.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

-Lc 2,22-35, A apresentação de Jesus, José Salviano


29 de Dezembro de 2018

 

Ano C

Evangelho Lc 2,22-35

 


 

José e Maria  eram pessoas cumpridoras da Lei e por isso levaram o Menino Jesus ao Templo para ser apresentado.
O Velho Simeão estava lá e suas palavras inspiradas pelo Espírito de Deus, foram graves e preocupantes para os seus pais. Ele afirmou que aquele Menino estava destinado a ser tanto a motivo de queda, como de elevação de muitos em Israel.
Em seguida, Simeão profetiza a dor que Nossa Senhora sentiria ao ver o seu querido filho pregado na cruz, sendo tratado como um criminoso qualquer.
A apresentação de Jesus ao Templo, tem um  significado muito forte que é o valor da presença feminina na economia da salvação. O encontro de Maria e José com uma mulher, Ana, de idade avançada, pois tinha oitenta e quaro anos e era viúva há muito tempo. Consagrada totalmente a Deus, "não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações" , significa a presença da mulher na Igreja de Jesus Cristo.

A cooperação de Maria com o Projeto de Deus diante do Espírito Santo, manifestada na Anunciação e na Visitação, demonstra a sua atitude de boa vontade de fazer a vontade do Pai sem questionar. Consciente do mistério do seu Filho divino, Maria deixava-se guiar pelo Espírito de Deus, obedecendo as suas orientações, como foi na hora de fugir para o Egito.

A Igreja, no decorrer de sua história, teve grandes e santas mulheres de muita fé, e atuantes.  Hoje também em cada comunidade paroquial, podemos constatar a ação da mulher que com o seu jeito especial, carinhoso, sutil, caprichosa, dedicada, pontual, persistente, discreta, habilidosa, que a exemplo de Maria que cuidava de cada detalhe das necessidades do Menino Jesus, essa maravilhosas mulheres cuidam desde os paramentos, aos encontros de casais, de jovens, elas cuidam de tudo dentro da paróquia.  É por isso que o nosso atual Papa Francisco, anunciou a valorização da atuação da mulher  na vida da Igreja, inclusive no altar.

A bem da verdade, a nossa Igreja é mais feminina do que masculina, do ponto de vista da atuação de seus fiéis leigos, pois se prestarmos mais atenção, a presença viva da figura feminina é muito maior do que dos homens.
Isso se explica pelo fato do homem ter seus compromissos de sustentar a família. Mais analisando bem, a mulher também tem muitas ocupações, inclusive trabalhando em casa e fora de casa.  Por tanto, parece mesmo ser uma desculpa dos homens para não assumirem um compromisso na comunidade paroquial.
De qualquer modo, não sejamos pessimistas. Sabemos que existem muitos homens integrados na vida da Igreja, com excelente desempenho.

Prezado irmão, Acompanhe sua esposa em sua labuta diária e semanal na vida da paróquia!


José Salviano  


Nenhum comentário:

Postar um comentário