.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

“BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE"! - Olívia Coutinho

 

Dia 12 de Dezembro de 2018

Evangelho de Lc1,39-47

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos apresenta Maria como modelo de vida cristã. Nossa vida, se pautada no exemplo desta grande mulher, com certeza, será uma vida fecunda, uma vida frutuosa! 
Assim que recebera o anuncio, de que ela seria a mãe de Jesus, Maria ficou sabendo da gravidez de Isabel. Movida pelo o amor ao próximo, ela não pensa em si própria, pensa em Isabel que era de idade avançada e que certamente precisaria de maiores cuidados na sua gravidez, devido a fragilidade dos seus muitos anos! Sem hesitar, Maria, que se fez serva de Deus, põe-se à caminho, indo ao auxílio de Isabel! Com este gesto, ela  nos dá um grande exemplo de solidariedade, mostrando-nos que o amor é mais do que sentimento, mais do que palavras bonitas, o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades para poder ajudá-lo.
Subindo montanhas, carregando Jesus em seu ventre, Maria se fez a primeira discípula de Jesus, a primeira missionária do Pai a levar seu Filho ao outro!
A narrativa nos fala ainda, de dois encontros que ficou marcada em toda história, o encontro de duas mães, que pela a graça de Deus, se fizeram mãe, fora da normalidade: Maria uma virgem sem ter unido em matrimonio a um homem, e Isabel uma anciã. No encontro destas duas mulheres, acontece também o encontro invisível, mas sentido  de duas crianças, que estavam sendo geradas no ventre destas duas mulheres distintas; no ventre da jovenzinha de Nazaré, estava sendo gerado Jesus, e no ventre antes estéril da anciã Isabel, João Batista! 
"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre. (Lc1, 41." "Bem aventurada àquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor prometeu, ”Ao ouvir estas palavras de Isabel, Maria, diz: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva..." Este, é o canto do MAGNIFICAT, neste canto, Maria expressa de modo transbordante a sua gratidão pela a imensidão de maravilhas que Deus realizou em sua vida! Realizações, que Ela reconhecia não serem somente em seu favor, mas em favor de todos, uma vez que, pelo o Filho que ela carregava no seu ventre, a salvação chegaria à humanidade! 
O canto do MAGNIFICAT é um canto de gratidão e de humildade, nele, Maria reconhece o poder, a majestade do Senhor e se submete humildemente à sua vontade, proclamando-se bem aventurada!
Com Maria, aprendemos que a humildade nos aproxima da perfeição e que ao dizermos "sim" a Deus, Ele nos transforma em “grandes” mesmo dentro da nossa pequenez! 
Podemos também, assim como Maria, louvar a Deus dizendo: A minha alma engrandece o Senhor, porque olhou para a humildade de seu servo ( a).
“ O Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor...” Ao se entregar inteiramente a serviço de Deus, Maria teve participação fundamental na história da salvação, ela  enfrentou  todos os obstáculos, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado de dor, ela manteve-se de pé aos pés da cruz. 
O papel desempenhado por Maria na encarnação e na morte de Jesus, nos deixa um grande exemplo, exemplo de mulher forte, de alguém que ama, que não se deixa abater pelo o sofrimento porque confia no poder e na misericórdia de Deus! Com o seu testemunho, aprendemos a sermos inteiros no amor, a dar passos ao encontro de Jesus indo ao encontro do outro!
Que nossos corações sejam iluminados pela a luz da bondade, a mesma  luz que iluminou o coração de Maria, a grande defensora dos pobres e sofredores!
"Deus cativou Maria e ela se deixou cativar por Ele!"
FIQUE NA PAZ DE JESUS!  – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/
    

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir