.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Começa a Semana Santa-M. Asun Gutiérrez,

09 de Abril- DOMINGO - Evangelho - Procissão - Mt 21,1-11
Evangelho - Mt 26,14-27,66


Canção Nova



Começa a Semana  Santa, a semana da dor e do amor da morte e da vida. A primeira semana do novo mundo.
Jesus caminha decidido para a sua Páscoa, para a Páscoa completa, que é morte e ressurreição.
Como é possível conhecer Jesus de bem perto e vendê-l’O?  Essa atitude totalmente  incompreenssível, é única e exclusiva de Judas?

Os evangelhos sublinham a responsabilidade histórica de Judas, não a sua “culpa jurídica”, menos ainda a sua “condenação eterna”.

O grão de trigo está a cair na terra e vai morrer.
O fermento está a esconder-se na massa.
Para isso veio, para que todos possam comer, para que toda a massa se faça pão.
É uma ceia de despedida, a última das frequentes refeições que Jesus celebrou (Mc 2, 19; Lc 13,28-29; 14, 15-24), figura e anúncio do alegre banquete que nos há-de reunir a todos no reino de Deus.

Pedro demonstra demasiada segurança em si mesmo:  ainda que todos, eu não; eu sou melhor, a minha fé é mais forte…  como vou duvidar da minha fé?

Seguiremos com  Jesus mais além do entusiasmo inicial, quando os problemas se apresentarem e não sejamos de compreender Deus?

Jesus sempre, e mais ainda nas situações difíceis, refugia-se na oração.

Impressiona a solidão de Jesus. Em vão volta a procurar consolo nos seus amigos.
Jesus sabe assumir o inevitável com liberdade interior, pois crê profundamente
que em todo o momento, inclusive no mais duro, está nos braços amorosos  do Pai.
Jesus não vem pregar verdades gerais, religiosas ou morais, mas proclamar a chegada do Reino, a Boa Notícia do Evangelho.
É plenamente rejeitado: é escândalo para os dirigentes religiosos, perigo para o poder político, decepção para a maior parte do povo e desconcerto para os discípulos.

Jesus podia ter dado respostas eloquentes  e convincentes, podia ter pronunciado um grande discurso, podia ter posto em ridículo os seus acusadores.
A sua opção não é o triunfalismo.
Não pronuncia uma palavra contra ninguém.  O silêncio de Jesus é paciente, obediente, misericordioso.

Chave para entender o aparente silêncio de Deus.

O duplo julgamento, político e religioso, que Jesus padeceu foi a expressão da injustiça. Matavam-n’O  simplesmente porque punha em risco a credibilidade do sistema religioso, político e econômico. Não organizando revoltas populares, mas apresentando um projeto de vida alternativo onde as pessoas valiam por si mesmas e todas tinham os mesmos direitos.

Jesus dá-nos a sua própria tarefa: fazer valer  o direito das pessoas excluídas e pobres. Baixar da cruz as pessoas crucificadas.

Pedro entra em pânico quando o descobrem. Pronuncia as palavras mais tristes que pode dizer quem segue Jesus:  “não conheço esse homem”.

Podemos identificar-nos com Pedro.  Julgava-se com forças e falha.  Ao chorar amargamente começa a conhecer-se a si mesmo, a fundamentar-se mais na fidelidade e no amor de Jesus que na sua própria segurança. Jesus perdoa sempre, confia e dá uma nova oportunidade.

Nós, os crentes, afirmamos que a história de Judas e de Pedro – traidores , a dos discípulos – covardes , a de todos nós  (julgamo-nos melhores que eles?) - está nas mãos de Deus e Deus  a vai  fazendo, apesar de tudo, história de salvação.
Jesus crucificado leva-nos a esperar que também para os que crucificam, a última palavra será o perdão. “Pai, perdoa-lhes... (Lc23,34).

E, ao final de tudo, tão pouco existirá a separação que hoje se dá – e se deve dar - entre os que são crucificados e os que crucificam.
Esperamos que Deus encaminhará tudo para o seu Reino ainda que não saibamos quando nem como, mas que conta conosco para o alcançar.
Jesus apresenta-se sempre como alternativa de alguém ou de algo.

Quando não se tem o valor de optar só por Ele, fazendo calar outros ruídos, outros interesses, atua-se da mesma maneira que a multidão e Pilatos.  Abandonamo-l’O. Condenamo-l'O.
É fácil manipular a multidão.  Num momento pode gritar “hosana”, e noutro momento “crucifica-O”...
Será que é a minha postura? Quando me convém, aclamo e acolho Jesus, quando não me convém, rejeito-O...?

Jesus foi polêmico contra as normas de pureza,  perante toda a espécie de doutrinas e normas (Mc 7,1-23). Foi polêmico frente ao mais sagrado do sistema religioso: o templo.  Detivieram Jesus, julgaram-n’O, condenaram-n’O e O executaram pela sua vida, os seus ensinamentos e a sua conduta.

O seu exemplo nos convida  a termos uma maior coerência do Evangelho na nossa vida. A escolhê-l’O  a  Ele e não a Barrabás;a sermos pessoas solidárias como Simão, valentes e obstinadas como as mulheres de Jerusalém.

É um grito de verdadeira angústia, mas ao mesmo tempo expressa o desejo  de se agarrar a Deus contra toda a esperança, de reivindicar a Deus como meu Deus, ainda que, às vezes, O sinta ausente.  Dor e esperança.

Comunhão com os sofrimentos humanos e esperança no Deus da vida.
O “abandonado” abandona-se nas mãos do Pai.
“Jesus padece o inferno da ausência de Deus, para que assim não haja inferno
para mais ninguém”  (Von Balthasar).

“A morte de Jesus na cruz é a consequência duma vida no serviço radical à justiça e ao amor;  é seqüela da sua opção pelos pobres e os deserdados; da opção pelo seu povo, que sofria exploração e extorsão.   Neste mundo, toda a opção em favor da justiça e do amor é arriscar a vida”.   (E. Schillebeeckx)
Para José de Arimatéia é tempo de falar, de pedir, de arriscar. Para as mulheres tempo de permanecer quietas como testemunhos silenciosos do crucificado. Breve chegará para elas o tempo de tomar a palavra e de ser as primeiras a anunciar a Ressurreição.

Jesus falava de Reino-Reinado e essa palavra provocava medo e punha alerta as autoridades. Quanto mais poder, mais medo.

Jesus torna-nos capazes de permanecermos junto aos túmulos do nosso mundo, para os abrir e anunciar que a morte não tem a última palavra. Anunciar que estamos destinados, não à cruz, mas à vida. Não ao sofrimento, mas à alegria perfeita.  O definitivo não são as “semanas santas” que vivenciamos, mas a Páscoa, a Ressurreição, a Vida.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário