.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Nossa história de salvação-Helena Serpa


15 DE DEZEMBRO DE 2018

SÁBADO DA SEGUNDA SEMANA

DO ADVENTO


Cor Roxo
1ª. Leitura – Eclo 48, 1-4.9-11

Leitura do Livro do Eclesiástico 48,1-4.9-11
Naqueles dias: 1O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles
e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes.  4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo,
num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho,
e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram,
e os que adormeceram na tua amizade! Palavra do Senhor.


Reflexão – “obras de conversão e de reconciliação! 
Por meio dos profetas Deus foi realizando, de geração em geração, obras de conversão e de reconciliação no meio do povo que Ele escolheu. Esta leitura nos recorda que o profeta Elias manifestou o poder de Deus através de grandes e admiráveis prodígios servindo ao Senhor sendo obediente às Suas recomendações. O Livro do Eclesiástico, então, nos atesta que Elias foi designado para reconduzir o coração do pai ao filho e restabelecer as tribos de Jacó. Foi, portanto, convocado a promover a reconciliação da humanidade. Elias foi arrebatado aos céus no seu próprio corpo, conforme nos conta a Escritura e voltará um dia.  A Palavra de Deus proclamada pelas pessoas de Deus como Elias, ainda hoje      incendeia os corações dos homens. Isso também o Senhor quer fazer conosco: arrebatar-nos ao céu, mesmo que ainda estejamos aqui na terra, a fim de experimentar o poder do Seu amor. Felizes seremos se escutarmos e obedecermos à recomendação do Senhor e procurarmos restabelecer a nossa vida e a dos nossos irmãos seguindo a Lei do amor. Deus espera de nós atitudes de fé como aconteceu com Elias. Que sejamos também capazes pela Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, fecharmos o céu e fazer cair fogo na terra a fim de que os corações se abrasem os corações daqueles que nos escutarem. – Você ouve com atenção as palavras dos profetas de hoje, ou ainda está à espera de alguém?   – Você sente firmeza e convicção quando fala em Nome de Jesus?  - Você crer no poder de Deus? – Como você tem testemunhado a manifestação do Espírito Santo?

Salmo 79 (80), 2ac.3b. 15-16. 18-19 (R.4)

R. Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

2aÓ Pastor de Israel, prestai ouvidos.*
2cVós que sobre os querubins vos assentais.
3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus*
e vinde logo nos trazer a salvação!R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo!+
Olhai dos altos céus e observai.*
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
16Foi a vossa mão direita que a plantou;*
protegei-a, e ao rebento que firmastes!R.

18Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*
o filho do homem que escolhestes para vós!
19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!*
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

Reflexão - O salmista retrata o forte apelo do homem que sofre, para que venha logo Aquele que poderá salvá-lo. A nossa alma e o nosso coração anseiam por Deus porque somos plantas do Seu jardim e precisamos ser cuidados por quem nos semeou. O poder de Deus nos dá alento e proteção e só vivendo no Seu amor nós poderemos sentirmo-nos seguros.


Evangelho – Mt 17, 10-13

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,10-13
Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus:
'Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?'
11Jesus respondeu: 'Elias vem e colocará tudo em ordem.
12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram.
Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.' 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “nossa história de salvação”
Elias e João Batista, ambos, profetas, vieram ao mundo com a missão específica de colocar em ordem os corações para que acolhessem a Salvação que Deus preparou para toda a humanidade. Mesmo assim, o mundo não os acolheu! João Batista, o precursor, que veio ao mundo anunciar a vinda do Salvador, e conduzir o coração dos homens a Jesus, não foi aceito, nem reconhecido, mas decapitado e morto.  Ele foi rejeitado e maltratado da mesma forma como também Jesus o foi. Pelas Escrituras nós temos conhecimento de que “Elias ainda virá ao mundo para colocar tudo em ordem”, e no tempo previsto isto se cumprirá.  No entanto, assim como eles, cada um de nós hoje é enviado por Deus para exercer uma missão com o mesmo espírito de disposição, de fidelidade e zelo. O Senhor também nos exercita para o desempenho da nossa função e nos dá o Seu Espírito Santo, embora muitas vezes não sejamos reconhecidos (as), nem aceitos (as). Tudo isto faz parte da nossa história de salvação. Todos nós devemos ter consciência de que tudo isso também aconteceu com os profetas e com Jesus Por isso, não precisamos nos angustiar nem desanimar, mas continuar anunciando a Palavra e a Salvação de Jesus com a nossa vida e o nosso testemunho. – Você também já descobriu qual é a sua missão no reino de Deus? – Você traz em si a força e o poder do Espírito Santo assim como João Batista e Elias? – Você se sente capaz de realizar a obra que o Senhor lhe destinou? -  Você já refletiu que a sua capacidade é dada pelo Espírito Santo? – Pois então se aposse do poder de Deus e terá sucesso nas suas conquistas!

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento15 de dezembro de 2018 às 06:07

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir