.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

“BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE”- Olivia Coutinho



4º DOMINO DO ADVENTO

Dia 23 de Dezembro de 2018

Evangelho de Lc1,39-45

Já às portas do Natal, o nosso coração canta, canta a canção da gratidão, da certeza de que um novo tempo está para chegar!
Neste tempo de júbilo, já podemos sentir mais próximo de nós, o brilho da estrela de Belém, anunciando a chegada de um novo Rei, de um Rei, que vem fazer brilhar em nossos corações a Luz que nenhuma tempestade consegue apagar! 
Deus não quis um templo de pedra para habitar, Ele escolheu o coração humano para fazer a sua morada!
Jesus vem vindo ocultamente, no rosto sofrido do irmão, no ventre de muitas “Marias,” que ainda hoje, não tem o básico para acolher seus filhinhos ao nascer.
Neste tempo de graça, tudo vem nos falar de amor, de um amor que nos remete ao coração do Pai, que através do Filho, nos concede a graça de redescobrirmos o caminho da felicidade plena!
O Natal é a festa da vida, do encontro e do reencontro, um momento propício para darmos  à Jesus, a nossa resposta de amor, o nosso "Sim" de fidelidade a sua proposta de vida nova.
Mais do que uma festa, quando se partilha  presentes, o Natal é a partilha da vida, momento do reencontro com Deus, no encontro com os irmãos.
A proximidade desta festa nos sugere um mergulho no mistério da encarnação, deixando Jesus entrar na nossa vida como Ele  entrou na vida de Maria!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos apresenta Maria como modelo de vida cristã. Nossa vida, se pautada no exemplo desta grande mulher, com certeza, será uma vida fecunda, uma vida frutuosa! 
Assim que recebera do Anjo, o anuncio, de que ela seria a mãe de Jesus, Maria ficou sabendo também, da gravidez de Isabel. Movida pelo o amor ao próximo, ela não pensa mais em si, pensa  em Isabel, que era uma mulher de idade avançada e que certamente precisaria de maiores cuidados na sua gravidez, devido a fragilidade dos seus muitos anos. Sem hesitar, Maria, que havia  feito serva de Deus, pôs-se à caminho, indo ao auxílio de Isabel! Com este gesto, ela  nos dá um grande exemplo de solidariedade, mostrando-nos que o amor é mais do  que sentimento, mais do que palavras bonitas, o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades, para poder ajudá-lo.
Subindo montanhas, carregando Jesus em seu ventre, Maria se fez a primeira discípula de Jesus, a primeira missionária do Pai, a levar seu Filho ao outro!
A narrativa nos fala ainda, de dois encontros, que ficaram  marcados em toda história, o encontro de duas mães, que pela a graça de Deus, se fizeram mães fora da normalidade: Maria uma virgem sem ter unido em matrimonio a um homem, e Isabel uma anciã. No encontro destas duas mulheres, acontece também o encontro invisível de duas crianças que estavam sendo geradas no ventre destas duas mulheres distintas; no ventre da jovenzinha de Nazaré, estava sendo gerado Jesus, e no ventre antes estéril, da anciã Isabel, estava João Batista! 
"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre. (Lc1, 41." "Bem aventurada àquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor prometeu,
Maria é a voz que grita em defesa dos pobres, de todos os que buscam nela, a força e a coragem para lutar e vencer os poderosos.
“Deus cativou Maria e ela deixou-se cativar por Ele!” 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/      

Um comentário:

  1. Desejo a vc minha querida catequista um Natal de luz, está luz que irradia suas reflexões seja a luz da paz do amor do comprometimento da missão ao qual foste chamada. Obs: pra fazer uma reflexão desta é preciso está com minta unção. Obrigado Deus pela vida de minha irmã. Um grande beijo no coração

    ResponderExcluir