.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Precisamos nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus-Helena Serpa



26 DE DEZEMBRO DE 2018

4ª. FEIRA – SANTO ESTEVÃO, O

PRIMEIRO MARTIR - FESTA
Cor Branco
1ª. Leitura – At 6, 8-10;7, 54-59

Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,8-10;7,54-59
Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos,
e alguns da Cilícia e da Âsia, começaram a discutir com Estêvão.
10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus
e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: "Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus". 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes
aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: "Senhor Jesus, acolhe o meu espírito".
Palavra do Senhor.

Reflexão - “Estevão o primeiro mártir cristão
Na narrativa dos Atos dos Apóstolos nós nos deparamos com Estevão, o primeiro mártir cristão. Cheio de graça e de poder ele realizava prodígios e grandes sinais entre o povo e, por essa razão,  foi perseguido por aqueles que não reconheciam a Jesus, mesmo depois da Sua ressurreição. Eles se enfureciam contra Estevão e não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Perseguido e apedrejado, mesmo assim, Estevão testemunhou a glória de Deus usando palavras firmes quando narrou que “viu o céu aberto e Jesus à direita do Pai.” Neste mesmo contexto ele foi arrastado para fora da cidade, apedrejado e morto na presença de testemunhas, inclusive, de Saulo de Tarso. Para nós, aparentemente, esse cenário se apresenta como o retrato de uma grande desgraça, contudo se nos colocarmos na perspectiva de Estevão, e da missão que ele tinha aqui na terra, iremos descobrir que o  poder e a glória de Deus se manifestam concretamente, por meio de cada um de nós que cumpre com fidelidade o papel que Deus nos destinou. E quando enfrentamos os desafios em nome de Jesus o céu também se abre e o próprio Jesus aparece para nos dar segurança, conforto manifestando assim a Sua glória por meio de nós. Assim sendo, não precisamos nos angustiar nem desesperar na hora em que estivermos sofrendo por causa do cumprimento do nosso dever em vista do reino de Deus. Mesmo que nos persigam e nos apedrejem com palavras e ações rebeldes, nós podemos ter a certeza de que a glória do Senhor se reflete no nosso semblante e alguém vai ser tocado por causa disso.    Alguma vez você já enfrentou os homens para defender a Deus? - Como você tem agido diante das heresias que os homens praticam contra Deus? – Você tem agido diferentemente da mentalidade do mundo? Você tem receio de ser chamado (a) de carola, beato (a), santinho (a)?

Salmo 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)

R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

3cSede uma rocha protetora para mim, *
3dum abrigo bem seguro que me salve!
4Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;*
por vossa honra orientai-me e conduzi-me!R.

6Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
8aVosso amor me faz saltar de alegria, *
8bpois olhastes para as minhas aflições.R.

16bEu entrego em vossas mãos o meu destino;*
16clibertai-me do inimigo e do opressor!
17Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, *
e salvai-me pela vossa compaixão!R.

Reflexão - A cada momento da nossa vida precisamos cultivar o hábito de entregar a Deus o nosso espírito. Quando nos abandonamos nas mãos de Deus e nos entregamos a Ele de todo o coração, os nossos inimigos fogem e nós nos tornamos pessoas serenas. Deus tem compaixão de nós e sabe que nós necessitamos do Seu abrigo e da Sua proteção. Se acreditássemos, realmente, na misericórdia e na fidelidade do nosso Criador, nós nunca teríamos um espírito atribulado e aflito, mas conservaríamos sempre a alegria e a serenidade dentro de nós.

Evangelho – Mt 10, 17-

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,17-22
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos 17"Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 8Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão.
22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome.
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo".
Palavra da Salvação.

Reflexão – “precisamos nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus
Neste Evangelho Jesus nos ensina a encarar os desafios da nossa missão com confiança na ação Espírito Santo que Ele nos deixou.
O Espírito Santo é o agente por meio do qual Deus se manifesta para realizar a Sua vontade em nós e por nosso intermédio. Por isso, Jesus instruía aos seus discípulos como fazer quando fossem arrastados diante dos homens e dos tribunais em defesa do reino de Deus. Já de antemão Ele os advertia e abria os olhos em relação às coisas que poderiam acontecer, porém Ele lhes mostrava  a chave principal para que o reino de Deus se manifestasse com força: ficar aberto ao poder do Espírito Santo! Este é  para nós também hoje um ensinamento precioso: não precisamos fazer cálculos, nem planos. Não precisamos nos atemorizar nem nos tornarmos subservientes às acusações e às apelações dos nossos carrascos.  Apenas, precisamos nos deixar  conduzir pelo Espírito de Deus e perseverar com firmeza e determinação. A perseverança é o único esforço que precisamos fazer e é a parte que nos compete. Não desistir, não perder a esperança nem a fé e deixar que o Espírito Santo no momento exato faça Deus reinar em nós e tudo será realizado conforme o seu querer. – Você tem perseverado na oração, na Palavra, nos Sacramentos e na vivência do Amor? – Você pede a ajuda do Espírito Santo quando vai falar e agir? – Com o Espírito Santo você fará prodígios e milagres acontecerem.

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir