.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

-Com o que comparar esta geração?, Mt 11,16-19-José Salviano


14 de Dezembro de 2018

 

Ano C

Evangelho Mt 11,16-19

 


 

Com o que Jesus compararia esta geração de hoje? Filhos que matam pais, maridos que matam as mulheres, entre tantas barbáries que presenciamos e sofremos nos dias atuais?

Muitos que não se importam com a presença de Deus no mundo, ou seja, não se importam com a Igreja viva e atuante que anuncia o Evangelho que nos conduz a salvação. A Igreja reflete a Luz de Deus ao mundo e a cada um de nós, como a Lua reflete a luz do Sol.

E nem por isso muitos dos nossos irmãos se tocam. Continuam insensíveis ao chamado de Deus.

Aquelas crianças as quais Jesus fez a comparação com a geração do seu tempo, permaneciam insensíveis ao toque de flautas.

Às vezes nós fazemos o papel de crianças mimadas, que por vezes ficam emburradas, com a cara fechada num canto, numa atitude de quem está de mal com a mãe, porque ela não lhe deu o brinquedo exigido, ou por que não lhe deixou ir brincar disso ou daquilo...
Podemos ter uma atitude semelhante quando o que pedimos a Deus não nos foi concedido, ou quando achamos que Ele não liga para nós, não nos ouve, não faz aquilo que queremos.

Agindo assim, estamos tendo uma crise de infantilidade na fé. Estamos praticando uma fé infantil. Querendo que Deus faça a nossa vontade, ao contrário de fazer a vontade do Pai.

O próprio Jesus veio ao mundo para servir e não para ser servido.  Ora, se o Filho de Deus desceu ao nosso nível, se sofreu a humilhação de uma condenação injusta, morrendo na cruz pelo perdão dos nossos pecados, como nós podemos exigir que Deus faça a nossa vontade?
Tem gente que é mesmo assim. Exige de Deus muitas coisas o tempo todo, e não movem uma palha para agradar a Deus, para fazer a vontade do Pai. Nunca rezam, não seguem o Evangelho, e nem pensam em fazer alguma caridade.
São pessoas que ouvem as mensagens do Evangelho, e continuam insensíveis. Os ensinamentos de Cristo não provocam nenhuma mudança em suas vidas.

Pelo contrário, continuam achando defeitos na Igreja. Falam dos padres pedófilos, de pessoas que vivem enfiadas na igreja, de outras que batem no peito, e outras coisinha mais.
O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não podemos parar por aí. É preciso vivenciá-lo, é indispensável que o pratiquemos. Se ficarmos apenas no conhecimento sem vivê-lo, nunca alcançaremos a salvação.

Jesus provou a sua humildade lavando os pés dos apóstolos para nos dar o exemplo de como deveríamos ser. Humildes por 24 horas do dia.
Tocamos flautas e não dançaste. Ficaram indiferentes ao apelo de Jesus para a conversão, para a oração, para ir à igreja, para a missa, indiferentes para com Deus e para o irmão.
No entanto, continuamos exigindo de Deus que nos derrame uma chuva de graças diariamente. Exigimos emprego, segurança, comida, amor, felicidade, e tudo mais.
Só que me troca disso, somos ingratos para com Deus e para com o irmão.
Sabe quando vamos conseguir? Nunca!
Vamos ter os pés no chão, e agir como adultos na fé. Não fabriquemos um deus que nos satisfaça, um deus que atenda a todos os nossos mimos e desejos infantis, nosso egoísmo, nossa “criancice”.
Mas sim, amemos a Deus de verdade, na prática, e ao nosso irmão como a nós mesmo, buscando o Reino de Deus em primeiro lugar pois assim todo o resto, mesmo que não o peçamos, Deus nos dará de acréscimo, pois fizemos a vontade do Pai.



José Salviano

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário