.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Jesus está muito junto de nós-Helena Serpa


18/04/2017 - 3ª. Feira – OITAVA DA PÁSCOA – Atos 2, 36-41 -   “mudança de vida e de postura!”
Aqueles mesmos judeus que incitaram as autoridades romanas para que Jesus fosse crucificado, agora tinham o coração aflito, pois reconheciam, ao ouvir as palavras de Pedro, que haviam crucificado Jesus, a quem Deus constituíra Senhor e Cristo. Eles reconheciam o engano e se perguntavam o que deveriam fazer.  Pedro, então, lhes anunciava a salvação de Jesus e o caminho que deveriam seguir para que se redimissem do erro: “convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo”. Este mesmo conselho nos servirá de orientação todas às vezes em que tomarmos consciência do nosso pecado e de que somos os causadores da paixão e morte de Jesus Cristo. “Convertei-vos”! Mesmo tendo sido batizados, nós ainda não nos convertemos porque não assumimos que precisamos mudar de vida e de postura diante de muitas situações do nosso dia a dia. Somente com o poder do Espírito Santo podemos adotar uma nova atitude de vida nas coisas em que precisamos mudar. O Batismo nos une a Jesus Cristo, portanto, todos nós que fomos inseridos no mistério de Cristo recebemos o Espírito Santo e não precisamos de coisas especiais, nem extraordinárias, de testes nem de concursos, de muito estudo ou muito trabalho, mas, apenas crer que Jesus é o nosso Salvador. A promessa é para nós e nossos filhos e para todos que Deus assim chamar. Convertei-vosCrede! Conversão significa mudança de mentalidade, transformação interior para assumir a vida nova que Jesus veio nos oferecer. Assim como Pedro, somos   também convocados a anunciar a conversão e o Batismo àqueles que ainda não conhecem Jesus.  - Qual a mudança que para você é importante neste tempo de Páscoa?  - Você teria coragem de como Pedro anunciar a conversão e o Batismo de Jesus para as pessoas que encontra no seu dia a dia? - Qual a obra que o Espírito Santo realiza no seu coração? Ele tem feito você se arrepender de alguma coisa? Você tem mudado? – Você tem dado abertura para que o Espírito Santo aja na sua vida? – Você reconhece o seu pecado? 

Salmo 32 – “Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!”
O amor de Deus se reflete em nós na medida em que nos voltamos para Ele e esperamos confiantes o Seu auxílio e proteção. Deus nunca nos deixará sem resposta, se estivermos atentos (as) às Suas obras de bondade. É uma via de mão dupla: nós esperamos confiantes e o Senhor nos atende fielmente.

Evangelho -  João 20, 11-18 – “Jesus está muito junto de nós "

Diante do túmulo vazio, Maria chorava angustiada, centralizada que estava apenas na sua dor e impotente diante do que presenciava. Ela ainda não compreendera aquilo que Jesus já havia revelado aos seus discípulos: que morreria, mas no terceiro dia teria novamente a vida. Por isso, mesmo diante da presença dos anjos, mensageiros de Deus, ela continuava se lamentando: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!”  Maria Madalena não conseguia nem reconhecer o próprio Jesus, que de pé, diante dela, lhe falava e questionava sobre o motivo do seu desespero. Queria ter o corpo de Jesus morto, no entanto, Jesus estava vivo e ressuscitado diante dela. Maria representa a nossa imagem quando nos deparamos com as situações “trágicas” da nossa vida e, também, só choramos e lamentamos sem perceber que Jesus está muito junto de nós e nos questiona: “porque choras? A quem procuras?”  Se pararmos para refletir, iremos perceber que nos angustiamos e choramos pela nossa falta de fé e de confiança na Palavra do Senhor. Estamos sempre procurando por Alguém que já está muito perto de nós e, no entanto, não percebemos, porque estacionamos na dor e no sofrimento. Mesmo conhecendo as Escrituras e tendo ciência das promessas de Deus, sabendo que Cristo ressuscitou e que nos deixou o Seu Espírito, nós choramos sem esperança, quando olhamos somente para as “aparências”. Temos dificuldades de “enxergar” as coisas de Deus e os sinais que Ele nos dá nos momentos cruciais da nossa vida. O mundo espiritual está tão perto de nós, e somos incapazes de percebê-lo, concentrados que estamos em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Assim como Maria Madalena, nós também confundimos a presença de Jesus com a presença de “outras pessoas” e por isso, passamos por instantes de incerteza e desilusão. Este tempo de Páscoa é propício para que percebamos a presença viva e ressuscitada de Jesus e ouçamos a sua voz que fala o nosso nome e nos envia a sair em disparada como fez Maria Madalena para anunciar a todos: “Eu vi o Senhor!” – Você continua chorando e lamentando as suas perdas?  - Você tem consciência de que Jesus está vivo, muito perto de si?  - Você já pode dizer: eu também vi o Senhor?  - Você contou a sua experiência a alguém? – Jesus diz hoje para você: “não me retenhas” , não me queira só para si, vai dizer aos meus irmãos que estou vivo e com eles”.

7 comentários:

  1. Jose Maria Nascimento18 de abril de 2017 às 05:13

    Obrigado !!! Excelente !!!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA HELENA SERPA,amo seus comentários,me enriquecem muito.!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Helena! Continue sempre revelando a obra de DEUS com o dom do espirito santo que ele ti deu.

    ResponderExcluir
  6. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS,SIM GOSTARIA DE QUE NOSSOS IRMAOS E IRMAS ,QUE HOJE SE ENCOTRAM NO PODER ,ARREPENDAM,SE DE SEUS PECADOS ,QUE A LUZ BRILHE EM SEUS CORAÇOES AMEM

    ResponderExcluir
  7. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir