.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

“EU NÃO SOU DIGNO DE DESAMARRAR A CORREIA DE SUAS SANDÁLIAS.”- Olivia Coutinho


III DOMINGO DO ADVENTO.

Dia 16 de dezembro de 2018

Evangelho de Lc3, 10-18

Estamos no terceiro Domingo do advento, chamado Domingo da alegria!
O advento é um tempo de gratidão, de reafirmar o nosso desejo de buscar sempre a conversão do coração, única condição para que possamos estar  sempre com Jesus, vivendo um eterno Natal!
Na expectativa de celebrarmos mais uma vez, as alegrias do Santo Natal, o nosso coração se abre para acolher Jesus que já está no meio de nós, mas que às vezes, nos distanciamos Dele, ao nos distanciar do nosso irmão, daquele que busca Jesus em nós!
Neste tempo de graça, em que sentimos o céu mais próximo da terra, tudo vem nos falar de amor, de um amor que nos remete ao coração do Pai, que através do seu  Filho, nos concede a graça de redescobrirmos o caminho da vida!  
Em meio a este mundo tão conturbado, onde imperam o individualismo, a ganância, Deus vem reacender em nossos corações, a chama da esperança, lembrando-nos, através da celebração do nascimento de seu Filho, o quanto  Ele nos ama!
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, chama a  nossa atenção para uma questão  fundamental: o que devemos fazer para que Jesus possa entrar na nossa vida e permanecer em nós? Uma pergunta semelhante a essa, foi feita a João Batista depois de uma de suas pregações um tanto exigente Lc3,9: “O machado já está posto na raiz das arvores. Alertados por João, sobre a importância  de buscar a conversão, o povo perguntou: “ O que é que devemos fazer?” Às multidões, João pede a partilha: “Quem tiver duas túnicas, dê uma aquém não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. Aos cobradores de impostos, conhecidos como publicanos, João  pede a retidão, ou seja, que eles não cobrassem além do valor devido, e aos soldados, ele  pede à  superação violência.
Tanto para os cobradores de impostos, como para os  soldados, os apelos são incisivos: não sejam corruptos.
Desde a era de João,  os  apelos são sempre   os  mesmos: Partilha, retidão, superação da violência. É triste perceber, que mesmo com tantos apelos, o mundo parece que  não mudou, falta partilha, retidão e a corrupção ficou comum...  
O texto vem nos mostrar ainda, o antigo testamento dando lugar ao novo, João Batista, foi o último profeta do antigo testamento, àquele que apontou o novo,  que era e que continua sendo novo: Jesus!
A cumplicidade de João Batista com o projeto de Deus e sua pregação, tomou uma dimensão tão grande, que ele chegou a ser confundido com o Messias, aquele  que estava por vir, mas ele sempre  deixava claro, que ele não era o Messias, e que nem seria digno de desamarrar a correia de suas sandálias.
 Uma das grandes virtudes que marcou a vida de João Batista foi a humildade, ele sempre se colocou no lugar de mensageiro, não aproveitou de seu prestígio junto ao povo, para se autopromover. 
Foi pela  revelação de Deus, que o profeta João Batista tomou conhecimento da grandiosidade de Jesus, o que aconteceu  bem antes do seu encontro com Ele, nas águas do rio Jordão, onde ele  realizava o batismo de conversão, ocasião, em que Jesus fora apresentado pelo o Pai, à humanidade: “Este é o meu Filho amado que muito me agrada” Mt 3,17
João Batista aplainou o caminho  do Senhor com a sua pregação e com o seu testemunho , ele foi um grande exemplo de quem realizou  exclusivamente a vontade de Deus, não se acomodando nas tradições antigas,  pelo o contrário, ele buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo!
Vem Senhor Jesus, vem realimentar a esperança dos desesperançados, dos que estão cansados de serem maltratados por uma sociedade excludente, que valoriza o ter e ignora o ser. 
Vem Senhor Jesus, vêm recolocar nos nossos lábios o sorrido apagado pelas as tribulações deste mundo tão desigual.
Alegremo-nos neste Domingo sabendo que a força da mensagem de João Batista continua  viva e atual, que estejamos dispostos a acolhe-la.    

Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos!
O senhor está perto.  (FI 4,4-5)
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. SAUDAÇÕES!
    OLIVIA, MUUUUITO OBRIGADA PELO PRESENTE MARAVILHOSO PARTILHADO!!! VOCÊ É UMA ILUMINADA. QUANDO NÃO ENCONTRO UMA POSTAGEM SUA SEMANAL DE CADA DOMINGO, NESTA BENÇÃO DE BLOG, FICO TRISTE. AGORA, ESTOU MAIS ALIMENTADA ESPIRITALMENTE E MAIS FELIZ. GRATA!
    DEUS TE ABENÇOE, SEMPRE MAIS!

    ResponderExcluir