.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

“ALEGRA-TE CHEIA DE GRAÇA!” .- Olivia Coutinho


FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA.

Dia 08 de Dezembro de 2018

Evangelho de Lc1,26-38

Em plena preparação para o Natal, a Igreja nos convida a reverenciar Maria na sua Imaculada Conceição, como que querendo nos dizer, ser impossível celebrar o Natal do Senhor Jesus, sem lembrar sua Mãe!
O Papa Paulo VI, em sua exortação apostólica Marialis Cultus, disse: “No inicio de dezembro e no coração do Advento, a Igreja coloca a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, apontando-nos esse tempo como tempo de Maria por excelência, mais que qualquer outro tempo litúrgico, pois é nele que a vemos na mais intima relação com seu filho”. Como todos nós sabemos, não existe intimidade mais profunda, do que a relação entre uma mãe e o filho que está sendo gestado no seu ventre!
Imaculada Conceição de Maria, não se trata de um título, é um dogma, não o confundamos com os inúmeros títulos atribuídos a Maria. Imaculada Conceição, se refere a pessoa de Maria, é uma confirmação de que ela foi concebida sem a mancha do pecado. Um dom concedido por Deus, que ela recebeu ainda no ventre de sua mãe (Ana) e que ela preservou em toda sua existência.
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos convida a atualizar o mistério da encarnação, deixando Jesus entrar na nossa vida como Ele entrou na vida de Maria...
A história da salvação teve início com o “sim” de Maria! A iniciativa foi do Pai, o “sim” foi de Maria, foi o “sim” que marcou o início da nossa Redenção, que mudou a história da humanidade. Deus tinha muitos meios de chegar até a nós, mas Ele quis vestir-se da nossa fragilidade nascendo de uma mulher, para viver como um de nós, exceto no pecado!
O projeto de Deus, em favor da humanidade corrompida pelo o pecado, começa a se desenvolver com a saudação do anjo à uma humilde jovenzinha de Nazaré, um povoado entre as montanhas da Galileia. Na sua simplicidade, Maria estava longe de compreender algo tão grande: o projeto de Deus começaria a se realizar no mundo através dela! Tudo o que lhe fora comunicado pelo o Anjo, era grande demais para a compreensão de Maria, mas mesmo sem entender, ela não hesitou em dar a Deus, o seu sim, colocando-se inteiramente a seu dispor. Todas as incertezas que inquietaram Maria, do momento da anunciação, deram lugar à certeza, quando o Anjo lhe revelou a promessa de Deus, de que o Espírito Santo lhe daria total assistência no mistério da encarnação! Maria sentiu-se segura ao saber que estaria amparada por Deus e que o Espírito Santo lhe daria a força necessária para que ela pudesse levar em frente, a missão que o Pai lhe confiara: ser a mãe de Jesus, mãe do nosso Salvador!
Com o “sim” de Maria, abriram-se as cortinas de um novo tempo, o sonho de Deus tornou possível, inicia-se a construção de um novo Reino, um Reino de amor de justiça e de paz!
Uma das mais belas formas de agradecermos a Deus pelo o seu tão grande amor, é responder ao seu chamado, com a mesma coragem de Maria, com um sim, que não fique somente nas palavras, mas que a exemplo desta grande mulher, nos coloque a serviço do Reino: “Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!”
Com Maria, descobrimos um jeito simples de sermos felizes, que é sendo inteiros no amor, ela foi inteira no amor ao abrir mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus, para fazer exclusivamente à sua vontade!
A oração proferida pelo o Anjo, no encontro com aquela que geraria o Filho de Deus, ainda hoje, está na boca e no coração de todo aquele que vê em Maria a ternura materna do Pai!
Ave Maria, cheia de graça...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir