pai condição para nos tornarmos membros de sua família.
A nossa procura por Jesus, deve ser sempre na condição de discípulo, daquele que quer aprender com o Mestre, como fazia Maria. Maria abriu mão de sua maternidade para se tornar discípula do Filho...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. É um belo comentário, muito obrigado por nos dar essas belas reflexões!

    ResponderExcluir