.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

RESSURREIÇÃO LIBERTADORA – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 16 de abril de 2017.
Evangelho de São João 20, 1-9.

A ressurreição de Cristo é o selo da autenticidade divina de Cristo  e da verdade de sua missão.
São Paulo afirma: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé, e ainda estais em vossos pecados (1Cor 15, 14.17).
 Naquela sexta-feira tudo parecia um fracasso total, a presença dos guardas no sepulcro era sinal da derrota do justo. Jesus o defensor da vida fora vencido. A tristeza e a desesperança abateram os apóstolos e discípulos, tudo parecia o fim. Mas quando todos menos esperavam Deus intervém com toda a sua força e derrota as forças da morte, ressuscita o seu filho amado, Jesus!
 Pedro diz:Vós matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. E nós somos testemunhas deste fato”. (Atos 3,15)
O primeiro dia da semana é o nosso domingo. Os judeus  numeravam os dias da semana por primeiro, segundo, etc. exceto o último que chamavam de sábado, que significa descanso. Depois da Ressurreição de Jesus, o dia de descanso passou a ser o domingo, que significa “Dia do Senhor”, dia que Jesus ressuscitou. Domingo é o primeiro dia da semana, quando Deus criador criou a luz! Jesus é a Luz que vindo a esse mundo ilumina a todos.
No primeiro dia da semana Maria Madalena vai com as outras mulheres ao sepulcro, elas queriam ungir melhor o corpo de seu amado Jesus, mas preocupada, quem rolaria a pedra?! Ao chegar no sepulcro e constatar que a pedra havia sido rolada e que o sepulcro estava vazio, sem pensar na profecia da Ressurreição, Maria Madalena pensando que alguém tivesse roubado o corpo de Jesus, cheia de angústia, deixa suas companheiras e corre apressada para anunciar o acontecimento aos discípulos e diz: tiraram o corpo do Senhor, roubaram, porque essa foi a primeira impressão que teve. Não se lembrou naquele momento, de que Cristo disse que haveria de ressuscitar.
Pedro e João vão ao sepulcro ver se é verdade a notícia que lhes foi dada por Maria Madalena. Querem se certificar de tudo. Ela tinha explicado que o sepulcro estava vazio como se tivesse havido um roubo. Sim, o sepulcro estava vazio, mas os panos e o sudário deixados em boa ordem e arrumadinhos dava aos discípulos de Cristo a pista para que chegassem a percepção do mistério, pela fé, como assim aconteceu. João viu e acreditou na Ressurreição. Não era um roubo ou assalto, mas algo que teria ocorrido na esfera do sobrenatural.
Pedro corre para junto de Cristo. Dias antes ele fizera o contrário: havia negado o Mestre! Tinha dito que não o conhecia. Quando perguntaram se ele também era um dos discípulos de Cristo, Pedro disse que não (cf.Jo 18,25). Agora ele corre para junto do mestre com confiança. Conhece a misericórdia infinita de Cristo e está seguro do perdão que receberá do Mestre.
Com essa mesma confiança, devemos correr ao Senhor, embora muitos e graves sejam os nossos pecados. A misericórdia de Deus é muito maior que todas as nossas faltas, nossos erros, nossos pecados.
Jesus durante sua vida tinha declarado diversas vezes que ressuscitaria ao terceiro dia depois de sua morte. Os discípulos não entenderam. Estavam acostumados a ouvir Jesus falar em parábolas. Imaginavam que o que dizia de sua Ressurreição podia também significar de modo figurado outra coisa. Se a ressurreição é difícil de se descrever, não é impossível sentir as consequências dela por meio da fé. Precisamos viver o Cristo glorioso e triunfante, vencedor do pior mal, a morte. Precisamos da ajuda de Deus para entendermos sua Palavra, precisamos da luz do Espírito Santo para sentirmos a ressurreição e vivê-la no nosso dia a dia.
Cristo ressuscitou. Nossa fé vem de Deus, é divina. Suas promessas são reais. Também nós ressuscitaremos e reinaremos com ele eternamente no céu.
Cristo ressuscitou venceu a morte e o pecado. Como Ele também nós podemos vencer, com sua graça.
Cristo ressuscitou. O fracasso aparente se converteu na maior das vitórias. Os fracassos aparentes da Igreja e nossos próprios fracassos se converterão também em vitórias.
Nosso ideal é seguir Jesus Mestre não só na humilhação, na oração, no trabalho, no sofrimento e na morte, mas também na ressurreição, na ascensão ao Céu e na sua vida gloriosa no Paraíso. Depois da prova, o prêmio e a felicidade nos esperam.
Se queremos aumentar nossa fé, se queremos penetrar nos mistérios de Deus, se queremos que a luz de Deus nos ilumine, procuremos conservar sempre puro o nosso coração. Ele nos levará ao conhecimento das verdades de Deus, de sua grandeza e a sua misericórdia nos libertará de todo o mal.
Jesus passou da morte para a vida, esse é o sentido da páscoa que Jesus nos deu. Páscoa é ressurreição, é vida nova, renovada em Jesus!
Podemos viver a páscoa todos os dias da nossa vida. Toda vez que deixamos as atitudes de morte e passamos para as atitudes de vida é páscoa.
- Quando saímos da escravidão dos vícios, do pecado, da ignorância, do egoísmo, do ódio à é páscoa.
- Quando ajudamos alguém à é páscoa;
- quando nos libertamos da inveja à é páscoa;
- quando nos libertamos da mentira à é páscoa;
- Quando procuramos o sacerdote para nos confessar e mudar de vida, à é páscoa .
- quando buscamos a Eucaristia para caminharmos firmes na fé, na santidade e no amorà é páscoa.

Quando desejamos a alguém “feliz Páscoa”, queremos dizer que estamos comunicando a vitória de Cristo sobre a morte. Estamos desejando ao irmão uma passagem para melhor vida no seu dia a dia, a passagem de Deus em sua vida, em seu coração e uma feliz passagem desta vida para outra. 
FELIZ PÁSCOA! É uma proclamação de fé e um engajamento com um programa de libertação, pois Páscoa é passagem da Escravidão para a Libertação, Passagem de Deus em nossa vida, em nosso coração!
Meus irmãos e irmãs: vamos viver a páscoa? Podemos vivê-la todos os dias?
Feliz páscoa, irmãos e irmãs! 

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário