.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

MARIA LEVA CONSIGO A PAZ E A ALEGRIA – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 23 de dezembro de 2018.
Evangelho de Lc1,39-45.

Deus quis contar com o ser humano para realizar o seu projeto de salvação. Nesse evangelho isso fica claro quando Deus escolhe Maria para ser a mãe do Salvador. Graças ao sim de Maria, Deus veio até nós na pessoa de Jesus Cristo.
Nesse quarto domingo do Advento somos convidados a refletir sobre a grandeza do “sim” de Maria, decisão prontamente tomada sem pedir explicação e sem pedir tempo para pensar se aceitaria tal proposta. Esse sim dado espontaneamente mudaria a sua vida, seus planos, pois já estava prometida em casamento com seu noivo José.
Assim que respondeu positivamente ao anjo e tomou conhecimento da gravidez da prima, Maria se dirigiu à casa de Isabel, na Judeia, levando paz e alegria. O povoado onde Isabel morava, Ain- Karin ficava na Judeia, mais ou menos 150 km de distância de Nazaré, onde Maria residia, foi uma viagem longa e penosa, pois teve de subir e descer montanhas. Mas seu coração caridoso foi mais forte do que toda  dificuldade, e ela foi às pressas. O anseio em servir a Deus leva à solidariedade em servir o próximo. Quanto mais uma pessoa ama a Deus, mais ama o próximo, por amor a Deus.
Foi maravilhoso o encontro das duas mulheres grávidas, existe aí uma estreita relação entre os filhos que elas estão gerando: Jesus e João, o Messias e seu precursor. Maria, mãe do Filho de Deus e Isabel, mãe do precursor, João Batista. Uma jovenzinha, Maria. E outra, de idade avançada, Isabel. Maria era virgem. Isabel, de idade avançada. Quando Maria saudou Isabel, João pulou de alegria no ventre de Isabel, sua mãe. Naquele instante Isabel ficou repleta do Espírito Santo e foi capaz de entender, de interpretar o que estava acontecendo. Sentiu-se privilegiada com a graça de Deus, porque o Espírito Santo revelou para ela que Maria trazia em seu ventre o Messias, o Salvador, por isso diz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”
Isabel inspirada pelo Espírito Santo foi capaz de proclamar que Maria era a “arca santa”, que carregava a misteriosa presença do Senhor em seu seio. Maria é bendita porque carrega no seu seio virginal Aquele que é Bendito, o seu Senhor, também porque ela era fiel a Deus, acreditava na Palavra do Senhor e a acolhia em seu coração. Porque acreditou Maria permitiu que Deus agisse nela e por meio dela enviasse seu Filho ao mundo. Podemos nos perguntar se nossa fé está sendo como a de Maria, fé ativa que nos transforma em instrumentos de Deus para que Jesus continue a visitar o mundo com sua paz.
A visita de Maria a Isabel nos faz refletir que nós como comunidade igreja devemos “estar em saída”, sermos solidários com os irmãos, levar a eles uma mensagem de esperança, de alegria e paz. O nosso querido papa Francisco tem pedido à Igreja para não se fechar em si mesma, mas ir ao encontro de todos para levar solidariedade e a mensagem de salvação.
Papa Francisco lembra-nos que se muda o mundo “com serviço e saindo ao encontro do outro como Maria fez e como fazem muitas mulheres na Igreja. As mulheres corajosas que existem na Igreja são como Nossa Senhora. Essas mulheres que levam avante a família, a educação dos filhos e enfrentam tantas adversidades”. Nosso amado papa Francisco ainda ressalta que se trata de um “serviço na alegria”. Essa é a mensagem tão importante do evangelho de hoje: “sair para servir com alegria”.
O Salvador veio até nós não em palácio, mas na pobreza humana, contando com gente simples como Maria. Nós precisamos continuar a missão de Jesus e ajudar a transformar o mundo de acordo com o plano de Deus, assumindo a fé, a humildade e a simplicidade de Maria e Isabel.
O advento de Cristo ainda não aconteceu plenamente, pois Ele voltará e aí teremos um novo céu e uma nova terra. Por isso a nossa missão antes do Natal é apressar a sua vinda hoje, por meio da nossa dedicação em viver e ensinar nossos irmãos os valores do Reino de Deus.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes



Nenhum comentário:

Postar um comentário