.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

“ESTA É A VOZ DAQUELE QUE GRITA NO DESERTO!” - Olivia Coutinho


2º DOMINGO DO ADVENTO

Dia 09 de Dezembro de 2018

Evangelho de Lc3,1-6

Neste segundo domingo do Advento, somos chamados a intensificar o nosso espírito de alegria!  Da alegria da espera pela vinda  do Senhor Jesus, que já está no meio de nós, mas às vezes, não nos damos conta desta maravilha, devido a esta cultura do aceleramento em que vivemos, a correria do dia não nos permite tempo para contempla-lo no cotidiano da nossa vida.
Jesus não é uma história, uma teoria, Ele se faz presente no meio de nós, manifestando-se  dentro da nossa realidade.
Este tempo reflexivo, nos sugere uma  desaceleração da nossa rotina, afim de possamos fazer  um retiro interior e a partir daí, nos reorganizarmos  interiormente, eliminando tudo que é está ocupando o lugar que é de Jesus no nosso coração.
O evangelho que a liturgia deste domingo nos convida a refletir, começa citando o nome das lideranças políticas e religiosas do tempo de Jesus, o que nos ajuda a  situar na história, nos  mostrar,  em que  contexto o projeto de Deus em favor da humanidade, começa a se desenvolver!  Situando na historia: Jesus está prestes a entrar na sua vida pública, Ele não vai entrar pelo o caminho dos grandes, e sim, pela via dos pequenos, daqueles que aprendem a caminhar fazendo o caminho! 
Deus não desiste do humano é através do próprio humano, que Ele age em favor do humano! Podemos perceber isso claramente, quando Deus  insere João Batista na história da salvação. João Batista foi um grande profeta, aquele que veio realimentar a esperança dos “pequenos”, dos que haviam perdido a esperança no humano.
A liturgia deste tempo,  está sempre nos apresentando  a figura de João Batista, o profeta que continua nos falando, ele é, depois de Maria, a figura de maior relevo no tempo do advento! João Batista surge como protagonista da história foi ele quem apresentou Jesus ao povo, e foi a partir desta apresentação, que Jesus iniciou o seu ministério. “Eis o Cordeiro do mundo...”
João Batista, foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, ele não se acomodou  nas tradições do seu povo, pelo o contrário,  buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um novo tempo.
Assim como João Batista apontou Jesus ao povo, um dia, alguém nos apontou Jesus, mas nós  só o conhecemos de fato, quando fazemos uma  experiência pessoal com Ele!
A  exemplo de João Batista, preparemos o caminho do Senhor, levando  ao outro uma mensagem de esperança, dizendo a ele, que o Senhor está vindo  reinaugurar um tempo novo, um tempo que será marcante na vida daqueles  que  abrirem os seus corações para acolhe-lo!
Imitemos o grande profeta João Batista, sendo a voz que grita no deserto contra tudo e contra todos os que insistem em manter os caminhos tortuosos como expressão de valores!
Que a alegria da espera, nos contagie mutuamente, mantenha os  nossos sentidos bem apurados para que Jesus não passe desapercebido por nós neste Natal! Jesus gosta de nos surpreender, Ele  costuma chegar até a nós, escondido na pessoa do nosso irmão, daquele que necessita  dos nossos cuidados...
Deus escolheu os mais simples dos simples, para desenvolver o seu projeto de vida plena para todos, colocar este  projeto  como prioridade na nossa vida, é pensar, é viver, é falar, é mover em função do amor.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário: