.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

4o Domingo do Advento-Jorge Lorente


Evangelhos Dominicais Comentados

23/dezembro/2018 – 4o Domingo do Advento

Evangelho: (Lc 1, 39-45)

Naqueles dias, Maria se pôs a caminho e foi apressadamente às montanhas para uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Aconteceu que, mal Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou em seu ventre; e Isabel, cheia do Espírito Santo, exclamou em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!  Donde me vem a honra que a mãe do meu Senhor venha a mim? Pois quando soou em meus ouvidos a voz de tua saudação, a criança saltou de alegria em meu ventre. Feliz é aquela que teve fé no cumprimento do que lhe foi dito da parte do Senhor”.

COMENTÁRIO

Hoje é o quarto e último domingo do Advento. Estamos próximos da grande Festa de Natal. É o nascimento do nosso Deus que se faz criança e vem morar entre nós.

Deus está conosco, se fez homem e nasceu de uma mulher. É esta mulher que hoje encontramos na liturgia. Uma mulher forte, corajosa e que não mede esforços para estar presente onde dela necessitem. Muito preocupada, com sua prima, Maria enfrentou caminhos difíceis, mas chegou lá.

Convém lembrar que naquele tempo não havia ‘UBER’, ônibus, trem ou carro. Se não viajou a pé, na melhor das hipóteses, a jovem Maria viajou no lombo de um burrinho.

No caminho não havia também Fast-food’s e restaurantes, por isso, certamente, chegou cansada, com fome e com sede, mas nada disso impediu a comemoração na sua chegada. Foi recebida com honras e muita alegria por Isabel e por João Batista.

Este relato parece uma simples visita, mas estamos diante de dois grandes gestos de humildade. Primeiro observamos a Mãe de Deus colocando-se a disposição para ajudar. E, se olharmos atentamente veremos que Jesus, ainda no ventre de sua Mãe, humildemente, também se apresenta a João Batista.


Jesus foi ao encontro de seu discípulo. Pela reação de João, parece-nos que Jesus já estava dando as primeiras instruções ao seu precursor. E João não perdeu tempo, aprendeu a lição e, ainda no ventre de sua mãe, arrumou um jeito de ressaltar a presença do Filho de Deus. Antes de nascer, João já estava evangelizando.

É essa disponibilidade que Jesus espera encontrar em cada um dos seus discípulos. Aquele, de quem não somos dignos de desatar a sandália, espera muito de cada um de nós. Jesus quer que façamos exatamente como fez a sua Mãe. Por piores que sejam os caminhos, custe o que custar, Jesus quer ver-nos visitando os irmãos.

Maria, humildemente se diz a serva do Senhor. A serva de Deus, também é a serva dos homens. Sua visita a Isabel, simboliza sua total entrega aos necessitados. A presença de Maria leva alegria, júbilo e paz na casa de Isabel. Assim é a Nossa Mãe, onde Ela está presente, lá estão presentes a alegria e a paz.

“Bem-aventurada aquela que acreditou! Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Isabel, iluminada pelo Espírito Santo, soube enxergar a presença divina naquela visita.

Isabel diz que não é merecedora de tão grande alegria. De fato, nenhum de nós, é merecedor de tamanha alegria. É um presente do Pai nós podermos ter, permanentemente, em nosso lar a Mãe do Salvador e nossa Mãe.

Esse privilégio não se dá por nossos méritos, mas sim pela bondade infinita de Deus que nos ama e que nos deu sua própria Mãe como companheira, Mãe e protetora. No entanto, carregar o Salvador dentro de si não deve ser exclusividade só de Maria.

Todos nós devemos ser portadores de Cristo e, como Maria, devemos levar Vida ao mundo. Levar Vida é apresentar Jesus Cristo, é construir a paz e a justiça através da doação do seu próprio ser.

(1335)

  jorge.lorente@miliciadaimaculda.org.br23/dezembro/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário