.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

TODOS VERÃO A SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 9 de dezembro de 2018.

Evangelho de São Lucas 3,1-6

O Evangelho do segundo domingo do Avento narra o chamado de João para preparar o caminho do Senhor.
São Lucas evangelista, bastante histórico em suas narrações, quer marcar o tempo e o lugar em que Jesus iniciou seu ministério público, por isso ele define bem quem eram os governantes oficiais da época, civis e religiosos, os quais estão associados à morte de João e de Jesus.
João, filho de Zacarias, que morava no deserto, recebeu de Deus a missão de preparar o coração do povo para acolher o Messias Jesus, por isso foi para o Rio Jordão pregar o batismo de conversão e penitência para o perdão dos pecados. O batismo de João não era sacramento, era um convite à penitência, representava o batismo, que Cristo iria instituir. Só o batismo de Jesus iria purificar e santificar realmente.
João convidava todos para iniciar uma nova história, ensinava a doutrina, preparava todos para se aproximar de Jesus e receber a graça e a santificação de suas próprias mãos, quando Ele viesse. João percorria as margens do Jordão, ora na margem esquerda, ora na margem direita chamando o povo à conversão e a penitência para receber Jesus. O batismo era o sinal que marcava o novo início. É necessário aceitar o novo que está para chegar.
João veio para preparar os caminhos, ele é o precursor e profeta do altíssimo. Ele pregava, mas o que mais atraía o povo era seu testemunho, seu exemplo. Muitos se juntaram a ele por causa nem tanto pelas palavras, mas pelo seu exemplo de vida.
João assume a identidade de quem veio gritar, usa as palavras do profeta Isaías: “Preparai o caminho do Senhor”. A mensagem de João Batista preparava o povo para um acontecimento de grande alegria - a vinda do Messias, Jesus de Nazaré! João veio antes de Jesus para preparar o caminho, isto é, preparar o povo para receber Jesus. O caminho são os ânimos, os corações dos homens, que deverão ser preparados pela penitência que João pregava. Os montes e os vales são as desigualdades e asperezas dos corações.
Nós que nos dizemos apóstolos de Jesus, devemos praticar o que transmitimos, com palavra e exemplo de vida cristã, para que sejam eficazes, como as de João.
Este evangelho nos convida para que preparemos o caminho do Senhor. “Preparai o caminho do Senhor” significa facilitar a sua chegada entre nós, tirar das nossas vidas tudo que possa impedir um encontro real e pessoal com nosso Deus que se encarnou para nossa salvação. Tirar as pedras, as barreiras que não nos deixam encontrar com Jesus. Enfim, tirar do nosso caminho, do nosso coração o pecado, a maldade, o egoísmo, o lixo...
Somos convidados para uma conversão pessoal, que é um processo contínuo na vida de todos nós. Todos os dias, temos algo para mudar, melhorar, corrigir, aperfeiçoar. Mas também há o desafio para que nos empenhemos na luta contra tudo que possa diminuir a vida humana - tudo que causa sofrimento aos nossos irmãos e irmãs. No mundo em que vivemos, impera a lei do mais forte. Os valores como honestidade, retidão, sinceridade, bondade, justiça, solidariedade, respeito, misericórdia, domínio de si, mansidão e muitos outros valores que conhecemos, são cada vez menos valorizados.
A voz do Precursor nos desafia para que a nossa conversão pessoal também se manifeste no esforço para a construção de um mundo mais digno, justo, humano e fraterno, que é o mundo que Jesus veio estabelecer, que Ele ensinou e sonhou. É preciso ter um coração cheio de misericórdia e a presença de Deus junto de nós, nos ajudará lutar por mudanças porque nos preocupamos com o bem estar e a salvação do próximo.
Preparar os caminhos do Senhor significa praticar a caridade, partilhar o pão e amar o próximo. Preparar os corações para Jesus significa empenhar-se no trabalho evangelizador. Precisamos falar e testemunhar Jesus aos nossos irmãos, precisamos ser discípulos missionários e fazer Jesus mais conhecido e amado para que o mundo seja evangelizado, melhore e mude. E assim... “todos verão a salvação que vem de Deus”.
João Batista, o precursor do Messias Jesus, nos ensina a dar testemunho de nossa fé cristã: como João nós somos mais que uma voz, que clama no deserto deste mundo violento e injusto, nós temos que dizer que em Jesus, Deus nos visitou definitivamente, para mostrar-nos seu amor, sua misericórdia, sua ternura, nos libertar de nossas opressões, para batizar-nos não só com água, mas com o fogo de seu Espírito, que nos transformará em homens e mulheres de paz, justiça e solidariedade.
Todos os anos o Advento se repete certamente para nos dizer: vamos começar de novo, com novo ânimo, coragem, força...  Preparar hoje o caminho do Senhor significa continuar acreditando, continuar tentando. Crer e tentar de novo. Não desanimar e nem nos deixar influenciar pela corrupção da sociedade e pelo desânimo das nossas comunidades em seguir o Senhor.
Preparai o caminho do Senhor! Sejamos nós, meu irmão, minha irmã essa voz que grita também convidando a todos para acolher Jesus, o Senhor, que já nasceu, vive no meio de nós e mora nos nossos corações.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes


Um comentário: