.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Cada um com seu papel-Helena Serpa



17 DE DEZEMBRO DE 2018

2ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO
Cor Roxo
1ª. Leitura – Gn 49, 2.8-10

Leitura do Livro do Gênesis 49,2.8-10
Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão:
subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Leão da tribo de Judá
Neste tempo do Advento toda a liturgia nos fala da vinda do nosso Salvador Jesus Cristo e hoje, precisamente, as leituras nos comunicam a Sua origem. Jesus Cristo é da tribo de Judá, filho de Jacó, que é chamado com o nome de Israel. Assim, o autor sagrado preconiza a realeza e o senhorio de Jesus que virá com poder para governar os povos.  Jacó abençoa os seus filhos e presta uma homenagem especial a Judá, porque é dele que sairá aquele que salvará as nações.  É tempo de esperança e de certeza de que o mesmo Jesus que, concebido no seio de Maria, nasceu, morreu, ressuscitou e subiu aos céus, voltará em breve e todos os povos O obedecerão. Ele é o Leão da tribo de Judá e já é vitorioso, pois venceu a luta contra o pecado e aboliu a sentença de morte que pesava sobre nós. Assim, também, vitoriosos nós já o somos, com Ele. - Você já se considera vitorioso (a)? Em que se baseia este sentimento de vitória na sua vida?   Você tem confiado no Leão da Tribo de Judá? – Com quem você tem lutado? – O que você tem buscado na sua vida?


Salmo  71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8. 17 (R. Cf. 7)

R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo, *
com equidade ele julgue os vossos pobres.R.

3Das montanhas venha a paz a todo o povo, *
e desça das colinas a justiça!
4aEste Rei defenderá os que são pobres, *
4bos filhos dos humildes salvará.R.

7Nos seus dias a justiça florirá *
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio, *
e desde o rio até os confins de toda a terra!R.

17Seja bendito o seu nome para sempre! *
E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados, *
todas as gentes cantarão o seu louvor!R.

Reflexão - Todos nós que cremos em Jesus Cristo e já O temos como Rei podemos cantar este salmo, pois, já experimentamos a Sua soberania e o Seu poder na nossa vida. Por isso, podemos bendizê-lo, adorá-Lo e glorificá-Lo e dar-Lhe graças pelos Seus grandes feitos no meio de nós.  Ele é o descendente da realeza e já recebeu de Deus o poder para nos governar com justiça. Temos, assim, um defensor diante do Pai e a paz já mora nos nossos corações. Somos povo abençoado e cantamos os Seus louvores!

Evangelho – Mt 1, 1-17

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1,1-17
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó.
16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. Palavra da Salvação.

Reflexão - “cada um com seu papel”
O evangelista Mateus nos fala da geração humana de Jesus, desde Abraão até José, o esposo de Maria, da qual nasceu o Filho de Deus. Esta leitura nos dá a conhecer toda a linhagem de Jesus e a sua genealogia prova a sua natureza humana. Jesus não veio diferentemente de nós outros. Podemos perceber, então, que a origem de Jesus não aconteceu diferentemente da nossa, por isso, podemos meditar que nós também temos uma genealogia e uma história como a de Jesus.   Deus quis vir ao mundo do mesmo jeito que cada um de nós nasceu. Assim Jesus pôde sentir na sua carne os mesmos sentimentos, aflições, alegrias e dores que nós mesmos sentimos. Ao longo das gerações há pessoas boas e pessoas más, há homens e mulheres santos e há também aqueles (as) que não procederam bem.  Cada um de nós faz a sua história e quando estamos ajustados ao Plano do Pai, como Maria e José, nós contribuímos para o soerguimento da humanidade. Nós, também podemos ser ou não colaboradores de Deus aqui na terra, dependendo da nossa experiência de vida e da nossa adesão à Sua proposta. Deus precisa de nós, hoje, assim como ontem precisou dos nossos ancestrais e futuramente precisará da nossa descendência. Cada um de nós tem seu papel na história da nossa família, assim também como na história da Salvação. – Você também como homem ou como mulher se sente responsável pelo projeto de Deus no mundo? – Você sabe qual é o objetivo de Deus para o homem? -  Procure descobrir nesta leitura coisas que você ainda não conhece: identifique os personagens de quem você já ouviu falar; perceba as coincidências. - O que você percebe quando o evangelista fala de Maria? 

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir