.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

“SENHOR, SE TU QUERES, TU TENS O PODER DE ME PURIFICAR. ”Olivia Coutinho


Dia 11 de Janeiro de 2019

Evangelho de Lc5,12-16

O ponto fundamental de todos os ensinamentos de Jesus, sempre foi o amor! Jesus era movido pelo o amor, por onde Ele passava, a sua presença exalava amor, todas as suas ações se convergiam para o bem das pessoas, principalmente, para aqueles que o mundo desprezava!
Como continuadores da presença de Jesus aqui na terra, não podemos ficar indiferentes ao sofrimento dos nossos irmãos e nem deixar que eles desconheçam a verdade que liberta!
Podemos ter fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os ditos e feitos de Jesus, não daremos testemunho do seu amor no mundo, portanto, o reino de Deus não acontecerá através de nós.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra mais uma ação vivificante de Jesus, na qual, podemos perceber, mais uma vez, a sua compaixão para com os sofredores! Desta vez, o beneficiado desta sua ação libertadora, é um homem acometido por uma doença que não só lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma: a lepra!
A lepra, hoje conhecida como hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia, era considerado impuro, condenado ao isolamento a viver fora do convívio social, religioso e familiar. Quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus, mas como os fariseus, não reconheciam Jesus como Deus, eles ficavam furiosos diante as curas que Ele realizava, chegando ao absurdo de atribuí-las ao poder de satanás.
Em Jesus, aquele leproso enxergou a sua única possibilidade de cura, por isto, ele não hesitou em infringir as leis para chegar até a Ele! Prostrado a seus pés, o leproso disse: “Senhor, se queres, tens o poder de me purificar.”
Contrariando as leis que proibia qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que o leproso aproxime Dele, como também toca nele dizendo: “Eu quero: fica purificado!“ Quando o leproso disse: “purificar,” denota-se que o próprio doente, sentia-se impuro, é que era colocado na mente desses doentes, que a lepra, era um castigo de Deus para pagar pecado de si próprio ou dos seus antepassados, o que os fazia sentir mais excluído ainda, até por Deus.
Livre daquela doença,  aquele homem, antes excluído, sente abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, a graça de Deus, recobrando para além da sua vida física, a sua vida social e religiosa.
Superada a marginalização e completamente revestido da graça de Deus, ele vê abrir diante de si, novas perspectivas! E mesmo sendo recomendado para não espalhar o acontecido, ele não consegue guardar para si, tamanha alegria! Ao sair dali, aquele homem, proclama veemente o nome de Jesus, fazendo chegar a todos, o seu testemunho de fé!
Para absorvermos melhor a mensagem que o texto quer nos passar, é importante nos colocarmos dentro do contexto, para que possamos sentir também, a alegria de quem é libertado por Jesus, é esta alegria que vai nos motivar a sermos continuadores e multiplicadores das ações vivificantes de Jesus!
Pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de aproximarmos de Jesus, de sermos tocado por Ele!
 A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus como colocou aquele leproso.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/    

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão...Deus a abençoe!!!

    ResponderExcluir