.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Os sinais de misericórdia que Deus-Helena Serpa

10/04/2017 - 2ª. feira da Semana Santa -  Isaías 42, 1-7 – “A missão do servo de Deus ”
Isaías nos mostra como é um servo perfeito aos olhos de Deus.  Ele é alguém escolhido por Deus para realizar a missão de levar ao mundo a verdadeira religião. Cheio do Espírito Santo, e com muita sabedoria, o servo perfeito conquista para Deus as pessoas “sem levantar a voz”, “sem quebrar aquele que já está trincado”, sem “apagar a pouca fé que as pessoas possuem” “promovendo a justiça para obter a verdade”.  O servo não esmorece não se abate, não desanima, pelo contrário, é luz das nações para abrir os olhos dos cegos a fim de que acolham a verdadeira salvação e sejam libertados do cativeiro. Jesus é o modelo do servo perfeito. Ele veio até nós como o Enviado do Pai com a missão de promover a justiça na terra. A missão de Jesus, porém, ainda não terminou, pois ela continua através de nós. Todos nós somos chamados (as) a imitá-Lo e, como Ele, anunciar a Salvação que o Pai nos garante, com gestos, palavras e expressões coerentes com a nossa missão de servo. Quando Deus nos chama Ele também nos segura pela mão, nos prepara e faz de nós sinal de aliança com os povos e luz das nações. Tudo o que Jesus realizou na terra nos serve de exemplo. Ele veio restaurar o que estava quebrado; reconstruir o homem e aproveitar o que ainda resta no homem, dar a ele dignidade de filho de Deus. Se, nos consideramos  seguidores de Cristo cada um de nós pode assumir, também, este encargo, tendo-O como modelo e confiante de que é esta a Missão que o Pai nos entregou. Servindo aos irmãos nós podemos ser servos de Deus, dentro da nossa casa, com a nossa família, no lugar aonde trabalhamos e em todas as circunstâncias da nossa vida quando lidamos com pessoas que estão cegas, ou para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas.  - Esta é a sua missão, você a tem cumprido? – Você tem feito aliança com as pessoas? – Como está sendo o seu relacionamento com a sua família, com os seus amigos? – Você se considera um servo, uma serva?
Salmo Responsorial (26) – “O Senhor é minha luz e salvação.”
O coração do servo sempre está confiante e sereno diante dos desafios da missão. O servo fiel é aquele que não duvida da proteção do Senhor mesmo que o mundo se volte contra si. A quem poderemos temer se estamos a serviço de Deus que é poderoso? Mesmo que as circunstâncias nos sejam adversas e passemos por privações, quem poderá nos fazer mal?  O Senhor é minha luz e salvação, a quem poderei temer?

Evangelho – João 12, 1-11 – “os sinais de misericórdia que Deus”
Maria, que antes sentara aos pés do Mestre para ouvi-Lo e vira seu irmão Lázaro ser ressuscitado por Jesus, nos dá, agora, uma demonstração de amor e gratidão ao derramar o seu perfume precioso e caríssimo nos pés de Jesus e enxugá-los com seus cabelos. A gratidão significa o nosso reconhecimento de tudo que o Senhor tem realizado em nós e no nosso meio. Foi a gratidão que levou Maria a oferecer a Jesus o que de mais valioso ela possuía.  Assim fazendo ela entregava a Ele o que tinha de melhor, a sua vida, e com ela todo o seu amor. Jesus sabia que estava prestes a ser entregue e que vivia os seus últimos momentos aqui na terra e já se despedia dos seus amigos, por isso, aceitou de bom grado aquele presente mesmo sob o protesto de Judas que querendo confundir os outros falava da necessidade de pessoas pobres. Jesus soube argumentar: “pobres, sempre terei convosco, mas a mim nem sempre me tereis”.    Neste Evangelho nós aprendemos com Maria e com Jesus. Com Maria nós apreendemos que a vida atual aqui na terra é o momento favorável para que também façamos a oferta de tudo quanto temos de precioso: o perfume da nossa oração, da nossa adoração, mas também dos nossos atos concretos de amor, de despojamento.  O Senhor nos chama para exalar no mundo o perfume do Seu Amor! Por isso, Ele nos ensina a perceber os sinais de misericórdia que Deus nos dá quando estamos nos momentos decisivos da nossa vida e a aceitar os presentes e as dádivas que vêm do céu por meio das pessoas que nos oferecem algo precioso. Com certeza, o gesto de Maria foi para Jesus como o perdão que damos a quem nos ofende, a reconciliação que promovemos na nossa família, a compreensão que temos com os erros dos nossos irmãos, o tempo que dedicamos às causas justas. Assim, portanto, nós ainda temos oportunidade de também derramar aos pés de Jesus o que temos de tão precioso, o tempo em que vivemos para demonstrar a alguém a nossa gratidão, perdão e reconciliação, enfim, o perfume do nosso amor.   - Como você tem aproveitado o tempo que está vivendo? – A quem você tem se dedicado?- Você tem cuidado somente das suas “coisinhas” ou tem tido interesse pela vida de alguém mais? – Você tem oferecido a Deus o momento presente da sua vida? – Você se preocupa com os pobres? – Como você poderá exalar no mundo o perfume do Amor de Deus? Pense nisto!



3 comentários:

  1. Jose Maria Nascimento10 de abril de 2017 às 04:50

    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Comentários q nos apresenta muito aprendizado

    ResponderExcluir