.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

“ELE VIU E ACREDITOU.”- Olivia Coutinho.


Dia 27 de Dezembro de 2018

Evangelho de Jo20,2-8

Ainda em clima de Natal, somos convidados a celebrar a festa do Apóstolo e evangelista João.
A igreja coloca esta festa logo após o Natal, certamente, porque João foi um dos primeiros a se tornar discípulo de Jesus, uma das primeiras pessoas a beber da água viva que nos foi dada no Natal, o primeiro a acreditar na ressurreição de Jesus: "Ele viu e acreditou."
Dentre todos os Apóstolos, João foi o único que não abandonou Jesus, que permaneceu com Ele até o seu último suspiro. Foi a ele, que Jesus entregou a sua Mãe: “Eis aí a tua Mãe.” Jo.19, 26-27)
João era irmão do Apóstolo Tiago, seu pai se chamava Zebedeu e a sua mãe, Salomé. Os dois irmãos, exerciam juntamente com o pai, a profissão de pescadores, antes de pertencerem ao grupo de Jesus, eles eram discípulos de João Batista. Depois de serem chamados por Jesus, à segui-lo, enquanto  consertavam as redes,  junto com o pai Zebedeu, os dois irmãos deixaram João Batista, e passaram a seguir Jesus. (Mc1,19-20)
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa  falando  da reação  de Maria Madalena, depois de constatar que o corpo de Jesus não estava mais no tumulo. Diante à primeira evidencia da ressurreição de Jesus, que era o túmulo vazio, Maria Madalena, por estar mergulhada no sofrimento causado pela ausência do seu Mestre e Senhor, não conseguiu assimilar o túmulo vazio com a ressurreição de Jesus.  Desesperada, ela sai correndo, e no encontro com Simão Pedro e do discípulo que Jesus amava (João),  ela desabafa: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.” Os dois, vão correndo para o sepulcro e lá chegando, Pedro entra e constata que o tumulo estava vazio, e que  o corpo de Jesus não estava lá...  Enquanto que  João, não apenas constata o tumulo vazio, no seu silencio,  ele acredita: Jesus  ressuscitou.
Maria Madalena foi a primeira pessoa a encontrar o túmulo vazio, mas foi num outro momento, que ela fez a experiência do encontro com o Ressuscitado.
Segundo o evangelho que refletimos hoje, o apóstolo João, foi o primeiro a acreditar na ressurreição de Jesus, enquanto que  Maria Madalena, foi a primeira pessoa a ter o encontro com o Ressuscitado, o que podemos contatar  em outra passagem bíblica.
Como Maria Madalena, nós também, quando estamos mergulhados no sofrimento,  só enxergamos o “tumulo vazio, ”
A todo instante, somos chamados a fazer a experiência do Cristo ressuscitado, é com Ele, que nós também ressuscitamos que saímos do sofrimento para vivermos as alegrias de um novo dia!
A alegria, é a marca de quem vive a ressurreição de Jesus no seu dia a dia, é o sinal de sua adesão a Ele! Quem se deixa iluminar pela Luz do Cristo Ressuscitado, irradia alegria por onde passa, acredita que a nossa vida não termina num  túmulo.
O coração humano, quando se deixa tocar pela Luz do Cristo ressuscitado, torna fonte de luz no mundo, eliminando as trevas de muitos corações sombrios.
Assim como Pedro e João tiveram pressa para chegar ao sepulcro, onde constataram as evidencias da ressurreição de Jesus: o túmulo vazio, nós, que não temos somente evidencias, e sim, a certeza da ressurreição de Jesus, graças ao testemunho dos apóstolos, devemos ter pressa, para  levar ao outro, esta Boa Notícia: Jesus Cristo ressuscitou, Ele vive entre nós!

FIQUE NA PAZ DE JESUS!  – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir