.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de abril de 2017

-A paz esteja convosco!-José Salviano

20 de Abril de 2017
Evangelho - Lc 24,35-48

Naquele tempo:
35Os dois discípulos contaram
o que tinha acontecido no caminho,
e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
36Ainda estavam falando,
quando o próprio Jesus apareceu no meio deles
e lhes disse:
'A paz esteja convosco!'
37Eles ficaram assustados e cheios de medo,
pensando que estavam vendo um fantasma.
38Mas Jesus disse: 'Por que estais preocupados,
e porque tendes dúvidas no coração?
39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo!
Tocai em mim e vede!
Um fantasma não tem carne, nem ossos,
como estais vendo que eu tenho'.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.
41Mas eles ainda não podiam acreditar,
porque estavam muito alegres e surpresos.
Então Jesus disse:
'Tendes aqui alguma coisa para comer?'
42Deram-lhe um pedaço de peixe assado.
43Ele o tomou e comeu diante deles.
44Depois disse-lhes:
'São estas as coisas que vos falei
quando ainda estava convosco:
era preciso que se cumprisse tudo
o que está escrito sobre mim
na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos'.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos
para entenderem as Escrituras,
46e lhes disse: 'Assim está escrito:
O Cristo sofrerá
e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia
47e no seu nome, serão anunciados
a conversão e o perdão dos pecados
a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso'.
Palavra da Salvação.(CNBB)

Jesus apareceu diante dos discípulos e disse: “A paz esteja convosco!”.  Os discípulos, apesar de saber que Jesus iria ressuscitar no terceiro dia, ficaram assustados e por um instante ainda em dúvida se era um fantasma!  
Depois de convencê-los de que realmente Ele não era um fantasma, mas sim, o Cristo ressuscitado dos mortos, Jesus disse: “Vós sereis testemunhas de tudo isso”. 
Percebemos dessa forma, que para cumprimos a nossa missão de seguidores do trabalho dos discípulos, nós também precisamos de paz, para podermos testemunhar a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A paz conosco, com a nossa consciência sem pecados, e a paz com os nossos irmãos. Somente assim, poderemos dar o nosso testemunho, somente assim poderemos anunciar os ensinamentos de Jesus a todas as nações.

Os discípulos ao ver Jesus que lhes apareceu do nada, bruscamente, ficaram nervosos. E para que eles se acalmassem, Jesus ordenou que tocassem em suas cicatrizes, e acabou comendo um pedaço de peixe. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Os discípulos não sabiam o que dizer meio duvidosos, porém estavam muito alegres e admirados.

Depois de comer o peixe, Jesus disse: - Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.

Quando ouvimos na liturgia da missa as leituras do livro dos profetas, poderíamos questionar se realmente eles tiveram experiências com Deus.

Certa vez um jovem me interrogou: Professor, disse ele. Fico intrigado quando ouço nas leituras: Assim fala o Senhor... (Ele estava se referindo às leituras dos referidos profetas). Eu me pergunto. Fala sério! Deus falou mesmo àqueles homens? Ou será que eles colocaram palavras na boca de Deus? Como você me explica isso?

Respondi. Jovem, realmente Deus falou pelos profetas. Não que Deus tenha aparecido a todos eles e ditou todas aquelas palavras. Você certamente já ouviu falar em INSPIRAÇÃO. Certo? Pela inspiração do Espírito Santo, Deus colocou as palavras nas bocas dos profetas. E não os profetas colocaram as palavras na boca de Deus!  Veja. Quando o sacerdote faz o sermão, está falando pela inspiração de Espírito de Deus. Do mesmo modo, quando o escritor sagrado escrevia, aquelas palavras eram ditadas por Deus, num processo de inspiração. Do mesmo modo, o catequista recebe iluminação especial para ensinar a palavra de Deus. Os profetas não eram homens lunáticos, fanáticos, ou com problemas de alucinações. Pelo contrário.  Os profetas eram homens escolhidos por Deus como intermediários entre Deus e os demais homens. Eles, os profetas, foram instrumentos iluminados de Deus, par iluminar o mundo. Tanto é verdade, que o próprio Jesus fez várias referências aos profetas, como o fez no Evangelho de hoje. 

Para a nossa alegria, aquele jovem, sanou a sua dúvida, e não teve mais problema de questionamento de fé ao ouvir as leituras dos livros dos profetas. Isso foi dito por ele dias depois no curso de crisma.

Deus nos fala através da boca do padre, do catequista, do leitor que lê as escrituras, assim como também nos fala através dos acontecimentos. Fiquemos, pois ligados para ouvir Deus que sempre nos fala, sempre se manifesta diante de nós.


Tenha um bom dia. José Salviano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário