.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Maria guardava os fatos e meditava sobre eles em seu coração-Helena Serpa


1 DE JANEIRO DE 2019 

     TERÇA FEIRA – SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS

TEMPO DE NATAL
Cor - Branco

1ª. Leitura - Números 6, 22-27
 
Leitura do Livro dos Números 6,22-27 -
22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23'Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24O Senhor te abençoe e te guarde! 25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz! 27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei'. Palavra do Senhor.

Reflexão - a paz provém do amor misericordioso de Deus
Nesta passagem nós encontramos a bênção de Deus que se derrama sobre cada homem ou mulher que, levantando os olhos para o céu suplica ao Pai que lhe estenda a Sua graça! Podemos dizer que esta prece, ao mesmo tempo em que contém a aspiração de Deus para nós, satisfaz também ao que a nossa alma mais anseia: contemplar a face de Deus e ter sobre nós a Sua atenção, a Sua misericórdia e a Sua paz! A paz de Deus excede a qualquer estado de espírito que podemos experimentar. Ela provém do Amor atencioso e zeloso que Ele dispensa aos Seus filhos e filhas. A benção de Deus é o princípio para todas as nossas realizações do Ano. Nela, temos a garantia de que tudo quanto Ele sonhou para nós, concretizar-se-á na medida da nossa submissão à Sua Palavra.  Neste primeiro dia do ano que é dedicado à Maria, Mãe de Deus, peçamos ao Senhor que Ele nos abençoe e derrame sobre nós e nossas famílias a Sua graça e a Sua paz. Esta é, portanto, uma oração poderosa que cada um de nós pode ministrar uns aos outros, principalmente, os pais e mães aos seus filhos, da mesma forma como recebemos de Maria a bênção de Mãe! A bênção do pai e da mãe é o começo para todos os projetos da família. Pai e mãe representam aqui a autoridade de Deus Pai Criador do céu e da terra.  Quando a família abre o coração para acolher as graças de Deus por meio da bênção dos seus progenitores, como manda a Palavra, as coisas acontecem conforme os desígnios divinos. As promessas de Deus se cumprem na medida da nossa Fé e confiança, assim sendo, nós não podemos perder tempo. Hoje é o dia em que o Senhor Deus derrama sobre todos nós paz e amor em abundância. – Faça esta invocação conforme mostra a Leitura e a ministre às pessoas da sua casa, com muita fé e respeito.   Experimente a paz de Deus para vive-la o ano inteiro.

Salmo - Sl 66,2-3.5.6.8 (R. 2a)

R. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,*
e sua face resplandeça sobre nós!
3Que na terra se conheça o seu caminho*
e a sua salvação por entre os povos.R.
5Exulte de alegria a terra inteira,*
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão,*
e guiais, em toda a terra, as nações. R.
6Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,*
que todas as nações vos glorifiquem!
8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,*
e o respeitem os confins de toda a terra! R.

Reflexão - O salmo também é um apelo para o que o Senhor nos dê graça e bênção e, ao mesmo tempo, um chamado para que toda a terra reconheça a Sua grandeza, justiça e santidade. Todo aquele que recebe a bênção de Deus é alguém convidado a glorificar o Senhor e apregoar até os confins do universo a salvação que dele vem!  No começo de mais um ano é nosso dever e faz bem à nossa alma oferecer o nosso coração e a nossa vida como dom precioso para que Deus a abençoe nos perdoe e nos motive a viver com alegria. A luz do Senhor então, nos cobrirá e nos dirigirá com segurança pelos caminhos que ainda não atravessamos. Assim, nós não teremos medo de enfrentar o desconhecido nem tampouco de desbravar as barreiras que, com certeza, nós precisaremos enfrentar. A bênção do Senhor fará com que a nossa terra dê frutos bons que nos alimentarão durante todo este ano.
           
2a LEITURA - Gál 4,4-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 4,4-7
Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei,
5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos,
Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! 7Assim já não és mais escravo, mas filho;
e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “estamos na plenitude dos tempos”
A concretização do projeto de Salvação do homem, previsto por Deus desde toda a eternidade, aconteceu com a cooperação de Maria. Somente depois de um tempo de maturação, na “plenitude dos tempos”, isto é, na hora marcada pelo Pai Jesus nasceu para nos dar uma nova vida. Assim pois, percebemos que para todas as coisas há sempre um tempo previsto. Da mesma forma acontece com o projeto de Deus para cada um de nós! Ele deixa amadurecer em nós os Seus projetos para que possamos, no tempo previsto, acolher e aderir conforme o nosso coração. Os planos de Deus são sempre de resgate e de restauração das nossas vidas. No entanto, precisamos ter consciência, de que a plenitude dos tempos já chegou, pois, Jesus já veio e o momento é propício para que acedamos à salvação que Ele veio nos trazer. O tempo previsto está sempre se completando para todos aqueles que ainda não se conformaram ao Projeto do Pai. Quando dizemos sim a Jesus, nós nos tornamos filhos e filhas do Pai e nos apossamos do Seu amor que foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o Dom de Deus para todos os que foram adotados (as) por Jesus Cristo e é Ele quem nos convence de que já não somos mais escravos, porém filhos, herdeiros da graça do Amor de Deus Pai.  O mesmo amor que foi gerado em Maria é também gerado em nós e assim nós nos tornamos missionários (as) da graça de Deus no mundo. – Você já tem consciência de que este tempo é propício para aceitar Jesus como Salvador da sua vida? – Por quem você ainda poderá estar esperando? – Para você o que poderá significar “a plenitude dos tempos”? – Você já abraçou a Salvação de Jesus? – Você tem dado testemunho de que a sua vida mudou por causa Dele?

Evangelho – Luc 2, 16-21

+
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,16-21
Naquele tempo:16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito
sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração.
20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 1Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino,
deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido. Palavra da Salvação.

Reflexão - “Maria guardava os fatos e meditava sobre eles em seu coração” 
Enquanto todos se admiravam maravilhados quando ouviram os pastores falarem da manifestação dos anjos, Maria, no entanto, nos dá um verdadeiro exemplo de sobriedade, de discrição e de simplicidade. Qualquer outra mãe lugar tornar-se-ia cheia de orgulho e admiração pela sua própria conquista, pelo privilégio, pela fama e ficaria apenas no superficial.  Ela, no entanto, guardava os fatos e meditava sobre eles em seu coração e conseguia alcançar os mistérios de Deus e sondar qual seria a vontade do Pai para o Filho que nela fora gerado e agora era colocado no mundo. É este também o nosso papel diante das coisas extraordinárias que nos são anunciadas: guardar com carinho no nosso coração e perceber os sinais de Deus através do desenrolar da nossa vida, confirmando tudo na Palavra e nos ensinamentos evangélicos. A exemplo de Maria nós também precisamos ir a fundo nos acontecimentos da nossa vida, a fim de perceber nas nossas “aparentes” conquistas o que é essencial para Deus e não para nós mesmos. Colocando este Evangelho nos nossos dias podemos também meditar que Belém, hoje, é a nossa casa que recebe a visita da Santa Família de Nazaré e do anjo, que se apresentam para nos anunciar a chegada do Salvador. A Sagrada Família é modelo de obediência, de simplicidade, de humildade e de justiça. Nela nós podemos nos nortear para cultivar relacionamentos de amor segundo a vontade do Pai. É na nossa casa que nos reunimos pai, mãe, filhos irmãos e irmãs. E é na família que acontece a salvação noticiada pelos pastores.  É para a nossa família toda que o Senhor promete derramar as bênçãos. Abramos, portanto, a porta da nossa casa para que a Sagrada Família nos ensine a fazer a vontade do Pai e que todos os nossos planos sejam bem-sucedidos. – Como você tem enfrentado os acontecimentos da sua vida que fogem à sua compreensão? – Você tem procurado seguir o exemplo de Maria? - Você tem a Sagrada Família como modelo? – Qual é a influência que ela tem nas suas ações em família? – A sua casa é um lugar onde habita a paz? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário