.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

“QUE VOS PARECE?” – Olivia Coutinho




Dia 11 de Dezembro de 2018

Evangelho de Mt18,12-14

Estamos vivendo o tempo do advento! Tempo de preparação para o Santo Natal, que deve ser marcado pelo o nosso desejo de conversão, algo imprescindível para que possamos viver o verdadeiro sentido do Natal! 
Nesta nossa caminhada, vamos a cada dia vivenciando uma experiência nova, fruto de nossas reflexões intensificadas neste tempo propício para renovarmos as nossas esperanças e o nosso compromisso de dar a Deus a alegria do nosso retorno e do retorno do nosso irmão ao seu convívio. 
Para um entendimento melhor dos ensinamentos de Jesus, é importante situarmos no contexto em que Ele vivia; Jesus era itinerante, Ele estava sempre à caminho com os seus discípulos, não fazia planejamento do que seria ensinado a eles, seus ensinamentos partiam das situações que Ele presenciava enquanto caminhava. E o que Jesus mais presenciava pelo o caminho, eram situações de abandono, um povo sofrido, completamente à deriva, como ovelhas sem pastor, já que os donos do poder, tanto religioso quanto político que deveriam cuidar da vida deste povo, exercia sua autoridade oprimindo-os, excluindo-os do convívio social. O olhar de Jesus ia além dos limites impostos por estes, pois Jesus enxergava a pessoa e não o seu pecado.
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, Jesus conta para os discípulos a parábola da ovelha perdida, uma história que vem nos despertar sobre a importância de sentirmos acolhidos pelo o Pai, e de acolhermos aqueles que desviaram do caminho de Deus, mas que desejam  voltar!
São muitos, os que estão sobre a terra, mas que se sentem soterrados, irmãos nossos, que não encontram motivação para voltarem a vida. E muitos de nós, ao invés de fazer algo para ajuda-los a sair desta situação, contribuímos para que eles se percam ainda mais, com a nossa indiferença, com o nosso preconceito. Precisamos abrir o nosso coração para acolher estes irmãos que às vezes, só precisam de um olhar amoroso para dar o primeiro passo no sentido da sua conversão!
A todo instante, Jesus nos pede para que sejamos misericordiosos para com aqueles que se enveredaram pelos os caminhos contrários, para que tenhamos por estes irmãos, um olhar de misericórdia e não de acusação.
Com esta parábola, Jesus pode ter tido duas intenções: despertar-nos e tranquilizar-nos; despertar-nos, para a importância do nosso acolhimento à aqueles que desviaram do caminho de Deus e tranquilizar-nos, quando somos nós, esta ovelha perdida, dando-nos a segurança de que podemos voltar, que seremos acolhidos com grande alegria pelo o Pai!
Como seguidores de Jesus, temos o compromisso de trazer de volta ao convívio do Pai, àqueles que se perderam,  é levando Jesus a estes irmãos, que os recolocamos no caminho da vida! A presença de Jesus, acalenta, inspira confiança aos que se encontram doentes da alma, necessitando apenas de se sentirem amados para mudar de vida.
Acolher os excluídos pela a sociedade que os pune sem misericórdia, não significa concordar com os seus erros, mas acreditar que uma pessoa criada a imagem e semelhança de Deus, pode mudar de vida!
Para Deus não existe ponto final para uma história de amor e nem caminho sem volta! O olhar do Pai, que se manifesta no olhar do seu Filho, é um olhar de misericórdia e não de condenação.
De quando em vez, devemos nos perguntar: Estamos sendo pedra de tropeço, ou ponte para que o nosso irmão retome o caminho da vida?
O amor tem uma força irresistível, capaz de transformar vidas, sejamos pois, força deste amor na vida do outro!
Que tenhamos um coração largo para amar, um coração semelhante ao coração de Jesus que vê a pessoa na sua essência e não a sua falha.
FIQUE NA PAZ DE JESUS!  – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/    

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir