.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Maria, modelo da serva solidária-Helena Serpa



21 DE DEZEMBRO DE 2018

6ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo

1ª. Leitura – Ct 2, 8-14

Leitura do Cântico dos Cânticos 2,8-14
8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes,
pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela,
ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades.
10O meu amado me fala dizendo: 'Levanta-te, minha amada,
minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou,
as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores,
chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada,
formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto,
deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante'. Palavra do Senhor.
Reflexão – “o tempo das canções é agora
O poema do Livro dos Cânticos retrata a expectativa da alma que caminha numa vida de oração e busca a Deus incessantemente. As palavras usadas pelo autor do Livro expressam poeticamente o amor e a misericórdia de Jesus que veio ao mundo para encontrar a cada um de nós e ter conosco uma comunhão perfeita, corpo, alma e espírito. Quando buscamos a Deus na oração nós percebemos a sua presença nos trazendo a esperança de um tempo novo. Ouvimos, então, o próprio Jesus que nos fala: “levanta-te, minha amada... o inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram”. Tudo isso significa para nós que, algo bom irá acontecer e, por isso, precisamos nos mover para desfrutá-lo. Passou o tempo do pecado, da murmuração, da rebeldia, da dúvida e da acomodação. A chegada de Jesus vem nos trazer o tempo das canções, dos frutos, das flores, da beleza da alma. Coloquemo-nos como protagonistas desta mensagem e deixemos que esse diálogo aconteça entre nós e o nosso Deus amado que vem como uma gazela, como um cervo (alce), isto é, vem em surdina, vem de mansinho, vem na simplicidade das coisas criadas.  Esta mensagem é espiritual, mas é preciso que ela se manifeste na nossa carne, na nossa vida e na nossa história. Precisamos obedecer ao chamado de Jesus, Ele anseia pela nossa companhia e quer apossar-se do nosso coração e da nossa vida. – Você consegue escutar a voz do seu amado? – Quando O Natal se aproxima você sente alegria ou melancolia? – Qual é a sua disposição para celebrar o Natal neste ano? -  Alguma coisa mudou em você do último Natal para este? – O que?

Salmo 32 (33), 2-3. 11-12. 20-21 (R. 1a.3a)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *
na lira de dez cordas celebrai-o!
3Cantai para o Senhor um canto novo, *
com arte sustentai a louvação!R.

11Mas os desígnios do Senhor são para sempre,
e os pensamentos que ele traz no coração, *
de geração em geração, vão perdurar.
12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança! R.

20No Senhor nós esperamos confiantes, *
porque ele é nosso auxílio e proteção!
21Por isso o nosso coração se alegra nele, *
seu santo nome é nossa única esperança.R.

Reflexão - Quando experimentamos a presença do Senhor nós podemos cantar de alegria porque a justiça de Deus se realiza em nós. É justo que esperemos no Senhor porque é dele que vem o nosso auxílio e proteção. É por isso que o nosso coração se alegra e canta um canto novo: o Senhor é a nossa única esperança. A Ele confiamos a nossa vida e a nossa caminhada aqui na terra.

Evangelho Lc 1, 39-45

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.
40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre!' 43Como posso merecer
que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.' Palavra da Salvação.

Reflexão - “Maria, modelo da serva solidária”
O amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal de que estamos cheios do Espírito Santo. Assim aconteceu com Maria que, cheia do amor de Deus, plena do Espírito Santo e de alegria, carregando no seu seio, Jesus, o Salvador e Redentor da humanidade, apressou-se em se solidarizar com a sua prima Izabel conforme o anjo lhe falara. A narrativa nos fala que Maria se dirigiu “apressadamente” a uma cidade da Judéia em busca da casa de Isabel, sua prima.  Assim, vemos como o Espírito Santo se manifestou vivamente naquele encontro entre as duas mães e o Amor do Senhor as plenificou naquele abraço fraterno. Assim também se manifesta em nós o amor de Deus, que pela ação do Seu Espírito no nosso coração nos motiva a também nos solidarizar com o próximo.   Quem concebe Jesus no seu coração sempre será motivado (a) a alegremente levar ao mundo a boa nova do Pai. O Espírito Santo nos enche de felicidade e nos motiva a ajudar as pessoas, a querer encontrá-las e falar para elas dos nossos sentimentos e da nossa vivência com a Palavra do Senhor. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado e da morte a fim de que tivéssemos também, uma qualidade de vida de acordo com o que o Pai sonhou para nós. Porque viveu em conformidade com O plano de Deus Maria é para nós o modelo da mulher perfeita, serva solidária, deixando-se guiar pelo Espírito, e aproveitando tempo e  oportunidade para ser solícita e fraternal com todos aqueles a quem encontrava. – Você fica feliz quando ajuda a alguém? – Você prefere viver sozinho ou tem necessidade de companhia para viver?  – Como você está neste momento: feliz ou triste? Deixe Maria entrar na sua casa, deixe-se abraçar por Ela e sinta a alegria do Senhor!

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento21 de dezembro de 2018 às 04:53

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir